Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2019 Acessibilidade na UFRGS: Dia do Orgulho Autista – narrativas em primeira pessoa

Acessibilidade na UFRGS: Dia do Orgulho Autista – narrativas em primeira pessoa

Inscrições: até o dia 16/06/2019 (através do Portal do Servidor)
Quando 18/06/2019
das 18:30 até 20:30
Onde Centro Cultural da UFRGS
Participantes AMAURI TEIXEIRA MARTINS
CAMILA MENEZES FERREIRA GUERREIRO
DAIANA BACK GOUVEA
DEBORA TRINDADE DE ANGELIS
GEAN PAULO MICHEL
Helena Vellinho Corso
MARIANA BAIERLE SOARES
ROCHELE RESENDE PORTO
THIAGO PINHEIRO MACHADO KERN
VINICIUS MARTINS FLORES
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Acessibilidade na UFRGS: Dia do Orgulho Autista – narrativas em primeira pessoa

 

Objetivos:

a) Divulgar o Dia do Orgulho Autista: 18 de junho;

b) Promover a reflexão a respeito das especificidades associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos sociais;

c) Sensibilizar a comunidade interna e externa da UFRGS sobre como é viver com TEA;

d) Debater a partir das narrativas em primeira pessoa e do conhecimento atualizado sobre o TEA.

 

Conteúdo Programático:

TEA, Dia do Orgulho Autista, Inclusão, Acessibilidade, Histórico Pessoal da Trajetória Universitária e Profissional de Pessoas com TEA.

Competências Desenvolvidas:

Competência Institucional "Inclusão": Ser capaz de promover a cultura de inclusão, incentivando o diálogo, a convivência, a acessibilidade e a interação na diversidade.

Competência de Ensino: Respeito à diversidade

Resultados esperados: Aumento do conhecimento técnico e científico acerca do TEA e inclusão; Diminuição de possíveis barreiras atitudinais (preconceitos e/ou ideias pré-estabelecidas) que prejudiquem a inclusão na universidade de pessoas com deficiência.

Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS

 

Ministrantes:

Vivian Missaglia (Possui Bacharelado em Ciências: Habilitação - Biologia pela UNISINOS (2000), Especialização em Toxicologia Aplicada pela PUCRS (2001), Mestrado em Ciências Médicas: Pediatria pela UFRGS (2003), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo UNINTER (2009), Curso de Atendimento Educacional Especializado pela FADERS (2010), Capacitação para Gestores Públicos: Políticas de Acessibilidade e Direitos Humanos pela FDRH/RS (2012) e Especialização em Neuropsicopedagogia do Transtorno do Espectro Autista).

Tiago Florencio de Abreu (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

(UFG) e Técnico em Informática para Internet (IFG). Organizador e Apresentador do Podcast Introvertendo.

Willian Chimura (Tecnólogo em Sistemas pela Internet (ULBRA) e Mestrando em Informática para Educação (IFRS). Programador e Youtuber.

 

Data (s): 18 de junho de 2019

Horário (s): 18h30min às 20h30min

Carga Horária: 2 horas

Local: Centro Cultural da UFRGS

Nº de vagas: 160

 

Inscrições: até o dia 16/06/2019 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 17/06/2019 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.

 

Observações:

-  Para docentes em estágio probatório é válido como módulo II do PAAP.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

- Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.

- As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

- Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.