Você está aqui: Página Inicial Notícias Revista Sociologias no site da Livraria Virtual

Revista Sociologias no site da Livraria Virtual

Leitores de todo o Brasil podem receber em casa o exemplar impresso da Revista Sociologias. Inicialmente estão disponíveis para o público as edições de número 44, 18 e 10. Acesse!

 

 

 

 

 

Revista Sociologias N° 44

Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com Durkheim

No ano em que se completa o centenário do desaparecimento de Émile Durkheim, a edição 44 da Revista Sociologias apresenta um resgate do pensamento do sociólogo francês na perspectiva de alguns expoentes das ciências sociais, reunindo autores de Brasil, Canadá, Estados Unidos e França. O dossiê “Cem anos sem Durkheim. Cem anos com Durkheim”, coordenado por Raquel Weiss, Rafael Faraco Benthien e Clarissa Eckert Baeta Neves, busca dar conta de existência de três distintas leituras da obra de Durkheim por parte de seus analistas e seguidores e, ao mesmo tempo, sondar a persistência de suas teorias no campo atual das ciências sociais e as possibilidades de atualização do pensamento do sociólogo francês no contexto das sociedades contemporâneas.

 

Revista Sociologias N° 18

Riqueza e Desigualdades


A edição apresenta o dossiê Riqueza e Desigualdades. Os artigos que o compõem, apesar da diversidade das contribuições e dos referenciais teóricos empregados, possuem uma unidade: colocam em evidência dimensões do "polo riqueza" ocultas pela ideologia e pelos efeitos de poder. Na seção Artigos, Ronaldo Guedes de Lima aborda a estruturação econômica e as relações sociais de trabalho no ramo da fumicultura e Deana Guillén discute relações entre cidadania, diversidade e marginalização. Jorge Alberto Machado identifica características das novas formas de organização dos movimentos sociais e sua relação com novas tecnologias de informação e comunicação. Na seção Interfaces, Ralf Bohnsack traz um interessante debate acerca da interpretação de imagens e o Método Documentário e Emir Sader nos fala sobre religião, humanismo, alienação e emancipação. A Resenha desse número, elaborada por Margarita Rosa Gaviria aborda o livro de Gerard Martin e Miguel Ceballos, denominado "Bogotá: anatomia de una transformación - políticas de seguridad ciudadana 1995-2003".

 

 

Revista Sociologias N° 10

Democracia, Sustentabilidade e Mundo Rural na América Latina


A edição apresenta o dossiê Democracia, Sustentabilidade e Mundo Rural na América Latina, que aborda a problemática das sociedades rurais no continente. Os textos desse dossiê foram, em sua grande maioria, apresentados no Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia e ilustram a variedade temática e atualidade dos conteúdos das pesquisas sociológicas sobre a agricultura e o meio rural no continente latino-americano. Na seção de Artigos, Cinara L. Rosenfield debate os efeitos do processo de reestruturação produtiva sobre a relação com o trabalho, através do texto: Autonomia outorgada e relação com o trabalho: liberdade e resistência no trabalho na indústria de processo. Eliana dos Reis, por outro lado, trata da temática referente às dinâmicas de construções geracionais e ao trabalho de memória, ativados por determinados agentes sobre um momento histórico específico. O artigo de Eliana, lembra o papel e a importância de André Foster e de seu legado como intelectual e político. O artigo de Interface, assinado por Alie van der Schaaf, está associado ao tema do dossiê e trata de processos emancipatórios de mulheres, em especial pequenas agricultoras no sul do Brasil. Na Resenha desse número, Marcelo Carvalho Rosa aborda a mais recente publicação do sociólogo Antônio Cândido: "Um funcionário da Monarquia".

 

 

A Revista Sociologias é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade.

As edições da Revista Sociologias números 44, 18 e 10 podem ser compradas pelo site da Livraria Virtual da Editora da UFRGS, em www.livraria.ufrgs.br.

 

Publicado em 12/12/2017.