Você está aqui: Página Inicial Notícias Lançada obra sobre litografia e poética visual

Lançada obra sobre litografia e poética visual

“Impressões, Acúmulos e Rasgos: Procedimentos litográficos e alguns desvios”, da artista visual e pesquisadora Helena Kanaan.

 

 

A Editora da UFRGS disponibiliza para o público o livro “Impressões, Acúmulos e Rasgos: Procedimentos litográficos e alguns desvios”, da artista visual e pesquisadora Helena Kanaan. A obra contempla técnica, poética e referenciais, propiciando ao leitor contato com elementos do processo criativo da artista repleto de imagens.

O livro foi produzido durante o doutorado de Kanaan no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência (UPV). No desenvolvimento do livro, a autora conta que se propõe ao desafio técnico, mas não a uma rigidez; expõe suas percepções, por vezes comparando o que vivenciou em seu ateliê de litografia na cidade subtropical de Porto Alegre e o que experimentou nos áridos ateliês da UPV na Espanha.

 

Trata-se de trabalho poético reflexivo, que versa sobre o silêncio das reações químicas e físicas das matérias (como o látex, lápis gordurosos, tinta de impressão ou tousche), e das percepções do eu, dos espaços e dos corpos – da artista e dos objetos. Ao longo da obra, Kanaan compartilha com o leitor as sensações e as impressões que dão ritmo à práxis artística, no quanto o ambiente interfere no artista e no resultado da obra. Com referência na fenomenologia da percepção, do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na noção do homem como agente transformador (que sente, pensa e age) e também como um ser que é transformado pelo universo em que vive, a artista escolheu, para a criação e manipulação das litografias o papel de Kozo (composto de fibras longas e finas) no desafio de reproduzir a delicadeza da pele, para ao longo da prática, contrastar com o uso do látex, o que é aparência e o que é interior, o que é pele e o que é carne, sugerindo o embate do nosso corpo com o corpo mundo.

 

Kanaan define-se para essa experimentação, como uma artista litográfica que pensou cuidadosamente nos materiais para produzir visualmente um processo. “Não procuro o idêntico, singularizo cada folha impressa, penso que cada exemplar é um outro corpo”, comenta sobre seu fazer.

 

O livro caracteriza-se como relevante bibliografia em litografia e no pensar a gravura, dirigido para artistas, pesquisadores, profissionais e estudantes de artes visuais e design, mas também para aqueles que querem acompanhar o trânsito mental de um ato criativo. Traz referências nacionais e internacionais de obras, artigos, revistas, periódicos, catálogos, manuais históricos e manuais práticos da gravura.

 

“Impressões, Acúmulos e Rasgos: Procedimentos litográficos e alguns desvios” (254 páginas, R$ 75,00) disponível para compra no site da Livraria Virtual da Editora da UFRGS (www.livraria.ufrgs.br) no link https://goo.gl/yoVfcp.

 

Sobre a autora:

Helena Kanaan é artista visual, especialista em gravura pela Scuola d’Arte Grafica Il Bisonte, Florença, Itália; Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde é professora e pesquisadora pelo CNPq. Doutora em Poéticas Visuais pelo PPG em Artes Visuais do IA/UFRGS, e Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Foi professora do Centro de Artes/UFPel, de 1991 a 2013.

Publicado em 12/12/2016.