Você está aqui: Página Inicial Notícias Livro sobre escolarização inicial ganha versão digital

Livro sobre escolarização inicial ganha versão digital

Aliando teoria e prática, "Pesquisas e proposições pedagógico-curriculares na escolarização inicial da Educação Básica" traz reflexões, problematizações e proposições no âmbito escolar em classes iniciais. O livro é disponibilizado em versão digital no portal SciELO Livros. Acesse e boa leitura!

 

Com estudos desenvolvidos em classes de crianças, jovens e adultos de início da escolarização, "Pesquisas e proposições pedagógico-curriculares na escolarização inicial da Educação Básica", organizado por Maria Bernadette Castro Rodrigues, Fabiana de Miranda Rocha e Juliana Hass Massena, traz pesquisas nos focos aluno, propostas curriculares e formação docente.

A obra é voltada a profissionais que atuam na escolarização inicial da Educação Básica e estudantes de cursos de licenciatura, pedagogia, psicopedagogia e estudos de linguagem.

Os capítulos evidenciam situações de inclusão, o papel do professor e alguns dos desafios da sala de aula. Apresentam estudos de caso com crianças, jovens e adultos, relacionados a temas como alfabetização e letramento, utilização de ambiente virtual de aprendizagem para alunos com dificuldades de aprendizagem, inclusão de surdos, indígenas, a dimensão educativa da Capoeira Angola e práticas avaliativas.

A publicação da obra visa destacar a importância do exercício docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e contribuir para que professores que atuam na escolarização inicial da Educação Básica incorporem a pesquisa ao seu trabalho como elemento constitutivo da docência, na busca de proposições pedagógico-curriculares que promovam um ambiente de aprendizagens profícuas.

> A versão digital do livro pode ser acessada no portal da SciELO Livros, em http://books.scielo.org/id/3vrq5.

 

Publicado em 15/3/2019.