Você está aqui: Página Inicial Livro sobre manuscritos da vida de Francisco de Assis

Livro sobre manuscritos da vida de Francisco de Assis

A Editora da UFRGS disponibiliza para o público, em língua portuguesa, uma das mais recentes novidades em relação aos manuscritos medievais no livro "A vida descoberta de Francisco de Assis", do autor francês Jacques Dalarun. Saiba mais!

 

 

O texto do manuscrito é atribuído por Jacques Dalarun a Tomás de Celano (ca.1200-1265) e foi encontrado em um pequeno pergaminho (120x82mm, 22 fólios de pergaminho) que estava sendo vendido on-line no início de 2015 e traz fatos até então desconhecidos sobre a vida de um dos santos mais populares de todos os tempos.

A tradução da obra para o português “possibilita ao público brasileiro acesso a um manuscrito medieval inédito, cuja descoberta teve repercussão mundial, principalmente pela importância de seu protagonista, Francisco de Assis” comenta o tradutor do livro, o professor de História Medieval da UFRGS, Igor Salomão Teixeira. A publicação da obra engloba atividades do projeto de pesquisa “Os Tempos da Santidade: Processos de canonização e Relatos hagiográficos dos santos mendicantes (séculos XIII e XIV)”, da universidade.

A obra de Dalarun, publicada na França em 2015, além da versão brasileira, recebeu traduções para idiomas como alemão, inglês, italiano e espanhol.

O livro está à venda no site da Livraria Virtual da Editora da UFRGS em www.livraria.ufrgs.br

OBRA:

A vida descoberta de Francisco de Assis, do autor francês Jacques Dalarun, tradução Igor Salomão Teixeira.
140 páginas
R$ 20,00

 

Sobre o autor

Jacques Dalarun (1952) é um historiador medievalista francês autor de mais de 30 livros com ênfase no estudo da religiosidade mendicante no século XIII. Especialista em temas da história da Ordem dos Frades Menores (ou dos Franciscanos), o autor organizou, dentre outras obras, em 2009 uma grande coleção cujo título Francisco de Assis: Escritos, Vidas e Testemunhos encabeçou as comemorações do oitavo centenário daquela Ordem religiosa.

 

Editora da UFRGS

Criada em 19 de março de 1971, a Editora da UFRGS é hoje um órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Coordenação Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Está entre as mais importantes editoras acadêmicas brasileiras e já publicou centenas de títulos ao longo de sua história, muitos deles premiados em instâncias do mundo cultural e científico. É sócia-fundadora da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e associada da Câmara Rio-Grandense do Livro. Além disso, está sempre presente na Feira do Livro de Porto Alegre.

 

Publicado em 27/9/2019