Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

Escola de Enfermagem UFRGS

EDITAL DE BOLSAS EENF/PRAE 2017_2

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

PPGCOL COMPARTILHA SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS) está organizando uma Mostra de Pesquisa com o objetivo de dar visibilidade à produção acadêmica da área num espaço de discussão e interação que possibilite a troca de idéias e experiências.

A mostra será realizada nos dias 21/07/2017 (13h30min às 18h) e 22/07/2017 (09h às 17h) na Escola de Enfermagem, à rua São Manoel, 963 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS.

A comunidade acadêmica da Escola e das áreas afins está sendo convidada a prestigiar. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento. Informações pelo fone 51.3308.5200 ou email ppgsc@ufrgs.br .

Alunos, ex-alunos e professores do Programa podem inscrever seus trabalhos até o dia 09 de julho de 2017, nas modalidades apresentação oral ou pôster, mediante preenchimento de formulário on line. Poderão ser inscritos projetos de pesquisa e dissertações em fase de construção ou finalizados, bem como produções de grupos de pesquisa vinculados ao PPGCOL.

O evento tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS) e do Curso de Graduação Bacharelado em Saúde Coletiva.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

A ESCOLA DE ENFERMAGEM da UFRGS está presente neste 20 de maio.

Além das delegações das Escolas, demais interessados em conhecer a vida acadêmica e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas nesta Escola, podem fazer sua inscrição no local – rua São Manoel, 963 – Campus Saúde – Porto Alegre/RS.

Professores, Técnicos Administrativos em Educação e alunos dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva participam do evento, que acontece das 8h às 14h.

Acesso à programação completa do Portas Abertas no site https://www.ufrgs.br/portasabertas/

Acompanhe imagens desta edição clicando aqui.

 

 

 

 

 

Acesse e conheça o Regimento Interno

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

DIVERSIDADE E INTEGRAÇÃO MARCARAM O INÍCIO DAS AULAS NA ESCOLA DE ENFERMAGEM

 

O ano letivo iniciou na UFRGS trazendo de volta a alegria e o movimento de alunos nos diversos espaços desta Universidade e que vão além das salas de aula.

Um marco dessa realidade é a chegada dos novos alunos, com toda a sua diversidade sociocultural. Nas unidades acadêmicas, as Comissões de Graduação buscam aproximar os novos alunos dos veteranos, de forma a facilitar a inserção desses na comunidade acadêmica, permitindo um maior entrosamento, troca de experiências e familiarização com o ambiente universitário.

Na Escola de Enfermagem, 67 calouros foram recepcionados nos cursos de Graduação aqui sediados, sendo 43 da Enfermagem e 24 da Saúde Coletiva. Para esses estudantes, a expectativa de início das aulas e de formação nos cursos que escolheram é imensa, especialmente por estarem ingressando em uma área tão sensível e sempre tão necessitada de profissionais como a área da Saúde.

Turma SAÚDE COLETIVA - Foto: Angela Bittencourt

Turma ENFERMAGEM - Foto: Angela Bittencourt

Alunos indígenas

No Programa Seletivo Específico, em primeira chamada, ingressaram alunos indígenas da etnia Kaingang. A Coordenadoria de Ações Afirmativas da UFRGS, em parceria com o Museu da Universidade, organizou uma atividade de boas vindas para esses estudantes em dez cursos, dentre eles Enfermagem e Saúde Coletiva, O evento ocorreu dia 23/02/2017 no Museu da UFRGS, e reuniu lideranças indígenas, veteranos e representantes de unidades administrativas da UFRGS. Contou ainda com a presença e apoio das Comgrads dos cursos envolvidos (confira matéria no site da UFRGS: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/universidade-recepciona-estudantes-indigenas).

Os estudantes indígenas Shaiani da Silva Werber (ENF) e Wesley Fidelis Ribeiro (COL) já se encontram participando das aulas e atividades oferecidas por nossa Escola.

As tutoras que vão acompanhar suas trajetórias na vida acadêmica são as professoras Marienne Jaeger Riffel (ENF) e Fernanda de Barrios (COL), respectivamente.

Shaiani conta que não escolheu a Enfermagem, mas que esta a escolheu. Desde criança, costumava acompanhar o trabalho de sua mãe, que é Técnica de Enfermagem, quando ela atendia o seu povo e acompanhava a ida dos membros da aldeia ao hospital de Iraí/RS. Nos atendimentos, sua mãe era também tradutora intérprete, pois muitos kaingangs não falavam a língua dos brancos (português) fluentemente para dizer o que sentiam ou para entender o tratamento. Emocionou-se ao relatar essa passagem de sua vida, recordando as dificuldades que seu povo enfrentou. Desde os cinco anos de idade mora em POA, em uma aldeia situada no bairro Belém Novo. Toda sua escolaridade foi feita em escola de branco, segundo ela.

Explicou que antes os índios não adoeciam tanto. Hoje, adoecem rápido e com mais facilidade. “Nós temos as mesmas doenças que os brancos têm, mas não temos os tratamentos adequados existentes na cidade grande”. É por isso que muitos índios estão indo morar em outras áreas.

