Você está aqui: Página Inicial Notícias Carvão

Carvão

A versão digital e gratuita do livro “Carvão e Meio Ambiente - Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul” está acessível no LUME - Repositório Digital da UFRGS. Saiba mais!

 

“Carvão e meio ambiente - Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, lançado no ano 2000 no formato impresso, é fruto da colaboração de inúmeros grupos de trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo contado com pesquisadores de outras instituições com o objetivo de estudar os efeitos da exploração e do uso do carvão sobre o meio ambiente, na Região Carbonífera do baixo Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul.

A versão digital e gratuita está disponível para o público no LUME - Repositório Digital da UFRGS no link https://bit.ly/2krO2n5.

 

Carvão e meio ambiente

A região, nos seus aspectos ambientais e sociais, é tratada de modo global na primeira parte do livro, que relata sobre a geologia, o clima, os solos, a vegetação e as características demográficas, econômicas e jurídico-políticas. A partir da descrição geral busca-se uma síntese dos aspectos ambientais e socioeconômicos, visando analisar a sustentabilidade econômica e ambiental da exploração e do uso do carvão.

Estudos sobre as consequências da queima do carvão, na atmosfera local, no solo e na água, são abordados nos tópicos ligados ao meio físico.

Especial atenção está voltada para a recuperação de áreas mineradas e com sugestões para os tomadores de decisão quanto ao monitoramento e ao gerenciamento ambiental.

Animais e plantas foram alvo de estudos específicos com objetivo de identificar indicadores dos impactos de atividades carboníferas sobre os organismos vivos, bem como os aspectos relacionados à saúde pública. A organização social da região e seu engajamento na melhoria do ambiente ocorreram por meio de estudos sobre as ações de educação ambiental promovidas por escolas e associações comunitárias.

Quer pela caracterização geral da região, quer pelos estudos específicos, Carvão e meio ambiente trata de forma aprofundada e original os mais diversos tópicos associados à problemática da exploração e do uso do carvão e suas consequências sobre o meio físico, os organismos vivos e a sociedade.

 

Publicado em 01/10/2019.