Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2019 O acompanhamento dos estudantes indígenas: boas práticas, abordagens pedagógicas e interculturalidade

O acompanhamento dos estudantes indígenas: boas práticas, abordagens pedagógicas e interculturalidade

Inscrições: até o dia 24/03/2019 (através do Portal do Servidor)
Quando 28/03/2019
das 13:30 até 17:30
Onde Museu da UFRGS
Participantes ADOLFO PIZZINATO
ALEXANDRE ALMEIDA DE MAGALHÃES
ANDRESSA OLIVEIRA FERREIRA
BARBARA MISZEWSKI DA ROZA
BIANCA PAGNONCELLI
BRUNA MOLINA LEAL
CAMILA MENEZES FERREIRA GUERREIRO
CECILIA DREBES PEDRON
DÉBORA SIMÕES DA SILVA RIBEIRO
FLAVIA RENATA PINTO BARBOSA
KAMILA SANTOS LOPES
KAREN FOLETTO FERREIRA
LAURA DE CAMPOS HILDEBRAND
LEILA REGINA AZEREDO VIEGAS
LISIANE BERNARDO DA SILVA
LUCIANE MARIA PILOTTO
MARIANA DEPIERI AMORIM
MIRELA DIEL DE GUSMÃO
RAFAEL MARQUES SCHNEIDER
RENATA MEIRELES PEIXOTO
RITA DE CASSIA DOS SANTOS CAMISOLAO
RITA DE CASSIA SOBREIRA LOPES
SOLANGE DOS SANTOS SILVA
VANESSA SOARES MAURENTE
VERA LUCIA INACIO DE SOUZA
VERUCIA DE ARAUJO MARQUES
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O acompanhamento dos estudantes indígenas: boas práticas, abordagens pedagógicas e interculturalidade

Objetivos:

- Oferecer um espaço de compartilhamento de boas práticas pedagógicas materializadas através de projetos, grupos de acolhimento, disciplinas, entre outras;

- Aprimorar estratégias de acompanhamento visando fortalecer o vínculo dos estudantes indígenas ao curso e a permanência qualificada.

 

Data(s): 28/03/2019

 

Horário(s): 13h30 às 17h30

 

Conteúdo Programático:

Boas práticas de interculturalidade na universidade: a disciplina Encontro de Saberes na UFRGS. Ação organizada pela CAF, tem como convidado desse encontro o coletivo de docentes da disciplina Encontro de Saberes para compartilhar a experiência que vivenciam na coordenação dessa disciplina desde o ano de 2016.

 

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino "Respeito à diversidade": Conhecer políticas e conceitos relacionados a gênero, sexualidade, raça, cor, religião e classe social para construção de uma relação de respeito à diversidade.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnicos da UFRGS

 

Ministrantes:

Luciana Prass – professora do curso de Música da UFRGS, que compõe o coletivo de professores que coordenam a disciplina Encontro de Saberes

 

Carga Horária: 4h

Local: Museu da UFRGS

Nº de vagas: 50

 

Inscrições: até o dia 24/03/2019 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 25/03/2019 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

- Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo II do PAAP.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

- Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

- As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

- Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.