Você está aqui: Página Inicial Notícias Editora participa da Feira do Livro da Unesp

Editora participa da Feira do Livro da Unesp

De 11 a 14 de abril, a Editora da UFRGS participa da I Feira do Livro da Unesp em São Paulo, levando lançamentos e livros do catálogo com 50% de desconto.

 

 

 

O evento reúne editoras universitárias, independentes e comerciais. É aberto ao público, com entrada gratuita, e pode ser visitado das 9h às 21h, na área anexa ao Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista, campus Barra Funda (ao lado da estação do Metrô), em São Paulo.

Para a Feira, a Editora da UFRGS destaca obras do catálogo nas áreas de artes visuais, letras, educação, ciências sociais aplicadas e agrárias, algumas delas ganhadoras de prêmios regionais e nacionais.

 

Confira os títulos:

> A Modernidade Impressa: Artistas Ilustradores da Livraria do Globo - Porto Alegre, de Paula Ramos.

O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade dos século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner (1895 1967). Entre eles, alguns dos principais nomes do cenário artístico local: Sotero Cosme (1905 1978), João Fahrion (1898 1970), Edgar Koetz (1914 1969), Nelson Boeira Faedrich (1912 1994), João Faria Viana (1905 1975), João Mottini (1923 1990) e Vitório Gheno (1923). Esses artistas criavam capas, ilustrações, vinhetas, identidades visuais, num trânsito entre artes visuais, artes gráficas e design. Suas imagens, de grafismo irreverente, forte apelo cromático e composições que dialogam com a linguagem dos cartazes, exalam frescor e modernidade e estão entre as mais arrojadas do período, indicando que a modernidade visual iniciou, no Rio Grande do Sul, pela imagem impressa.

Prêmios:
59º Prêmio Jabuti - Troféu 1º lugar na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia (2017)
Prêmio ABEU - Troféu 1º lugar na categoria Projeto Gráfico (2017)
Prêmio ABEU - Troféu 2º lugar na categoria Ciências Sociais e da Expressão (2017)
10º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - troféus Curadoria de Exposição e Melhor Livro de Arte (2016)
23º Prêmio Açorianos de Literatura Adulto e Infantil - troféus Livro do Ano e Projeto Especial (2016)

 

A Tentação Fascista no Brasil: Imaginário de Dirigentes e Militantes Integralistas, de Hélgio Trindade

O  livro de Hélgio Trindade (professor emérito da UFRGS), cumpre a promessa de trazer a público a análise de um conjunto de entrevistas inéditas feitas pelo autor, entre maio de 1969 e setembro de 1970, com dirigentes nacionais, regionais, locais e militantes, pouco mais de quatro décadas após a publicação, em 1974, do primeiro livro – Integralismo: o fascismo brasileiro da década de 30.

 

Prêmios:
59º Prêmio Jabuti - Troféu 3º lugar na categoria Ciências Humanas (2017)
Prêmio ABEU - Menção Honrosa na categoria Ciências Humanas (2017)

 

Alfredo Nicolaiewsky e a Ira de Deus: Suas Prequelas e Sequelas, de Alfredo Nicolaiewsky

Trata-se de uma reflexão, na primeira pessoa, desenvolvida no Pós-Doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (bolsista CAPES) e lança também um olhar retrospectivo sobre os seus últimos anos de atividades. O título do livro diz respeito à pesquisa desenvolvida em Portugal: a produção anterior, e os trabalhos resultantes, estão arrolados na prequela. O tríptico, denominado “A Ira de Deus”, tem sua origem nas narrativas sobre o “terramoto” de Lisboa de 1755, associados aos dramáticos eventos da vida portuguesa (como o maremoto do mesmo ano e o trágico incêndio do Chiado de 1988). Ao tríptico seguiu-se a série arrolada como “sequelas”, termo que em Portugal é utilizado no sentido preciso de aquilo que vem depois de algo; é a apresentação deste conjunto que ocupa a maior parte desta publicação. A edição é bilíngüe (português/inglês).

Prêmio:
11º Prêmio Açorianos de Artes Visuais - Finalista na categoria Reflexão (2017)

 

Conflitos Ambientais e Controvérsias em Ciência e Tecnologia, Jalcione Almeida (Org.)

