Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Ações Concluídas 2019 O acompanhamento dos estudantes indígenas: troca de experiência e saberes entre estudantes indígenas do ensino superior do México e do Brasil

O acompanhamento dos estudantes indígenas: troca de experiência e saberes entre estudantes indígenas do ensino superior do México e do Brasil

Inscrições: até o dia 17/03/2019 (através do Portal do Servidor)
Quando 21/03/2019
das 13:30 até 17:30
Onde Sala 102 – FACED
Participantes Alexandre Almeida De Magalhães
EVANDRO ALVES
KAMILA SANTOS LOPES
LEILA REGINA AZEREDO VIEGAS
Luciane Maria Pilotto
PEDRO HENRIQUE DA SILVA HEIM
RENATA MEIRELES PEIXOTO
RITA DE CASSIA DOS SANTOS CAMISOLAO
VINÍCIUS OLIVEIRA BITTENCOURT
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O acompanhamento dos estudantes indígenas: troca de experiência e saberes entre estudantes indígenas do ensino superior do México e do Brasil

Objetivos:

- Oferecer um espaço de diálogo (em formato de seminário: Vozes Originárias Dentro e Fora da Universidade) que respeite os povos originários enquanto agentes da própria história, com sua cultura e costumes específicos, porém unidos na luta por seus direitos;

- Oferecer um espaço de escuta sobre aspectos da experiência indígena na sociedade envolvente, evidenciando os conflitos e estratégias de resistência nas relações sociais;

- Aprimorar estratégias de acompanhamento visando fortalecer o vínculo dos estudantes indígenas ao curso e a permanência qualificada.

 

Data: 21/03/2019

Horário(s): 13h30 às 17h30

 

Conteúdo Programático:

Palestra: “Troca de experiência e saberes entre estudantes indígenas do ensino superior do México e do Brasil”, proferida pela acadêmica Mbyá Guarani Ivanilde da Silva e posterior debate. Ação organizada pelo Coletivo de Acadêmicos Indígenas da UFRGS e Laboratório de Arqueologia e Etnologia, com apoio da CAF.

 

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino "Respeito à diversidade": Conhecer políticas e conceitos relacionados a gênero, sexualidade, raça, cor, religião e classe social para construção de uma relação de respeito à diversidade.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnicos da UFRGS

Ministrantes:

Ivanilde da Silva – acadêmica indígena

 

Carga Horária: 4h

Local:

Sala 102 – FACED

 

Nº de vagas: 60

 

Inscrições: até o dia 17/03/2019 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 18/03/2019 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

- Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo II do PAAP.

- Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

- Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

- As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

- Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.