Você está aqui: Página Inicial Notícias "A Modernidade Impressa" ganha Açorianos de Artes Plásticas 2016

"A Modernidade Impressa" ganha Açorianos de Artes Plásticas 2016

Livro "A Modernidade Impressa" de Paula Ramos recebeu troféus em quatro categorias nos Prêmios Açorianos de Literatura e Açorianos em Artes Plásticas 2016.

 

A premiação da 10ª edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 5 de dezembro, no teatro Renascença, em Porto Alegre/RS, e conferiu à Paula Ramos, autora de "A Modernidade Impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo de Porto Alegre", os troféus Curadoria de Exposição e Melhor Livro de Arte.

Já no 23º Prêmio Açorianos de Literatura Adulto e Infantil, a obra venceu como Livro do Ano e Projeto Especial, em cerimônia ocorrida no dia 28 de novembro.

 

Sobre o livro
O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade do século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner (1895 1967).

Entre eles, alguns dos principais nomes do cenário artístico local: Sotero Cosme (1905 1978), João Fahrion (1898 1970), Edgar Koetz (1914 1969), Nelson Boeira Faedrich (1912 1994), João Faria Viana (1905 1975), João Mottini (1923 1990) e Vitório Gheno (1923).

Na Seção de Desenho, a Livraria do Globo formou artistas, que criavam capas, ilustrações, vinhetas, identidades visuais, num trânsito entre artes visuais, artes gráficas e design. Suas imagens, de grafismo irreverente, forte apelo cromático e composições que dialogam com a linguagem dos cartazes, exalam frescor e modernidade e estão entre as mais arrojadas do período, indicando que a modernidade visual iniciou, no Rio Grande do Sul, pela imagem impressa.

Surgida em 1883 como uma modesta papelaria, localizada na antiga Rua da Praia, a Livraria e Editora Globo foi uma das mais prósperas empresas sulinas do século XX, revolucionando o cenário editorial e a linguagem gráfica brasileira.

O livro “A Modernidade Impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo de Porto Alegre" de Paula Ramos (Editora da UFRS, 656 páginas), pode ser adquirido no site da Livraria Virtual da editora, em https://goo.gl/8iI7Hx.

 

Sobre os prêmios
Os prêmios são promovidos pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura (SMC) e a Coordenação do Livro e Literatura (23º Prêmio Açorianos de Literatura) e Coordenação de Artes Plásticas (10º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas).

Publicado em 06/12/2016.