Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

DEMI

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) é responsável pela contextualização do cuidado ao ser humano nos aspectos éticos, morais, políticos e culturais durante o Processo Evolutivo, Reprodutivo e Sexual, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Para isso, desenvolve as seguintes disciplinas: 

1-FUNDAMENTOS DO CUIDADO HUMANO III:
As teorias de Enfermagem e em particular as que focalizam o cuidado. O cuidado como processo pessoal e interpessoal que se traduz em maneiras de cuidar de si e dos outros. A gênese e a semiologia do cuidado em diferentes situações. O conhecimento científico e os aspectos humanísticos e subjetivos das experiências vivenciadas pelo ser humano nas diferentes etapas da vida. Aspectos éticos, morais e políticos contextualizados no cuidado humano.

2-ENFERMAGEM NO CUIDADO À MULHER:
O cuidado à mulher no período pré-conceptivo, conceptivo e pós-conceptivo e ao recém-nascido. Oferece situações de aprendizagem para o cuidado dessa população. Contextualiza aspectos éticos, morais, políticos e culturais relativos ao cuidado da mulher. Integra conhecimentos de pesquisa ao cuidado da mulher.

3-ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA:
O cuidado à criança e família em diferentes situações do seu existir. Visualiza a imagem intersubjetiva, a leitura dos textos configurados pelas manifestações da criança e da família. O conhecimento de conteúdos e princípios da tecnologia com significado para o cuidado à criança. Contextualiza os aspectos éticos, morais, políticos e culturais relativos ao cuidado da criança nas diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento. Integra os conhecimentos de pesquisa ao cuidado da criança.

Os estágios teoricos-praticos das disciplinas acima são desenvolvidos Unidades de Internação hospitalar Obstétrica, Neonatal e Pediátrica, Ambulatórios, Centro Obstétrico, CTI Pediátrica e Neonatal, Emergências, Pronto Socorro e Unidades Básicas de Saúde do Município e do Estado.

O Departamento oferece cursos de Especialização na área da Criança e da Mulher.