 

Aluna indígena Shaiani da Silva Werber, do Curso de Enfermagem - Foto: Angela Bittencourt

 

Wesley Fidelis Ribeiro, aluno ingressante no Curso de Saúde Coletiva, líder comunitário, nasceu no norte do Estado do RS em Tenente Portela. Seu pai foi fazer a faculdade em Ijuí e a família o acompanhou. Mora desde os 11 anos de idade em Porto Alegre e atualmente reside numa aldeia indígena nova, da etnia kaingang, situada no Bairro Lami, em Porto Alegre.

Decidiu fazer o Curso de Saúde Coletiva por indicação de seu tio, que também é cacique da aldeia. Wesley ponderou a respeito e decidiu fazê-lo. Pensou que poderá aplicar esses conhecimentos para melhoria das condições de seu povo dentro e fora da aldeia. Disse que não vai esquecer a orientação de seu tio, de lembrar sempre de sua origem.

Mobilidade Acadêmica

O curso de Enfermagem recebeu os colegas colombianos Yerlly Sarith Fuentes Estupiñan e Jefferson Schneyder Ortiz Diosa, que vão frequentar algumas disciplinas do curso de Enfermagem da UFRGS pelo período de um ano. A Yerlly matriculou-se nas disciplinas de Cuidado em Enfermagem ao Recém-nascido, Criança e Adolescente, Saúde Coletiva III e Fundamentos de Alimentação e Nutrição para o Cuidado, enquanto que o Jefferson escolheu Estágio Curricular – Atenção Hospital na Unidade de Emergência do Hospital de Clínicas de POA e a disciplina de Introdução à Cinesiologia.

Ambos são estudantes da Universidade de Santander, uma instituição de ensino privada situada na cidade de Bucaramanga, capital do Departamento de Santander. Yerlly Sarith vai concluir o último semestre do Curso de Graduação em Enfermagem quando retornar à Bucaramanga, totalizando 10 semestres letivos. Jefferson, encontra-se na última etapa do curso.

Yerlly Sarith acredita que a saúde em Porto Alegre e no Brasil seja melhor e mais organizada que em seu país, pois a saúde pública na Colômbia é bastante precária, há muitas entidades privadas. Esse é um dos motivos que nortearam sua escolha pela UFRGS.

Jefferson acrescentou que o dinheiro e a administração da saúde são controlados por entidades contratadas pelos colombianos há pelo menos 15 anos, a exemplo dos planos de saúde existentes no Brasil. “Antes disso, o atendimento era estatal e era muito melhor”.


Alunos colombianos Jefferson Schneyder Ortiz Diosa e Yerlly Sarith Fuentes Estupiñan (Enfermagem), com aluno kaingang Wesley Fidelis Ribeiro (Saúde Coletiva) - Foto: Angela Bittencourt

 

_____________________________________________________________________________________________

 

----------------------------------------------------------------------------------------

GISELA DE MOURA E AGNES OLSCHOWSKY

ASSUMEM DIREÇÃO DA EENFUFRGS

 

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (02), no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS, as Professoras Eva Neri Rubim Pedro e Regina Rigatto Witt transmitiram os cargos de Diretora e Vice-Diretora desta Unidade Acadêmica às Professoras Gisela Maria Schebella Souto de Moura e Agnes Olsshowsky para o quadriênio 2017-2020.

A Professora Eva Pedro apresentou o relatório de Gestão 2012-2016, demonstrando os avanços promovidos na Escola durante esse período e desafios enfrentados. Emocionada, agradeceu pela experiência e pelo apoio recebido em sua gestão.

A Professora Gisela manifestou sua alegria e o seu compromisso em assumir como dirigente da Escola na qual fez sua formação superior, tendo se graduado em 1981 como Enfermeira. Junto com a Professora Agnes Olschowsky, agradeceu o apoio e a participação de colegas professores, técnicos administrativos e alunos na elaboração do plano de gestão que será implementado, por terem depositado sua confiança nessa proposta de trabalho. Reafirmou o compromisso de ambas com os princípios que deverão reger essa nova gestão: transparência, participação, integração, diálogo, articulação, austeridade, sustentabilidade e excelência.

Foto: Cláudia Parzianello

_________________________________________________________________________________________

À COMUNIDADE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM


O CONSUNI, a Direção atual e a Direção eleita comunicam à Escola de Enfermagem que, em reunião no dia 15/12/2016, assumiram compromisso de pautar a discussão nas diversas instâncias da unidade das reivindicações apresentadas pelo Coletivo de Estudantes dos Cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva.

-- 
Profa. Dra. Eva Neri Rubim Pedro
Diretora da Escola de Enfermagem
Profa. Regina Rigatto Witt
Vice-Diretora da Escola de Enfermagem
Profa. Gisela Schebella de Moura
Diretora Eleita
Profa. Agnes Olschowsky
Vice-Diretora Eleita

 

À COMUNIDADE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM

O CONSUNI reunido no dia 15/12, acolheu proposta dos estudantes do movimento ocupa, para a desocupação da Unidade conforme segue:
1) Desocupação no dia 16/12;
2) Reservar dias 19,20 e 21 para reorganização das atividades acadêmicas entre alunos e professores;
3) Compromisso de que não sejam realizadas atividades avaliativas como provas, entrega de trabalhos, apresentação de seminários neste período.

