Você está aqui: Página Inicial Serviços Web Transmissão Multimídia UFRGS Encoder (Windows)

UFRGS Encoder (Windows)

INTERFACE E USO:


1 - Ao abrir o software, a seguinte janela é apresentada:


 

2 - Os campos a seguir possuem algum tipo de ação/opção:



 

3 - O botão "Ajuda" abrirá um navegador apontando para o endereço da documentação da aplicação:



 

4 - O botão "Sobre" abrirá uma pequena janela com algumas informações sobre o projeto:


 

5 - O campo "Dispositivo de vídeo:" apresenta a lista de dispositivos de captura de vídeo disponíveis para uso:


 

6 - No botão "Visualizar", é possível abrir uma janela de pré visualização do vídeo, com duas situações possíveis:
6.1 - Quando NÃO transmitindo: O vídeo é mostrado em tempo real, conforme a configuração do dispositivo de captura; e
6.2 - Quando transmitindo: O vídeo exibido é obtido via http do servidor Icecast, pós processado e, consequentemente, apresentando alguns segundos de delay.


 

7 - Exemplo de visualização:


 

8 - O botão "Configurar" exibe as opções sobre a captação de vídeo do dispositivo selecionado:


 

9 - Seletor das resoluções disponíveis no dispositivo de captura vídeo:


 

10 - Quantidade de frames por segundo disponíveis no dispositivo de captura (sugere-se FPS acima de 20, dependendo da capacidade do dispositivo):


 

11 - O campo "Dispositivo de áudio" apresenta a lista de dispositivos disponíveis para a captura de áudio:


 

12 - O botão "Configurar" exibe as opções sobre a captação de áudio: (Opções nativas do Windows)


 

13 - Exemplo de dispositivos de áudio: (Pode variar de acordo com o fabricante do equipamento utilizado)


 

14 - Exemplo de opções de volume da captura de áudio: (Pode variar de acordo com o fabricante do equipamento utilizado)


 

15 - Na opção "Servidor:" deve-se selecionar se a transmissão será no ambiente de testes ou se no ambiente de produção.
15.1 - "Produção" é o ambiente em que a transmissão será exibida no endereço https://aovivo.ufrgs.br/"ponto-de-montagem", com visibilidade externa à Universidade.
15.2 - "Testes" é o ambiente em que a transmissão será exibida exclusivamente para fins de ajustes de configuração, internamente à Universidade, com o endereço http://icecast.dev.ufrgs.br:8000/"ponto-de-montagem".


 

16 - O campo "URL da transmissão" exibe o caminho em que a transmissão ocorrerá (e será composto pelas opções "servidor" e "ponto de montagem" preenchidas)


 

17 - O campo "Ponto de montagem" refere-se ao ambiente particular do usuário, que reflete no complemento da URL da transmissão:
P. Ex.: O ponto de montagem "cpd", refletirá na URL de transmissão https://aovivo.ufrgs.br/cpd , assim como o ponto de montagem "ufrgstv" corresponderá ao endereço https://aovivo.ufrgs.br/ufrgstv, e assim por diante.


 

18 - Campo de inserção da senha fornecida pelo CPD para o serviço.


 

19 - A opção "Gravar transmissão em arquivo:" permite que a transmissão seja armazenada em um arquivo no computador do usuário, sem prejuízo para a transmissão.


 

20 - Se a opção de gravação for selecionada, uma janela de navegação de arquivos será exibida para selecionar o local de gravação e o nome do arquivo. (Certifique-se de que o local escolhido possui espaço suficiente para a gravação - aproximadamente 4,2GB por hora)


 

21 - O último quadrante da janela do aplicativo é informativo, exibindo informações sobre o uso do processador, o uso da memória RAM e se a transmissão está ou não ocorrendo.

 

CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS:

  • O botão "ajuda" abrirá a página com a documentação de suporte, uso da aplicação e resolução de problemas comuns;
  • O botão "sobre" é informativo, exibindo detalhes sobre o aplicativo e seu desenvolvimento;
  • Certifique-se de que os dispositivos de captura (placas de captura de vídeo, placas de som, entradas de microfone e etc) estejam corretamente instaladas, configuradas e funcionais;
  • Utilize o ambiente de testes antes de efetuar a transmissão em produção, evitando uma má experiência aos expectadores;
  • Se uma transmissão estiver ocorrendo e a aplicação for fechada, uma janela de confirmação será exibida afim de evitar fechamento acidental;
  • Caso os níveis de Uso do processador e Uso de memória RAM fiquem acima dos 80% (apenas um ou ambos), poderá ocasionar pequenos travamentos e uma não fluidez na mídia. Neste caso, certifique-se de que o equipamento utilizado tenha, pelo menos, os requisitos mínimos (vide final da página);
  • Acompanhe o status da transmissão para assegurar-se de que o aplicativo está transmitindo. Interrupções de rede, interferências na captura de áudio/vídeo, erros do Windows e outros fatores podem ocasionar a interrupção da transmissão;
  • A transmissão em ambiente de produção e visualizável através da URL https://aovivo.ufrgs.br/"ponto-de-montagem" (vide passo 15 do guia) possui PROPOSITALMENTE um delay de 30 a 90 segundos, conforme buffers de usuário, pois implementa a tecnologia de download progressivo de vídeo em fragmentos e "back-in-time".
  • A visualização (em tempo real quando não transmitindo ou pós processada quando transmitindo) é a representação simplificada da captura de vídeo, podendo não refletir com fidelidade a qualidade final da mídia;

* É aconselhável configurar os níveis de volume da captura de áudio antes de iniciar uma transmissão, através da opção de loopback oferecida pelo configurador do Windows (aba "Escutar", selecionando a opção "Escutar o dispositivo" e aplicando) e conforme o exemplo abaixo;


 

REQUISITOS MÍNIMOS:

  • Windows 7 (32 ou 64 bits);
  • Processador de dois núcleos, de 2.3GHz por núcleo;
  • 4GB de memória RAM;
  • Conexão de pelo menos 10Mbps de upload (1MBps);
  • Placa de som ou dispositivo de captura compatível com DirectShow;
  • Placa de captura de vídeo compatível com DirectShow;
  • 30 GB de espaço livre em disco (para gravações).