Você está aqui: Página Inicial Notícias Lançamento do livro “O Brasil em Construção”

Lançamento do livro “O Brasil em Construção”

No dia 6 de dezembro, às 18h30, será lançado o livro “O Brasil em construção: teoria, história e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca”, da Editora da UFRGS e do CEGOV. A atividade ocorre durante o Seminário Desenvolvimento na América Latina: a (des)industrialização em debate, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

 

 

Seminário

"Desenvolvimento na América Latina: a (des)industrialização em debate"

O evento terá início às 16h no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, com as palestras de Marcelo Rougier, da Universidade de Buenos Aires, e de Marcelo Arend, da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições serão realizadas no próprio local, gratuitamente. Para os interessados, haverá certificado de horas complementares e a atividade é aberta ao público externo.

O debate sobre a industrialização da América Latina abordará a regressão das indústrias a partir dos anos 1980 e o retorno às atividades primárias, como agricultura e exportação de commodities, por exemplo. A temática será tratada por Rougier a partir da perspectiva da Argentina, com a palestra “La segunda fase de la industrialización en la Argentina: ideas, políticas e instituciones”. Já Arend abordará o ponto de vista brasileiro sobre o assunto, com a palestra “Mudança estrutural com redução da produtividade e da complexidade: o processo de desindustrialização prematura da economia brasileira”.

 

Lançamento do livro

Na sequência da programação, às 18h30, será lançado o livro "O Brasil em Construção: Teoria, História e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca", organizado por Ivan Colangelo Salomão. O evento é promovido pelo CEGOV e pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

 

Sobre a obra

A relevância da produção acadêmica do professor Pedro Fonseca deu origem à coletânea O Brasil em construção: teoria, história e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca, pela Editora da UFRGS.

O livro homenageia a contribuição de Fonseca a diversas áreas da economia por ocasião da aposentadoria das salas de aula. Prestes a completar 40 anos de atividade docente em 2018, Fonseca é considerado por estudantes, orientandos e por colegas de docência, como um dos principais especialistas na área de história econômica do Brasil.

Reconhecido pelo notório saber, as turmas em que leciona costumam ser disputadas pelos alunos, que preenchem todas as vagas semestre após semestre. Ivan Salomão, também professor na FCE e organizador do livro, ouviu muitas vezes dos estudantes que as aulas de Fonseca eram muito curtas. “No Programa de Pós-Graduação em Economia, duram, em média, ‘apenas’ quatro horas”, comenta.

Com extensa produção científica, as contribuições de Fonseca geram relevante impacto no debate acadêmico, pela originalidade com que as desenvolve. No âmbito da FCE, sua trajetória mescla com a consolidação da Faculdade como um dos principais centros de ensino e pesquisa em economia do país.

Pedro Fonseca é graduado e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Na UFRGS, ocupou os cargos de reitor e de diretor da Faculdade de Ciências Econômicas. Em âmbito estadual, presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em 2013, recebeu o prêmio de economista destaque, pelo Conselho Regional de Economia do RS. Atualmente, divide as atribuições de docência com as atividades do Comitê de Economia do CNPq e da Diretoria do Centro Internacional Celso Furtado. Colunista do jornal Zero Hora, escreve mensalmente sobre assuntos relacionados à economia e aos recentes acontecimentos políticos no Brasil.

 

 

SERVIÇO

Dia: 06 de dezembro de 2017 – quarta-feira

Seminário "Desenvolvimento na América Latina: a (des)industrialização em debate
Horário: 16h
Palestrantes: Marcelo Rougier (UBA, Argentina) e Marcelo Arend (UFSC).

Lançamento do livro “O Brasil em Construção: Teoria, História e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca", Ivan Colangelo Salomão (Org.)
Horário: 18h30

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52 – Campus Centro, em Porto Alegre).

 

Publicado em 05/12/2017.