Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

Avaliação Discente dos Docentes UFRGS

O Núcleo de Avaliação da Unidade Escola de Enfermagem da UFRGS comunica que se encontra aberto, no período de 02/01/2018 a 19/02/2018, o Sistema de Avaliação para que alunos da Graduação avaliem seus professores e estes procedam à Auto-Avaliação Docente.

Os alunos poderão avaliar as atividades de ensino presenciais e à distância.

Esse sistema não permite a identificação dos discentes que o preenchem e garante o anonimato.

Os resultados dessas avaliações serão tabulados pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI/UFRGS) e encaminhados ao NAU/EENF, com o objetivo de orientar decisões para o aprimoramento do ensino-aprendizagem.

Os núcleos de avaliação das unidades operacionalizam os processos internos de Avaliação Institucional e seguem os critérios do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). São compostos por representantes docentes, discentes e técnicos administrativos.

Acesse os links dos NAUSSAI da UFRGS para maiores informações.

Em breve será divulgado o período de avaliação discente dos docentes e Auto-Avaliação dos professores da Pós-Graduação desta Universidade.

Acesse o Portal UFRGS e contribua para melhoria da qualidade do ensino oferecido por esta Universidade.

Fonte: NAU/EENF/UFRGS

Eva Pedro e Nair Ribeiro homenageadas no HCPA

Foto: Agnes Olschowsky

 

O Projeto Aplauso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre homenageou os professores aposentados - 2016 e 2017 – que fizeram história no HCPA e que com muita dedicação, amor e competência, contribuíram para a qualidade dos serviços prestados por esse hospital Escola.

A cerimônia ocorreu esta manhã, às 10h30min, no Auditório José Baldi do Hospital de Clínicas.

Representando a área de ENFERMAGEM, saudamos as homenagens prestadas às professoras Nair Regina Ritter Ribeiro e Eva Neri Rubim Pedro, ambas oriundas do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da UFRGS, sendo a última, ex-Diretora da Escola de Enfermagem da UFRGS em duas  gestões.

O evento contou ainda com a apresentação musical de Milene Jorge Aliverti, principal violoncelo da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, seguido de coquetel.

Foram homenageados também os seguintes docentes:

MEDICINA:

Samuel Rymer

Maria Lucrécia Scherer Zavaschi

Mara Rúbia Andre Alves de Lima

Jacó Lavinsky

Luiz Lavinsky

Sérgio Roberto Haussen

 

NUTRIÇÃO:

Marilda Borges Neutzling

 

ODONTOLOGIA:

Manoel Sant' Ana Filho

 

Membros da comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem prestigiaram as homenagens, dentre eles, a Diretora da EENF/UFRGS em exercício, Prof.  Agnes Olschowsky.

 

A ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRGS PARABENIZA AS QUERIDAS PROFESSORAS

EVA NERI RUBIM PEDRO E NAIR REGINA RITTER RIBEIRO POR ESTA CONQUISTA.

ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS DE VOCÊS!

RECONHECIMENTO MAIS QUE MERECIDO!

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profª. Arlete Vanzin recebe homenagem

A comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul parabeniza a Professora Arlete Spencer Vanzin, docente do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da UFRGS, por ter sido agraciada com o Troféu Obirici, categoria bronze, no dia 25 de novembro último no Clube do Comércio de Porto Alegre.

O evento foi promovido pelo jornalista Saul Júnior e se encontra em sua 26ª edição. A homenagem é conferida aos profissionais que se destacaram no ano, por sua atuação diferenciada em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Direitos humanos, sexuais e reprodutivos em debate

No próximo dia 07 de dezembro, às 16 horas, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS, a Rede Feminista de Saúde vai promover o Seminário "A Integralidade dos Direitos Humanos Diálogos sobre e os Direitos Sexuais e Reprodutivos", marcando a semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

O seminário tem como objetivo discutir os principais desafios para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e a interface com saúde e outros setores da sociedade. Destacamos a presença da convidada Drª. Alaerte Leandro Martins da Rede de Mulheres Negras do Paraná dentre outras convidadas.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/CWarMIPXzNpsujDD3

