Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Aperfeiçoamento Ações de Aperfeiçoamento Programas Programa de Idiomas

Programa de Idiomas

Programa de Idiomas

O programa de idiomas da EDUFRGS tem por objetivo qualificar a atuação do quadro de pessoal da Universidade, colaborando para o desenvolvimento integral dos servidores, de forma alinhada aos objetivos estratégicos da Instituição.

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-2016-2026), “a comunicação é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento institucional”, sendo a comunicação um elemento-chave para a consecução dos objetivos de Inserção e Internacionalização deste Plano. Dessa forma, o desenvolvimento da competência COMUNICAÇÃO torna-se fundamental para os servidores da Universidade, a qual pode ser apoiada pela promoção de ações de aperfeiçoamento promovidas pela EDUFRGS em diferentes idiomas.

Competência

Descrição

COMUNICAÇÃO

Ser capaz de interagir oralmente e por escrito, comunicando com clareza e precisão, informações e ideias relacionadas ao trabalho.

COMUNICAÇÃO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Ser capaz de interagir oralmente e por escrito, comunicando-se de forma adequada nas atividades de trabalho que requeiram o uso da língua estrangeira.

A EDUFRGS oferta ações de aperfeiçoamento que contemplam os seguintes idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. O programa é sequencial, dividido em diversos níveis de 30 horas.

Como faço para participar?

A divulgação das turmas ocorre no início de cada semestre e as aulas executadas em diferentes turnos da semana. Informações completas sobre os níveis que possuem inscrições abertas podem ser acessadas no site da EDUFRGS (Aperfeiçoamento>Ações de Aperfeiçoamento>Inscrições Abertas) e as inscrições podem ser realizadas no Portal do Servidor no menu Catálogo de Serviços > Serviços > Agendamento > Inscrições em capacitações/treinamentos.

Servidores que já estão vinculados ao Programa, ou seja, participaram e obtiveram aproveitamento mínimo em turmas realizadas no semestre anterior, garantem vaga para o próximo semestre, mediante inscrição e certificação da chefia imediata para realização do nível subsequente.

Servidores que já participaram do Programa em outros períodos e que não estiveram vinculados no último semestre, poderão se inscrever para a turma subsequente do último nível cursado, sem necessidade de realização de nivelamento, estando condicionados ao respectivo processo seletivo.

Servidores que ainda não participaram do programa ou que possuem interesse em se aperfeiçoar em outro idioma, devem realizar teste de nivelamento antes da inscrição, exceto para o nível 1.

Teste de Nivelamento

É aplicado no início de cada semestre por meio de prova escrita. Os servidores são informados do resultado do teste de nivelamento, o qual indicará em qual nível do idioma de interesse o servidor está apto a se inscrever.

Havendo turmas com inscrições abertas para o nível indicado no nivelamento, o servidor poderá realizar o procedimento de inscrição, via Portal do Servidor. Não havendo turmas abertas para o nível indicado, o servidor deverá aguardar a abertura do respectivo nível nos próximos semestres, acompanhando a divulgação de novas turmas no site da EDUFRGS.

O resultado do teste de nivelamento poderá ser utilizado por até um ano da data de realização.

Continuidade das turmas realizadas no semestre anterior

O programa de idiomas da EDUFRGS é ministrado por servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade, com formação e/ou experiência na área. Diante disso, não há garantia de continuidade das ações promovidas em determinado semestre, devido a fatores como mudança de disponibilidade dos professores, de espaços físicos para realização das atividades, disponibilidade orçamentária, entre outros.

Integralização da Carga Horária

Para conclusão do nível cursado é necessário, no mínimo, 75% de frequência nos encontros e aproveitamento mínimo no curso. Casos em que houver faltas por motivo de saúde que excedam 25% dos encontros, deverá ser verificado com o professor da ação de aperfeiçoamento a possibilidade de realização de atividades extras que complementem os conteúdos que não foram desenvolvidos pelo aluno.

Informações Importantes:

O selecionado que se achar impossibilitado de participar da ação de aperfeiçoamento deverá comunicar o fato à EDUFRGS em tempo hábil no qual seja possível a Escola providenciar a chamada de suplentes da atividade (quando houver). Nos casos em que o cancelamento não for comunicado à EDUFRGS em tempo hábil de chamar suplentes, o cancelamento da participação do servidor será contabilizado como "ausência" (evasão), para fins de registro. Diante disso, orienta-se que o comunicado de eventual desistência seja informado, preferencialmente, com antecedência mínima de 03 (três) dias úteis ao início da ação de aperfeiçoamento.

É possível justificar a ausência nas ações de aperfeiçoamento nas seguintes situações:

- Motivo de saúde do servidor, familiares e dependentes (mediante atestado médico);

- Reuniões e compromissos institucionais (a partir de comunicado da respectiva chefia), através da formalização dessa justificativa para o email edufrgs@progesp.ufrgs.br.

A ausência justificada tem por objetivo não prejudicar o servidor em futuras seleções. Não resulta em abono da respectiva carga horária não realizada.

Confira abaixo a estrutura e conteúdos dos programas de idiomas ofertados pela EDUFRGS

Programa de Idioma - Inglês

Programa de Idioma - Espanhol - material em desenvolvimento.

Programa de Idioma - Italiano - material em desenvolvimento.

Programa de Idioma - Francês - material em desenvolvimento.

Programa de Idioma - Alemão - material em desenvolvimento.