Este livro é consequência de um considerável esforço de pesquisa acadêmica nos últimos dez anos, reunindo textos de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS). O que aqui é apresentado não representa respostas prontas às questões referentes à temática ambiental, mas abre um caminho verdadeiramente promissor à investigação socioantropológica nessa área.

 

Espaço Espaços: Estudos de Literatura Comparada, Rita Lenira de Freitas Bittencourt (Org.)

Lendo os espaços tematizados, identificados e visitados na literatura, com aportes teóricos de múltiplas áreas do conhecimento, o conjunto de artigos reunidos em Espaço espaços: estudos de literatura comparada debruçam-se sobre aspectos incontornáveis do pensamento contemporâneo, como as novas configurações sociais e identidades, as questões de raça e gênero, os movimentos migratórios e a tradução como prática cultural, em viés interdisciplinar, intertextual e comparatista.

 

Impressões, Acúmulos e Rasgos: Procedimentos Litográficos e Alguns Desvios, de Helena Kanaan

Questões que indagam os modos de produção do conhecimento na contemporaneidade tornam-se cada vez mais recorrentes na busca de outros parâmetros que concebem como as práticas produzem conhecimento. Sobre esse foco, centra-se a relevância da obra de Helena Kanaan que, a partir de uma metodologia de pesquisa em poéticas visuais, explicita um pensamento conceitual decorrente de seu fazer prático, aponta a urgência de transgressões do conhecimento na área da gravura e insere o campo da arte na cultura técnica vigente ao abordar seu fazer como objetos tecnoestéticos.

Prêmio:
11º Prêmio Açorianos de Artes Visuais - Troféu na categoria Reflexão (2017)

 

> Pesquisas e Proposições Pedagógico-Curriculares na Escolarização Inicial da Educação Básica, Maria Bernadette Castro Rodrigues, Fabiana de Miranda Rocha e Juliana Hass Massena (Org.)

Este livro reúne 14 pesquisas realizadas por alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS por ocasião da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso. Os estudos investigativos se desenrolaram em classes de crianças, jovens e adultos de início da escolarização. As leitoras e os leitores poderão perceber que as autoras - docentes/pesquisadoras - elegeram problematizações afins aos focos aluno, propostas curriculares e formação docente para produzir suas proposições pedagógico- curriculares.

 

> Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: Catálogo Geral - 1910-2014 - Vol. I e II, Paulo Gomes (Org.)

A publicação deste catálogo geral torna possível o acesso ao acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Considerada uma das primeiras coleções públicas de arte do Rio Grande do Sul, nascida com a criação do então Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em 1908, o conjunto de obras da Pinacoteca integra o patrimônio artístico e cultural da UFRGS, ilustra a história das artes no RS e a centenária existência dessa instituição que é referência nas artes do Estado e do país.

 

Prêmio:
Prêmio ABEU - Troféu 1º lugar na categoria Ciênciais Sociais e da Expressão (2016).

 

> Sociedade, Conhecimentos e Colonialidade: Olhares sobre a América Latina, Maíra Baumgarten (Org.)

A obra organizada por Maíra Baumgarten apresenta um cenário de estudos sobre fenômenos que marcam a sociedade contemporânea e, especialmente, seus impactos sobre a sociedade latino-americana, vista como um espaço com características específicas, tanto no âmbito da construção de conhecimentos quanto em termos de potencialidades transformadoras.

 

Teoria das Cooperativas Camponesas, de Alexander Chayanov

A teoria das cooperativas camponesas é a primeira tradução do estudo de Chayanov sobre a transformação da economia camponesa no âmbito de uma economia de mercado e de sua prescrição para o desenvolvimento da agricultura russa. Antevendo de forma admiravelmente precisa os aspectos negativos do programa de coletivização de Stalin, o livro oferece uma alternativa realista. Chayanov argumenta que o sucesso do sistema cooperativo depende do desenvolvimento combinado de diversas formas de organização da agricultura.

 

SERVIÇO

I Feira do Livro da Unesp

Datas: 11, 12, 13 e 14 de abril de 2018

Horário: das 9h às 21h

Local: Universidade Estadual Paulista | Campus Barra Funda

Endereço: Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda | São Paulo-SP

Desconto: 50% nos livros da Editora da UFRGS

 

 

Para saber mais sobre a Feira, acesse www.feiradolivrodaunesp.com.br.

 

Publicado em 09/4/2018.