PROGRAMAÇÃO:

16h – Mesa de Abertura

Rede Feminista de Saúde

Escola de Enfermagem da UFRGS

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM/Porto Alegre

Observatório da Violência Obstétrica no Brasil

16h30min - Desigualdades raciais e sociais na agenda internacional dos Direitos Humanos e os impactos na saúde sexual e reprodutiva das mulheres

Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia – Unilasalle

Prof.ª Dr.ª Fernanda de Souza Bairros – UFRGS

Mediadora: a confirmar

Debate

18h - Antigos temas, novos desafios dos direitos reprodutivos e direitos sexuais

Drª. Alaerte Leandro Martins – Rede de Mulheres Negras do Paraná

Vitória Bernardes – Grupo Inclusivas

Gisleine Limma – Àrea técnica da Saúde da Mulher SES/RS

Mediadora: Maria Luisa Pereira de Oliveira RFS Regional RS

Debate

21h30min – Encerramento

REALIZAÇÃO:

Rede Feminista de Saúde – Regional Sul (organização sem fins lucrativos)

http://redesaude.org.br/home

https://www.facebook.com/redefeministaRS/

APOIO:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://www.ufrgs.br

Escola de Enfermagem/UFRGS

http://www.ufrgs.br/eenf

Observatório da Violência Obstétrica no Brasil

http://www.observatoriovobrasil.com.br

@observatoriovobrasil

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ME/PPGCOL: prazo recursal de inscrições encerra hoje

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul informa que encerra, neste dia 30/11/2017, o prazo de recurso após divulgação das inscrições preliminares dos candidatos ao curso de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva – Ingresso 2018/1, conforme estabelecido no cronograma do processo de seleção previsto no Anexo I do Edital PPGCOL nº 002/2017.

A divulgação das inscrições homologadas após recursos ocorrerá no dia 01/12/2017.

A Prova Escrita (primeira etapa), contendo questões objetivas e uma questão dissertativa (na qual o candidato deverá construir um Plano de Trabalho/Intenções) será realizada no dia 02/12/2017, com início às 09 horas, devendo o candidato chegar com uma hora de antecedência para identificação.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

FACULDADE DE ODONTOLOGIA/UFRGS

Rua Ramiro Barcelos, 2492 - Salas 401A e 401B - Porto Alegre/RS

Acesse o site do PPGCOL/UFRGS para conhecer a DIVULGAÇÃO PRELIMINAR DAS INSCRIÇÕES.

 

Escola de Enfermagem presente na Feira do Livro

No dia 09 de novembro passado, na Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu a sessão de autógrafos do livro "Ética e Pesquisa em Educação: questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais" .

A obra, lançada este ano pela Editora da UFRGS, foi organizada pelos docentes Luís Henrique Sacchi dos Santos e Lodenir Becker Karnopp, e conta com uma coletânea de artigos assinados por professores de diversas área de conhecimento, que reúnem neste livro os debates empreendidos, em diferentes instâncias, acerca do processo de proposição, construção e condução da aprovação da Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016 e que versa sobre os princípios éticos que norteiam as pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais, como bem esclarecem os autores na nota introdutória.

Dentre os autores participantes, destacamos o artigo escrito pela Profª. Drª. Maria da Graça Corso da Motta em co-autoria com Claudia Adriana Dornelles de Araújo. A Professora Graça Motta, docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil/EENF/UFRGS, professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade e Presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da UFRGS, publicou o trabalho "A História e os Itinerários da Ética em Pesquisa no Escopo da UFRGS" .

A obra conta ainda com dois artigos do Prof. Dr. Frederico Viana Machado, docente do Departamento de Assistência e Orientação Profissional/EENF/UFRGS e professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS. O primeiro, em co-autoria com Paula Sandrine Machado, denomina-se "Assimetrias na Regulação da Ética em Pesquisa: Notas sobre as Potencialidades Políticas e Pedagógicas do Sistema CEP/CONEP". O segundo, escrito com Isabel Cristina de Moura Carvalho, é intitulado "Educação e Ética na Pesquisa: Bioética, Ambiente e Não Humanos".

