Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2019 Didática no Ensino Superior: metodologias ativas no ensino de Ciências Exatas

Didática no Ensino Superior: metodologias ativas no ensino de Ciências Exatas

Quando 04/07/2019
das 13:30 até 17:30
Onde Polo UAB Porto Alegre UFRGS (SEAD)- sala 103 (Prédio 43.124)
Participantes CAMILA GREFF PASSOS
CLEO SCHMITT SILVEIRA
CRISTIANO KRUG
Daniele Trajano Raupp
FERNANDO SOARES DOS REIS
GEAN PAULO MICHEL
Jeferson Campos Nobre
Joel Luis Carbonera
Juliano Araújo Wickboldt
LEANDRO KRUG WIVES
Marcelo Favaro Borges
MORGANA BAZZAN DESSUY
NG HAIG THEY
RAFAEL PERETTI PEZZI
Salatiel Wohlmuth da Silva
WAI YING YUK GEHLING
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

 

 

 

 

 

 

Didática no Ensino Superior: metodologias ativas no ensino de Ciências Exatas

Turma: 1

Objetivo Geral:

Promover reflexões sobre o uso de metodologias ativas de ensino no contexto de disciplinas das Ciências Exatas.

 

Objetivos específicos:

- Construir reflexões sobre o papel da problematização e da contextualização dos conteúdos científicos em aulas de Ciências Exatas;

- Apresentar fundamentos teóricos que justificam e/ou explicam metodologias ativas de ensino; - Delinear atividades com o uso de metodologias ativas de ensino nas suas áreas de atuação profissionais.

 

Conteúdo Programático:

- Problematização e contextualização de conteúdos científicos;

- Método Predizer-Explicar-Observar;

- Peer Instruction;

- Just-in-Time Teaching;

- Inquiry-based Learning.

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino "Diversificação metodológica": Conhecer e aplicar diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos de acordo com os objetivos dos assuntos ou temáticas a serem abordados.

Público-Alvo: Docentes das áreas de Ciências Exatas da UFRGS

Ministrantes:

Leonardo Albuquerque Heidemann. É graduado em Física, mestre e doutor em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Trabalha com pesquisas sobre metodologias ativas de ensino, particularmente com atividades investigativas em aulas de laboratório de Física

 

Data(s): 04/07/2019

Horário(s: 13h30 às 17h30

Carga Horária: 4h

Local: Polo UAB Porto Alegre UFRGS (SEAD)- sala 103 (Prédio 43.124)- Campus do Vale - Av. Bento Gonçalves, nº 9500 - Bairro Agronomia

Nº de vagas: 20

Inscrições: até o dia 27/06/2019 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 28/06/2019 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

- Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

- Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

- As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

- Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.