Profa. Dra. Eva Neri Rubim Pedro
Diretora da Escola de Enfermagem
Profa. Regina Rigatto Witt
Vice-Diretora da Escola de Enfermagem
Profa. Gisela Schebella de Moura
Diretora Eleita
Profa. Agnes Olschowsky
Vice-Diretora Eleita

__________________________________________________________________________

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ainda sob o impacto das notícias veiculadas pela imprensa, a direção da Escola de Enfermagem manifesta-se com surpresa diante dos fatos apresentados envolvendo servidores docentes e técnico-administrativos que atuam junto ao Programa de Educação em Saúde Coletiva, integrante do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

Em seus 66 anos de existência, não houve caso similar a esse, o qual não corresponde ao perfil da UFRGS, que se reafirma como legítima e competente na produção de conhecimento voltado à saúde da população.

Portanto, a direção, em sua postura de estar sempre atenta aos trâmites regulamentares dos processos administrativos, está acompanhando atentamente os acontecimentos na expectativa de que possam ser esclarecidos e coloca-se à disposição para auxiliar no esclarecimento de todas as questões que se fizerem necessárias para a elucidação dos fatos. A Escola de Enfermagem está ciente da sua responsabilidade em prestar contas para a comunidade e reitera seu compromisso social como prioridade.


 

___________________________________________

 

https://www1.ufrgs.br/portalservicos/portalservicoslogin.php?Destino=e19685b7257b45a8f87f5d81026fa9ac

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul surge com a promulgação da Lei n.1254 de 04 de abril de 1950 que cria a Escola de Enfermage m d e Porto Alegre e inicia suas atividades em 04 de dezembro de 1950. É a mais antiga Escola de Enfermagem da Região Sul do Brasil. Atualmente desenvolve atividades de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e também edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem.

LAMPADA CREDITO

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

Bacharelado em Enfermagem: forma o profissional enfermeiro para atuar no cuidado humano visando a promoção da qualidade de vida e a manutenção da integridade do ser, na interação com indivíduos, famílias, grupos e a comunidade em situações de saúde e doença. Saiba mais

Bacharelado em Saúde Coletiva: designado, no Brasil, por Sanitarista, podendo o mesmo atuar nos vários campos da saúde onde o conhecimento sobre ações coletivas, institucionais e organizacionais se façam presente. Saiba mais

Licenciatura em Enfermagem: habilita o enfermeiro para o ensino Fundamental e Médio nas atividades relacionadas à enfermagem e programas de saúde bem como cursos de formação de técnicos de enfermagem.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Site do PPGENF

 

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

A Escola oferece diversos cursos de Pós Graduação Lato Sensu entre os quais estão: Enfermagem Pediátrica; Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem; Enfermagem em Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico; Enfermagem em Saúde Mental; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem em Nefrologia e Enfermagem em Terapia Intensiva.

Objetivo: qualificar os graduados em nível superior para o exercício das atividades assistenciais, atendendo às necessidades sociais, aprofundando e complementando o conhecimento de habilidades e atitudes necessárias ao domínio de funções definidas no perfil do profissional.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da UFRGS oferece o Curso de Mestrado Acadêmico, desde 1998 e o Curso de Doutorado a partir de 2006.

Objetivos: Fornecer ao aluno um ambiente para construção de uma base sólida de conhecimentos de Enfermagem e Saúde; consolidar o desenvolvimento da metodologia científica; produzir e difundir conhecimentos avançados nessas áreas.

 

Perfil do Doutor

Profissionais altamente qualificados, com habilitação e experiência em pesquisa para atuar na capacitação de recursos humanos no ensino superior e na produção de conhecimentos de relevância regional, nacional e internacional.

 

Perfil do Mestre

Profissionais qualificados, com habilitação e experiência em pesquisa, capacitando-os para atuar no ensino superior.

 

Área de Concentração - Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem

Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem

Linha de Pesquisa: Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

Linha de Pesquisa: Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

Área de Concentração - Cuidado em Enfermagem e Saúde

Linha de Pesquisa: Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

Linha de Pesquisa: Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

 

REVISTA

A Escola edita e publica, desde 1976, a Revista Gaúcha de Enfermagem para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins. É trimestral e esta indexada em bases de dados nacionais e internacionais: International Nursing Index;  Index Medicus Latino-Americano, Medline e LILACS; LAPTOC (http://lanic.utexas.edu/project/arl); LatIndex (http://www.latindex.unam.mx/NUEVOLAT/busquedas/indicetema.html); SCOPUS; CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature); CUIDEN (http://www.scopus.com); BIREME (http://www.bireme.br); SeCS http://www.bireme.br/bvs/P/pvd.htm

Endereço para contato: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem