Você está aqui: Página Inicial Serviços Web Transmissão Multimídia FAQ - Linux

FAQ - Linux

Dúvidas frequentes e suas possíveis soluções no uso das ferramentas componentes da distribuição Lubuntu 14 remasterizada e disponibilizada pelo CPD.

O que é ponto de montagem?


Ponto de montagem é o espaço, no servidor, destinado a receber um fluxo multimídia e, após processamento, disponibilizar este fluxo de maneira que players, navegadores e outros decodificadores consigam exibi-lo, através de uma URL amigável.

Na infraestrutura da UFRGS, há um serviço Icecast2 de produção e outro de testes/desenvolvimento. Em ambos, ponto de montagem e senha são iguais.

Em geral, o nome do ponto de montagem baseia-se no nome da unidade solicitantes.

As URLs ficam, conforme o nome do ponto de montagem:

  • Produção: http://aovivo.ufrgs.br/EXEMPLO
  • Testes: http://icecast.dev.ufrgs.br/EXEMPLO

Aqui, “EXEMPLO” é o ponto de montagem.

 

Como posso ter certeza de que a transmissão está funcionando corretamente?


A maneira mais fácil de verificar o correto funcionamento da transmissão é abrindo um navegador (preferencialmente Mozilla Firefox) e acessando diretamente o endereço da transmissão.

A página não carrega ou o navegador fica “pendurado” e nada aparece. O que houve?


Provavelmente há um problema na captação de áudio ou vídeo (principalmente vídeo).

Feche todas as janelas (preferencialmente clicando no botão ENCERRAR TRANSMISSÃO) e reinicie o processo.

Sempre aguarde pelo menos 20, 30 segundos após iniciar uma transmissão para abrir o endereço no navegador.

Streaming, em geral, trabalha com buffers variáveis para tentar executar a mídia de forma mais fluida possível, então, é muito factível que haja vários segundos de bufferização até a correta execução de uma mídia.

Se ainda sim o problema persistir, reinicie o processo tentando utilizar uma resolução de vídeo mais baixa.

Como já fora dito, o acerto na definição dos parâmetros é estritamente dependente dos equipamentos utilizados. É importante fazer testes e tentar achar o melhor set de parâmetros de acordo com as suas necessidades, baseados em seus dispositivos disponíveis.

O player não está apresentando o vídeo, apenas uma “tela verde”. O que houve?


Após atualização, da versão 35 para a 36 em diante, do navegador de internet Google Chrome, algo fora mudado na estrutura interna do Chrome que tem apresentado este problema. No navegador Mozilla Firefox, entretanto, este problema não ocorre em nenhum versão.

O vídeo está apresentando travamentos, borrões e/ou está lento. O que houve?


Provavelmente há algum "gargalo" que está causando problemas de vazão de dados.
Pode ser um problema da rede: caso esteja em um local que possa ter instabilidade física ou lógica, ou uso através de uma rede sem fios.

O notebook/computador utilizado pode não ter capacidade de processamento suficiente para executar a transmissão, de um modo geral ou nos parâmetros escolhidos. O equipamento precisa realizar muito mais esforço para transmitir em 720x480 com áudio stereo do que em 640x480 em mono, por exemplo. Experimente reduzir os parâmetros e tentar novamente.

Não há vídeo. O áudio está funcionando e só aparece a barra de controles. O que houve?

Muito provavelmente fora selecionado uma opção da qualidade do vídeo que é incompatível com as possíveis saídas suportadas pelo dispositivo. Em casos deste tipo de problema e do desconhecimento de quais são as resoluções suportadas, opte sempre pelos básicos 640x480 como primeira opção e, mais reduzido ainda, 320x240.

Como recupero a gravação após a transmissão?


Quando estiver preenchendo os parâmetros da transmissão, certifique-se que tenha selecionado a opção de gravação da transmissão e tenha escolhido um destino de armazenamento que:

  • Tenha espaço disponível;
  • Seja “rápido”: Se utilizar o sistema operacional Lubuntu 14 no modo Live (através de um pendrive, sem instalá-lo), NUNCA selecione como destino para gravação um local do sistema de arquivos do próprio pendrive. Dê preferência sempre para discos rígidos locais.
  • Você tenha permissão de escrita no diretório destino.

 

Como eu incorporo o player em minha página HTML?

 

Basta adicionar o seguinte trecho de código no local desejado do HTML, modificando os dados do servidor e ponto de montagem.

<video id="video" width="640" heigth="480" controls autoplay loop>
<source src="http://servidor-do-icecast/ponto-de-montagem" type="video/ogg">
</video>