Leitura e reflexão necessárias para todos aqueles que se dedicam à pesquisa e produção de conhecimento e que reconheçam a importância do respeito aos princípios éticos no desenvolvimento do trabalho científico e na formação de todo pesquisador.

A  obra em questão já se encontra à disposição na Biblioteca Setorial da EENF/UFRGS para consulta, encontra-se à venda nas principais livrarias da cidade e ainda dá tempo de ir no estande da Editora da UFRGS na Feira do Livro para buscar um exemplar.

 

 

 

 

 

Mestres dos Mestres da UFRGS: Maria Elena Nery

 

A sala 2 do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Paulo Gama, 110 - Campus Centro - POA/RS,  no dia 16 de novembro próximo, às 14h, será palco para realização do III Ciclo Grandes Mestres dos Mestres da UFRGS, evento que está sendo organizado pelo Museu Universitário da UFRGS e que visa resgatar a memória das figuras ilustres do nosso meio acadêmico, transmitindo parte dessa história às novas gerações.

O objetivo geral dessa edição é difundir a construção das Ciências da Saúde na UFRGS por meio da memória de mestres pioneiros e expoentes nas áreas de conhecimento que serão abordadas.

Em comum, estes homenageados são considerados visionários e à frente de seu tempo, por terem implantado novas práticas e forjado as bases fundamentais de novas disciplinas na Universidade, no caso, especialmente para a construção das Ciências da Saúde na UFRGS.

Nessa ocasião, a Enfermeira Arlete Spencer Vanzin vai apresentar o painel sobre a Profª. Maria Elena da Silva Nery, discente graduada na primeira turma do curso de Enfermagem do Estado pela UFRGS em 1954 e considerada um ícone da Enfermagem gaúcha (até esta data, a formação superior em Enfermagem existia apenas na Escola de Enfermagem Anna Nery do Rio de Janeiro).

Arlete Vanzin é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Enfermagem pela UFRGS e Professora Adjunta da Escola de Enfermagem desta mesma Universidade. Vai falar com conhecimento de causa, tendo publicado vários livros em co-autoria com a Profª. Maria Elena Nery, sentindo-se honrada por essa incumbência.

Além do painel sobre a representação da ENFERMAGEM, outros mestres serão homenageados: a Profª. Silvana Villodre Goellner vai falar sobre o Prof. Frederico Guilherme Gaelzer (EDUCAÇÃO FÍSICA) e o Prof. Edson Luiz André de Souza vai apresentar o legado do Prof. Luiz Osvaldo Leite (PSICOLOGIA).

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

Foto: Acervo Coren-RS

Professora Crossetti recebe Prêmio Anna Nery

A Enfermeira Maria da Graça Oliveira Crossetti, docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora da Escola de Enfermagem/UFRGS, foi agraciada, na noite do dia 08 de novembro último, com o Prêmio Anna Nery 2017, honraria criada em 2012 e concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem aos profissionais que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar, em reconhecimento ao trabalho e à dedicação voltados para a valorização da Enfermagem e ao compromisso com o cuidado, seja no exercício da profissão ou ensino acadêmico.

A homenagem aconteceu durante o jantar de confraternização do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), evento ocorrido de 06 a 10 de novembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Além da Professora Crossetti,  representante de nosso Estado, outros 29 profissionais de todo País receberam a honraria, indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e pelo COFEN.

Acesse aqui e conheça os nomes dos demais homenageados.

Fonte: site COFEN

 

 

 

 

 

 

NOVEMBRO NEGRO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM

 

No mês do Dia da Consciência Negra (20/11), na data alusiva à morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial (que representa, no plano simbólico, a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados e marca a resistência do movimento negro), grupos e unidades de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por iniciativa da Faculdade de Educação, promovem o NOVEMBRO NEGRO.

