História

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF) existe desde 04 de dezembro de 1950, data em que foi promulgada a Lei nº 1.254, que dispõe sobre o sistema federal de ensino superior. No início de suas atividades, funcionava anexa à Faculdade de Medicina da UFRGS. A partir de então, a Escola de Enfermagem passou por inúmeras mudanças físicas e estruturais e chegou à sede própria em 1985.

Nos primeiros anos de funcionamento, a EENF contava apenas com o curso de Bacharelado em Enfermagem. Em 1976, iniciou um curso de Licenciatura na mesma área, articulado em parceria com a Faculdade de Educação. Em 1998 é criado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem com o curso de Mestrado Acadêmico, complementado, em 2006, com a abertura do Doutorado.

Atualmente, a EENF oferece ainda o Curso de Graduação em Saúde Coletiva, primeiro da área na Região Sul do País. Em 2012, foi criado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nesta área, que oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva.

A EENF possui, também, desde 1976, a Revista Gaúcha de Enfermagem, editada e publicada pela própria Escola, com periodicidade trimestral e voltada para a divulgação da produção científica sobre Enfermagem e áreas relacionadas.