Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2018 Gestão de Museus – Teoria e Prática nos Acervos da REMAM

Gestão de Museus – Teoria e Prática nos Acervos da REMAM

Quando 24/07/2018
das 13:30 até 17:30
Onde Sala 313 da Faculdade de Arquitetura – Campus Centro
Participantes Informamos que o número de inscritos foi inferior ao exigido para abertura de turma.
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Informamos que o número de inscritos foi inferior ao exigido para abertura de turma.

Gestão de Museus – Teoria e Prática nos Acervos da REMAM

 

Objetivo Geral: Proporcionar momentos de construção coletiva de conhecimento, possibilitando aprofundamento teórico sobre a ciência museológica e compartilhamento de ferramentas de gestão que possam ser aplicadas para os museus da Rede de Museus e Acervos Museológicos da UFRGS (REMAM).

Objetivos Específicos:

  • Explanar aspectos introdutórios de gestão e técnicas museais (como documentação museológica, expografia);
  • Compartilhar experiências de gestão museal, com apresentação de cases;
  • Apresentar ferramentas de gestão que possam aprimorar práticas de trabalho nos museus que compõem a REMAM;
  • Compartilhar conhecimentos entre os atores que compõem a REMAM.

 

Conteúdo Programático

  • Aspectos sobre gestão museal;
  • Expografia;
  • Documentação museológica;
  • Estudos de público;
  • Planejamento de comunicação;
  • Sistemas de agendamento;
  • Gestão de processos.

Ministrantes:

Antonio Levorci Neto. Mestre em Gestão Educacunal, Assistente em Administração em um Museu da Remam. experiência em ministrar cursos ofertados pela Edufrgs.

Márcia Regina Bertotto. Doutora em Museologia, Docente da UFRGS lotada no DCI, Curso de Museologia, experiência em ministrar cursos na área de Gestão Museal pelo Sistema Estadual de Museus e Instituito Brasileiro de Museus.

 

Público-Alvo: servidores lotados nos acervos da REMAM e demais interessados na área de gestão de museus.

Cronograma de realização: 24/07 e 26/07, 31/07 e 02/08/2018.

Horário: das 13h30 às 17h30.

Total da carga horária: 18h

Modalidade:

atividades presenciais – 16 horas

atividade EAD (postagem de atividades no moodle) – 2 horas

Local: Sala 313 da Faculdade de Arquitetura.

Nº de vagas: 20

 

Inscrições: até o dia 19/07/2018 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 20/07/2018 no campo “participantes” nesta mesma página.

 

Observações:

- Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.