Você está aqui: Página Inicial Notícias Versão digitalizada do Atlas Ambiental de Porto Alegre

Versão digitalizada do Atlas Ambiental de Porto Alegre

Conhecer para cuidar - Depois de inspirar a elaboração de obras similares em mais de 60 cidades no Brasil e no mundo, o Atlas Ambiental de Porto Alegre, lançado pela primeira vez em 1998 pela Editora da UFRGS, completa duas décadas de existência e é publicado em versão digitalizada. Saiba mais!

 

Referência no mapeamento e sistematização de informações sobre o ambiente urbano, o Atlas Ambiental de Porto Alegre norteia desde sua primeira edição em 1998, publicado pela Editora da UFRGS, projetos em escolas, universidades, edificações e ações do poder público. Vinte anos depois da publicação da versão impressa, a obra que, até então, só podia ser consultada em bibliotecas, ganha, agora, uma versão digitalizada para acesso, na íntegra e de forma gratuita.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) e o Instituto de Geociências. O lançamento da versão digitalizada ocorreu no dia 30 de novembro, na Fabico e contou com a presença do coordenador-geral do Atlas, o geólogo e professor Rualdo Menegat, que destacou os principais aspectos do trabalho, iniciado em 1994 e desenvolvido ao longo de quase cinco anos com a participação de mais de 200 pessoas.

Acesso à obra

O livro está acessível para quem quiser conhecer o ambiente natural da cidade, podendo nortear projetos de educação ambiental, guiar edificações e planificações urbanas, bem como embasar pesquisas científicas, no endereço www.ufrgs.br/atlas.

A obra foi resultado de uma parceria firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com vários institutos capitaneados pelo Instituto de Geociências, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, especialmente por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Saiba mais em https://bit.ly/2DLaHC8.

 

Publicado em 30/11/2018.