Diferentes atividades serão realizadas, nos diversos campi, apresentando a riqueza dos sonhos, valores, entraves e cultura da população negra, com o objetivo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial. Exposições, encontros com representantes das religiões afro-brasileiras, matricialidade e espiritualidade, mulheres na literatura negra, e debates sobre racismo e saúde, educação para as relações étnico raciais, feira afro cultural, desfile, aulas abertas, quilombolas, militância, de dança, literatura, artesanato, moda, curso de formação e mostra científica farão parte dessa grande mostra.

Na segunda-feira, 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, às 12h30min, servidores, terceirizados e alunos estão convidados a participar de uma foto coletiva de todos os negros da UFRGS em frente da Reitoria (Av. Paulo Gama, s/n,  prédio 12107 ).

Parceiros dessa iniciativa: Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT), Instituto de Letras, Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), Coletivo de Negras e Negros Faced,  Colégio de Aplicação, via Projeto de Extensão Diversidade e Escola no Espaço Metropolitano, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), Instituto de Artes, Comunidade Morada da Paz, Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva, Instituto de Psicologia, através do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX),  Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) e Clínica de Atendimento Psicológico.

Confira a programação completa

Para acompanhar o evento NOVEMBRO NEGRO no Facebook, clique aqui.

 

Escola de Enfermagem/UFRGS


Nossa unidade acadêmica, juntamente com a Faculdade de Odontologia, engajou-se nesse projeto através de uma construção coletiva entre professores, alunos e técnico-administrativos sob a Coordenação da Profª. Fernanda de Souza Bairros, docente do Curso de Saúde Coletiva, ofertando uma série de atividades que integram a programação geral do NOVEMBRO NEGRO, com ênfase na saúde da população negra.

Desde o dia 25 de outubro último, o Grupo de Estudos em Saúde da População Negra e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva estão promovendo uma chamada para uma exposição fotográfica sobre esse tema, objetivando viabilizar o cotidiano dessa população, incluindo riscos, vulnerabilidades e potências. Alunos, professores, técnico-administrativos e funcionários terceirizados, na condição de fotógrafos amadores, podem participar enviando suas fotos originais até o dia 10 de novembro de 2017. O lançamento da exposição está marcado para o dia 13 de novembro de 2017. Acesse o regulamento atualizado.

 

CRONOGRAMA ATIVIDADES

NOVEMBRO NEGRO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM

 

1. Chamada da Exposição de fotos: Saúde da População Negra

Local: Escola de Enfermagem

Período de envio: 25/10/2017 a 08/11/2017

Abertura da Exposição: 13/11/2017

Coordenação: Profa. Stela Meneghel e Profa. Fernanda Bairros

 

2. Arqueologia do Caminho com Leandro Machado

Local: Auditório da Faculdade de Farmácia

Data e horário: 06 de novembro de 2017 às 14h.

Coordenação: Dra. Rita de Cássia Maciazeki Gomes

 

3. Filme: Eu não sou o seu negro  (Raul Peck)

Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem

Data e Horário: 09/11/2017 ás 18h30min

Debatedora: Karen Moraes

Coordenação: Profa. Stela Nazareth Meneghel

 

4. Oficinas de Bonecas Abayomis para Pomoção da Saúde Integral da População  Negra

Local: Pátio interno da Escola de Enfermagem

Data e Horário: 09/11/2017 às 17h.

Coordenação: Marleide Ferreira e Maria Bernadete Bernadete Costa

 

5. Oficina de dança afro

Local: Pátio interno da Escola de Enfermagem

Data e Horário: 13/11 às 18h

Coordenação: Profa. Magali Borges e Profa. Marilise Mesquita

 

6. Violência institucional, violação de direitos e estigma sofridos por uma mulher negra em Porto Alegre

Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem

Data e Horário: 14/11 ás 15h ás 18h.

