Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools
Log in
Sections

Escola de Enfermagem UFRGS

___________________________________________________________________________

 

 

https://www1.ufrgs.br/portalservicos/portalservicoslogin.php?Destino=e19685b7257b45a8f87f5d81026fa9ac

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul surge com a promulgação da Lei n.1254 de 04 de abril de 1950 que cria a Escola de Enfermage m d e Porto Alegre e inicia suas atividades em 04 de dezembro de 1950. É a mais antiga Escola de Enfermagem da Região Sul do Brasil. Atualmente desenvolve atividades de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e também edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem.

LAMPADA CREDITO

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

Bacharelado em Enfermagem: forma o profissional enfermeiro para atuar no cuidado humano visando a promoção da qualidade de vida e a manutenção da integridade do ser, na interação com indivíduos, famílias, grupos e a comunidade em situações de saúde e doença. Saiba mais

Bacharelado em Saúde Coletiva: designado, no Brasil, por Sanitarista, podendo o mesmo atuar nos vários campos da saúde onde o conhecimento sobre ações coletivas, institucionais e organizacionais se façam presente. Saiba mais

Licenciatura em Enfermagem: habilita o enfermeiro para o ensino Fundamental e Médio nas atividades relacionadas à enfermagem e programas de saúde bem como cursos de formação de técnicos de enfermagem.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Site do PPGENF

 

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

A Escola oferece diversos cursos de Pós Graduação Lato Sensu entre os quais estão: Enfermagem Pediátrica; Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem; Enfermagem em Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico; Enfermagem em Saúde Mental; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem em Nefrologia e Enfermagem em Terapia Intensiva.

Objetivo: qualificar os graduados em nível superior para o exercício das atividades assistenciais, atendendo às necessidades sociais, aprofundando e complementando o conhecimento de habilidades e atitudes necessárias ao domínio de funções definidas no perfil do profissional.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da UFRGS oferece o Curso de Mestrado Acadêmico, desde 1998 e o Curso de Doutorado a partir de 2006.

Objetivos: Fornecer ao aluno um ambiente para construção de uma base sólida de conhecimentos de Enfermagem e Saúde; consolidar o desenvolvimento da metodologia científica; produzir e difundir conhecimentos avançados nessas áreas.

 

Perfil do Doutor

Profissionais altamente qualificados, com habilitação e experiência em pesquisa para atuar na capacitação de recursos humanos no ensino superior e na produção de conhecimentos de relevância regional, nacional e internacional.

 

Perfil do Mestre

Profissionais qualificados, com habilitação e experiência em pesquisa, capacitando-os para atuar no ensino superior.

 

Área de Concentração - Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem

Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem

Linha de Pesquisa: Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

Linha de Pesquisa: Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

Área de Concentração - Cuidado em Enfermagem e Saúde

Linha de Pesquisa: Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

Linha de Pesquisa: Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

 

REVISTA

A Escola edita e publica, desde 1976, a Revista Gaúcha de Enfermagem para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins. É trimestral e esta indexada em bases de dados nacionais e internacionais: International Nursing Index;  Index Medicus Latino-Americano, Medline e LILACS; LAPTOC (http://lanic.utexas.edu/project/arl); LatIndex (http://www.latindex.unam.mx/NUEVOLAT/busquedas/indicetema.html); SCOPUS; CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature); CUIDEN (http://www.scopus.com); BIREME (http://www.bireme.br); SeCS http://www.bireme.br/bvs/P/pvd.htm

Endereço para contato: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem