Você está aqui: Página Inicial Notícias A mulher no futebol é tema no Fórum Social Mundial

A mulher no futebol é tema no Fórum Social Mundial

A Editora da UFRGS levará para o Fórum Social Mundial 2019 o painel “Mulheres na área: liberdade e empoderamento pela prática do futebol” no dia 30 de janeiro, às 15h30, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Saiba mais!

 

 

 

A Editora da UFRGS levará painel sobre a participação da mulher no futebol no Fórum Social Mundial 2019. “Mulheres na área: liberdade e empoderamento pela prática do futebol” será conduzida pela cientista social e jornalista Cláudia Samuel Kessler, organizadora do livro "Mulheres na área: gênero, diversidade e inserções no futebol".

A iniciativa do painel relaciona-se ao projeto da editora “Leia, escreva e publique como uma mulher”, lançado em 2018, para valorizar e dar visibilidade à produção intelectual e às trajetórias das mulheres que fazem parte da história da editora. Busca reconhecer as mulheres como protagonistas na construção do conhecimento para um mundo mais plural e igualitário.

Durante o painel serão sorteados exemplares do livro "Mulheres na área" e camisetas do projeto Leia, escreva e publique como uma mulher”.

 

Sobre o painel

Cláudia Kessler vai abordar o quanto as mulheres adentraram em espaços antes considerados "áreas reservadas masculinas" e imprimiram a sua marca nesses territórios. Exemplo disso é a prática do futebol pelas mulheres, que desestabiliza o poder androcêntrico e demonstra a existência de outros futebóis, que vão além do espetacularizado, apresentado pela mídia tradicional. Esse futebol de mulheres é subversivo e apresenta outras possibilidades de práticas esportivas e espaços em que as mulheres podem ser bem sucedidas, apresentando uma feminilidade que desafia as convenções. As discussões no painel buscam contrariar a lógica de que "lugar da mulher é na cozinha".

A edição 2019 do Fórum Social Mundial ocorre de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e tem como tema população idosa, pessoas com deficiência e diversidades. A programação completa do evento está em https://bit.ly/2Dou973 e outras informações no site do evento.

 

 

SERVIÇO

Painel
Mulheres na área: liberdade e empoderamento pela prática do futebol

Com Cláudia Samuel Kessler, organizadora do livro "Mulheres na Área: gênero, diversidade e inserções no futebol" da Editora da UFRGS.


Dia: 30 de janeiro de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 15h30 às 16h 
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - 3º andar (Sala José Lutzemberger)
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS

 

Para participar do painel não é necessário inscrição prévia e a organização do Fórum Social Mundial emitirá certificado de participação por email em até 60 dias após o evento.

 

Sobre o livro

A obra contesta a convencional posição de que o Brasil é somente o pais do futebol de homens. O livro é um convite para que se possa entender melhor a participação das mulheres em um campo esportivo bastante familiar à cultura brasileira. É um rico material para os interessados no futebol, seja o público geral ou o pesquisador acadêmico, representando a atual produção de conhecimento na área esportiva. Uma leitura que permite entender melhor o futebol, ou melhor, um outro futebol, ainda invisível.

 

Sobre a organizadora da obra

Cláudia Kessler é cientista social e jornalista. Doutora em Antropologia Social (UFRGS) e mestre em Ciências Sociais (UFSM), realiza pesquisas na área antropológica, relacionadas a gênero, memória e esportes, principalmente sobre as práticas esportivas realizadas por mulheres no futebol. Coordena o projeto de extensão "Grupo de Apoio e Debate de Questões LGBTQIA". É representante docente na Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero da UFSM e professora voluntária no departamento de Ciências Sociais da UFSM.

 

Publicado em 17/01/2019