Você está aqui: Página Inicial Notícias Promoção pelo Dia da Agricultura Familiar (25/7)

Promoção pelo Dia da Agricultura Familiar (25/7)

Para comemorar o Dia Internacional da Agricultura Familiar, 25 de julho, a Editora da UFRGS promove sorteio de livros que abordam o tema. Saiba como participar!

 

 

O Dia Internacional da Agricultura Familiar foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2014, no Ano Internacional da Agricultura Familiar. A celebração da data busca evidenciar o debate e o reconhecimento do papel e o potencial da agricultura familiar na produção de alimentos e no processo de desenvolvimento. A iniciativa revela ainda a importância multidimensional dos pequenos produtores para a superação de alguns dos desafios urgentes da humanidade que estão dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), também conhecidos como Agenda 2030, estabelecidos pela ONU em 2015.

 

Sobre o sorteio

Para concorrer a um kit com livros, curta o post na fanpage da Editora da UFRGS. O sorteio ocorrerá no dia 1º de agosto, às 10h, na editora.

> Serão sorteados 2 kits com 5 livros cada, confira os títulos aqui.

 

Sobre a agricultura familiar

Nos últimos anos houve avanços em relação ao reconhecimento da contribuição da agricultura familiar no desenvolvimento rural e na superação da pobreza. Diversas organizações internacionais vêm lançando estudos sobre o papel estratégico dos pequenos produtores na segurança alimentar.

Alguns dos desafios do presente são como a agricultura vai produzir alimentos mais saudáveis e de forma ambientalmente sustentável para abastecer uma população cada vez mais urbanizada.

No Brasil, metade da comida que chega à mesa é proveniente da agricultura familiar e cerca de 84% das empresas no campo pertencem a famílias. Além disso, atividades provenientes da agricultura familiar são a principal fonte de renda de 90% dos lares nas cidades com até 20 mil habitantes (68% dos municípios brasileiros). São 4 milhões de propriedades que têm sua produção baseada na agricultura familiar, e representam 30% do PIB agropecuário brasileiro.

 

Séries

Estudos Rurais - A Editora da UFRGS em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da universidade criou a Série Estudos Rurais. Reúne obras que abordam temas rurais, ambientais e agroalimentares que contribuam de forma significativa para o resgate e/ou avanço do conhecimento sobre o desenvolvimento rural nas ciências sociais em âmbito nacional e internacional.

Ensino, Aprendizagem e Tecnologias - Propõe a publicação de materiais didáticos, livros, coletâneas, entre outros, identificados como: oriundos de cursos da UFRGS na modalidade a distância e/ou de formação de professores; materiais didáticos nas diversas áreas do conhecimento em formato digital (e-book); e obras no campo de conhecimento da EaD e domínios correlatos, ou em temas que se articulem com a temática mais ampla do ensino e da aprendizagem e sua vinculação com a inserção das tecnologias nas práticas educacionais.

Publicado em 24/7/2019.