Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

Centro de Memória

Ato de criação

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul surge a partir da promulgação da Lei n. 1254 de 04 de abril de 1950 que cria a Escola de Enfermagem de Porto Alegre, anexa à Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul, a qual inicia suas atividades em 04 de dezembro de 1950, data do decreto de sua Fundação 


Histórico

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a pioneira da Região Sul do País. A iniciativa de sua criação partiu do Dr. Luiz Francisco Guerra Blessmann, diretor da Faculdade de Medicina, que recorreu ao Serviço Especial de Saúde Pública que, por sua vez, indicou as enfermeiras e professoras Maria de Lourdes Verderese e Olga Verderese para fundarem uma Escola de Enfermagem de Nível Superior no Rio Grande do Sul, a qual permaneceu anexa à Faculdade de Medicina até 16 de julho de 1968, quando se torna autônoma. 

O projeto da Escola de Enfermagem foi implementada com recursos financeiros provenientes do Ministério de Educação e Cultura e do Serviço Especial de Saúde Pública, que era mantido pela agencia norte-americana Fundação Rockfeller, o qual participou do pagamento de docentes e concessão de bolsas de estudos as estudantes. 

Para funcionamento do Curso foi montado um internato na rua Florêncio Ygartua, 164 em Porto Alegre/RS o qual abrigava as professoras e alunas. Posteriormente houve necessidade de ampliação do espaço físico, sendo criada uma segunda residência na rua Schiller onde passaram a residir as professoras e algumas alunas, sendo que a maioria das alunas permaneceria na residência da rua Florêncio Ygartua. 

As atividades do Curso iniciaram 09 de março de 1951, quando foi proferida a aula inaugural e em 15 de dezembro de 1954 graduam-se as primeiras enfermeiras deste curso. O Curso tinha duração de quatro anos, exigia tempo integral das professoras e alunas e oferecia residência, alimentação, biblioteca, uniforme e transporte para as aulas e estágios. 


Contribuições dos professores da Escola de Enfermagem na criação de órgão de classe para a enfermagem riograndense 

Associação Brasileira de Enfermagem – Seção/RS 

Criada em 23 de setembro de 1950, no anfiteatro do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre/RS, tendo como primeira diretoria: Olga Verderese - presidente; Marina Pereira Junho – vice-presidente; Odete Vitori Mascagni – secretária; Maria da Glória Leite Rosas – Tesoureira. 

Sindicato dos enfermeiros do Rio Grande do Sul 

Para criação do Sindicato dos enfermeiros do Rio Grande do Sul inicialmente foi criada a Associação Profissional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (30/11/1972), com a presidência de Celina da Cunha Tibiriçá, a qual tinha por finalidade criar um sindicato que defendesse os interesses dos enfermeiros. Assim foi proposta a criação do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, o primeiro a ser criado no Brasil, que obteve a Carta Sindical em 10 de abril de 1976. Celina da Cunha Tibiriçá assumiu como primeira presidente provisória até a eleição da primeira diretoria que ocorreu em 17 de maio de 1976, sendo eleita Flávia Beatriz Lange Hentschel como presidente. 

Conselho Regional de Enfermagem 

A instalação do Conselho Regional de Enfermagem no Rio Grande do Sul ocorre com a primeira plenária realizada em 30 de outubro de 1975 na qual foi eleita e enfermeira Débora de Azevedo Veiga para sua presidência. 


Diretorias Anteriores

1951-1957 
Diretoras: Prof. Maria de Loures Verderese e Prof. Olga Verderese 

1957-1963 
Diretora: Prof. Celina de Cunha Tibiriçá 

1963-1969
Diretora: Prof. Maria da Glória Leite Rozas 

1969-1972
Diretora: Prof. Neya Machado da Silva Zorrilla 

1972-1976
Diretora: Prof. Maria Elena da Silva Nery
Vice: Prof. Léa Cecília Frank Muxfeldt 

1977-1981
Diretora: Prof. Vani Maria Chiká Faraon
Vice: Prof. Jorge Alberto Rodrigues 

1981-1984
Diretora: Prof. Olga Rosaria Eidt
Vice: Prof. Vera Beatriz Chiká Petersen 

1984-1989
Diretora: Prof. Vera Beatriz Chiká Petersen
Vice: Prof. Sonia Maria Motink Agostini 

1989-1993
Diretora: Prof. Sonia Maria Motink Agostini
Vice: Prof. Baltasar Renosi Lapis 

1993-1996
Diretor: Prof. Walderez Spencer Uebel
Vice: 1º ano: Prof. Irene Cardoso de Bem e Canto
        2º, 3º e 4º ano: Prof. Lurdes Busin 

1996-2000
Diretora: Prof. Ida Haunss de Freitas Xavier
Vice: Prof. Liana Lautert 

2000-2004
Prof. Ida Haunss de Freitas Xavier
Vice: Prof. Liana Lautert 

2004-2008
Prof. Prof. Liana Lautert 
Vice: Eva Neri Rubim Pedro 

2008-2012

Prof. Prof. Liana Lautert
Vice: Eva Neri Rubim Pedro 



Referências de Dados

  • Centro de Processamento de Dados da UFRGS.
  • Coleta direta de dados na Escola de Enfermagem.
  • FERTIG, A. Missão Verderese: resgatando a Fundação da Escola de Enfermagem da UFRGS. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. 162p.
  • VANZIN, AS. Enfermagem no Rio Grande do Sul: 135 anos de história. Arlete Spencer Vanzin; Maria Elena da Silva Nery. Porto Alegre: RM&L, 2000. 226p.

  • Arquivo Histórico

    A Escola de Enfermagem da UFRGS mantém um setor que se preocupa com a preservação de documentos e a memória da unidade.

    Confira algumas fotos da festa referente aos 58 anos de fundação da escola: