Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2019 Diversidade e Inclusão na Universidade: Conversando sobre conceitos básicos de acessibilidade, inclusão e pessoas com deficiência

Diversidade e Inclusão na Universidade: Conversando sobre conceitos básicos de acessibilidade, inclusão e pessoas com deficiência

Inscrições: até o dia 23/6 (através do Portal do Servidor)
Quando 02/07/2019
das 13:30 até 17:30
Onde Auditório Nascente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia (Campus Centro)
Participantes BRUNA MOLINA LEAL
FABIANO BREIER CRUZ
GEAN PAULO MICHEL
KAMILA SANTOS LOPES
LEILA REGINA AZEREDO VIEGAS
ROGERIO MIRANDA BARROS
VERIDIANO KOEFFENDER MOREIRA
VERUCIA DE ARAUJO MARQUES
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Diversidade e Inclusão na Universidade: Conversando sobre conceitos básicos de acessibilidade, inclusão e pessoas com deficiência

Objetivos:

  • Conhecer quem são as pessoas com deficiência e a abordagem biopsicossocial;
  • Entender, de forma geral, os conceitos de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência trazidos na Lei Brasileira de Inclusão;
  • Apresentar ferramentas de acessibilidade, tecnologias assistivas e formas de abordagem e acolhimento de pessoas com deficiência na Universidade.
  • Compreender as especificidades de pessoas com diferentes tipos de deficiência: física, sensorial e intelectual, bem como suas demandas e melhores formas de atendê-las;
  • Quebrar barreiras atitudinais, tabus, melhorar o acolhimento e relações interpessoais com pessoas com deficiência dentro da Universidade.

 

Conteúdo Programático:

Conceitos básicos sobre acessibilidade, inclusão e pessoas com deficiência na UFRGS

Competências Desenvolvidas:

Competência Institucional "Inclusão": Ser capaz de promover a cultura de inclusão, incentivando o diálogo, a convivência, a acessibilidade e a interação na diversidade.

Competência de Ensino "Recursos assistivos": Conhecer recursos pedagógicos assistivos e fazer uso, quando necessário, de forma a promover a inclusão de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS

Ministrantes:

Adriana Arioli (Licenciada em Letras – Português/Literatura pela ULBRA, Bacharel em Letras – Libras/Tradução e interpretação pela UFSC, especialista em Libras pela UNIASSEVI. Atuou na área de educação de surdos por 25 anos. Foi assessora de educação especial, área da surdez, na Secretaria Municipal de Educação de Gravataí e coordenadora pedagógica do Centro Social Marista Mário Quintana na mesma cidade. Como intérprete de Libras tem formação em nível de extensão e graduação e certificação Prolibras/MEC/UFSC, atuando em diferentes espaços, mais significativamente nas instituições de ensino superior. Atuou como formadora em cursos de capacitação tanto na área de educação de surdos, como na formação de tradutores intérpretes de Libras. Atualmente é servidora da UFRGS, ocupando o cargo de Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais, neste momento coordenadora do Incluir – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS)

Mariana Baierle (Jornalista pela PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS. Atua como audiodescritora consultora desde 2012. Ministra cursos e formações nas áreas da acessibilidade cultural, comunicação acessível e audiodescrição. Trabalhou com reportagem, produção e apresentação nos veículos Correio do Povo, TVE e rádio FM Cultura. Autora e organizadora do livro “Histórias de Baixa Visão” e editora do blog Três Gotinhas. Atualmente é técnica-administrativa na UFRGS)

Valéria Aydos (Pós-doutoranda, Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Sociais, também por esta universidade. Tem experiência como pesquisadora e professora de Antropologia, Sociologia e Metodologia de Pesquisa para vários cursos em Instituições de Ensino Superior; e tem atuado como membro de Comitês de Assessoramento em Acessibilidade e Inclusão (ANPOCS,ABA, PPGAS-UFRGS). Atualmente tem como área de pesquisa os estudos antropológicos sobre Cidadania, Políticas Públicas e Deficiência, buscando perceber as relações entre os modos de governo, a cultura e as subjetividades que se constituem nas dinâmicas dos processos de inclusão social das pessoas com autismo no mercado de trabalho)

Data(s): 02 e 04 de julho de 2019

Horário(s): das 13h30 às 17h30

Carga Horária: 8h

Local: Auditório Nascente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia (Campus Centro)

Nº de vagas: 100

Inscrições: até o dia 23/6 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 24/6 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

- Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

- Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

- As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

- Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.