logo da e-PSICO
figura com Charles Chaplin em meio a engrenagens

Chaplin, em Tempos Modernos.

"A ontologia crítica de nós mesmos deve ser considerada não exatamente como uma teoría, uma doutrina, nem tampouco como um corpo permanente de saber que se acumula; é necessário concebê-la como um hábito, um éthos, uma vida filosófica na qual a crítica do que somos é uma análise histórica dos limites que nos são estabelecidos e como superá-los."

Michel Foucault


Ética e Psicologia


Este espaço, como Objeto Hipertextual de Aprendizagem, visa proporcionar ao visitante a proximidade, interação e o fácil acesso a diversos conteúdos relacionados à Ética e à Psicologia: tanto ao olhar psicológico sobre Ética Profissional e à atividade Ética da Psicologia quanto à própria Ética na sociedade atual.

As produções aqui inseridas são derivantes de um processo introdutório de apresentação e discussão sobre as questões referentes à Ética Profissonal do Psicólogo e da prática Ética na Psicologia em sala de aula, além de, logicamente, conceitualizar a Ética do Psicólogo e caracterizar a sua diferenciação com os demais fazeres éticos referentes a variadas profissões.

Toda a construção da Ética nas atividades humanas são convenções provindas das necessidades que o homem tem de viver melhor adaptado e em harmonia na sociedade. De certa forma são regras a serem cumpridas como maneira de adaptar o comportamento do indivíduo a um certo padrão que seja característico de uma comunidade.

É nossa intenção despertar questionamentos quanto a essas regras, através de uma "ontologia crítica de nós mesmos". Para auxiliá-lo, propomos algumas questões a serem respondidas durante seu curso de visitação do site; são elas:

- O que é Ética?

- Como ela é exercida?

- Por que varia em diferentes povos e nações?

- Por que é rompida?

- Por que nos é subjetivada?

- Ela nos é imposta?

- Como se pode exercitar a liberdade?

Toda contribuição para com o tema é de fundamental importância para o crescimento e enriquecimento deste site. Daí este ambiente virtual ser um campo formado pelas mais variadas questões e visões sobre as diferentes abordagens de um ponto em comum. Nesta referência, este é um espaço de contínua ascenção; de complementaridade e reutilização por diferentes gerações de estudantes.

Boa reflexão!

 


    © Site desenvolvido pela equipe da e-PSICO/ UFRGS, 2006 - 2010. Todos os direitos reservados.