Você está aqui: Página Inicial Notícias Ainda a tentação fascista?

Ainda a tentação fascista?

Livro "A tentação fascista no Brasil: imaginário de dirigentes e militantes integralistas", de Hélgio Trindade, será lançado em evento na FGV no Rio de Janeiro.

 

 

Embora o conteúdo deste livro esteja focado na análise das entrevistas com ex-dirigentes e militantes do integralismo, no seu “Epílogo: ainda a tentação fascista no Brasil?” discute-se a nova conjuntura mundial e brasileira.

Não se pode subestimar a importância dos novos populismos de direita que, desde a década de 1980, emergiram na Europa, especialmente os partidos, movimentos e governos que tiveram uma ascensão considerável nos principais países.

Hoje o Integralismo faz parte da literatura internacional sobre o fascismo. Para Stanley Payne (University of Wisconsin), “o único que alcançou real importância e que, de fato, se converteu no único grande partido latino-americano que se aproximou em quase todos os aspectos do fascismo europeu, foi a AIB de Plínio Salgado, fundada em 1932”.

Para além de um trabalho acadêmico o livro traduz de forma extraordinária o que o fascismo significou para os brasileiros que se uniram ao movimento, o surgimento de Plínio Salgado, seu líder, no contexto político do início da década de 30, a organização e, o que é mais importante, o espírito e estilo do movimento. Trata-se de uma obra que nos permite salientar adequadamente temas comuns que definem um movimento como nitidamente fascista, possibilitando descobrir as variedades de fascismo dentro de sua unidade básica e aprofundar a análise das diversas famílias ideológicas no interior do fascismo.

Com 838 páginas, o livro da Editora da UFRGS estará à venda no lançamento na Livraria da FGV por R$ 64,90 e também poderá ser adquirido em http://www.livraria.ufrgs.br no link https://goo.gl/BVHUXk.

 

Lançamento:
Dia 11 de maio de 2017
17h – Debate com Lucia Lippi Oliveira (FGV CPDOC)
18h – Autógrafos

Local:
Livraria FGV - Praia de Botafogo, 190 – Térreo,  Botafogo – Rio de Janeiro / RJ

 

Sobre o autor
Hélgio Trindade é Professor Titular de Ciência Política, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisador Sênior do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS. Ex-Reitor da UFRGS (1992-1996) e da UNILA (2010-2013).

Publicado em 02/5/2017.