Convidadas: Maria Luisa Pereira de Oliveira, psicóloga, trabalhadora do SUS e militante feminista negra;

Sophie Dall'olmo, advogada e feminista, integrante do Coletivo de Mulheres Maria Lacerda e que

tem acompanhado Tatiane durante os últimos 2 anos, coordenadora da campanha Liberdade para

Tatiane;

Luana Pereira, advogada e militante feminista negra, integrante da ONG Themis (a confirmar)

Coordenação: Lara Werner

 

7. Mesa temática Religião de Matriz Africana e Saúde

Convidados: Baba diba de Yemonja, Reginete Bispo e Sandra Li

Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem

Data e Horário: 17/11 às 18h30min

Mediação: Baba diba de Yemonja

Coordenação: Paulo Oliveira,  Jeferson Pinheiro, Selmar Severo e Prof. Daniel Canavese de Oliveira

 

8. Mesa redonda: Discussão sobre Racismo Institucional e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Convidados: Kassiele Nascimento, Guly Marchant e Carla Zanella

Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem.

Data e horário: 21/11/2017 das 18h às 20h

Coordenação: Diretório Acadêmico dos Estudantes de Enfermagem (DAEE) e  Profa.Daiane Dal Pai

 

9. Exposição "Atenção à Saúde da População Negra”

Local: Biblioteca da Escola de Enfermagem

Data e horário: 20 a 24 de novembro das 10h às 20h

Coordenação: Rubens da Costa Silva Filho e Jacira Gil Bernardes

 

10. Interseccionalidade entre Gênero, Raça e Orientação sexual.

Local: Auditório da Faculdade de Farmácia

Data e Horário:  22/11/2017 às 18 h às 21h

Coordenação: Prof. Daniel Canavese, Jeferson Pinheiro e Paulo Oliveira

 

11. CineDAEE com a exposição de um filme sobre a temática da População Negra

Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem.

Data e Horário: 23 de novembro das 17h30min às 20h30min

Coordenação: Diretório Acadêmico dos Estudantes de Enfermagem (DAEE) e  Profa.Daiane Dal Pai

 

12. Título da Atividade de Encerramento: SAMBARAU DA SAÚDE: poesia, contos, fotos e samba negro.

Local: Pátio da Faculdade de Odontologia

Data e Horário: 24/11/2017  às 19h

Coordenação: Mariana Policarpo Domingos, Paulo Oliveira, Profa. Aline Blaya

 

Endereços:

ESCOLA DE ENFERMAGEM/UFRGS - Rua São Manoel, 963 - Campus Saúde - Porto Alegre/RS

FACULDADE DE FARMÁCIA - Av. Ipiranga, 2752  - Campus Saúde - Porto Alegre/RS

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - Rua Ramiro Barcelos, 2492 - Campus Saúde - Porto Alegre/RS

 

 

Evento SOBENDE debate atuação enfermeiro dermatológico

ACESSE AQUI PARA SE INSCREVER NO EVENTO E CONHECER A PROGRAMAÇÃO

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRORROGADA CHAMADA DE EXPOSIÇÃO DE FOTOS

CHAMADA PARA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Saúde da População Negra

REGULAMENTO

 

A proposta Novembro Negro busca fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial e A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assim como o PPGCOL/UFRGS aderiram a este movimento. O mês emblemático propõe uma série de atividades reflexivas, de resistência e empoderamento e o ápice acontecerá em 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 2011 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro.

Neste ano, a Escola de Enfermagem promoverá a exposição fotográfica “Novembro Negro” objetivando visibilizar o cotidiano da população negra, incluindo riscos e vulnerabilidades, mas também potências. Esta mostra é uma promoção do Grupo de Estudos da População Negra e PPGCol da Escola da Enfermagem/UFRGS.

Características da mostra:

  1. As fotos devem ser originais, realizadas por fotógrafos amadores: alunos, técnicos, funcionários e professores da Universidade. O período para envio É ATÉ 10/11/2017. O endereço de postagem ou envio é: Escola de Enfermagem, Rua São Manoel, 963 sala 107, CEP 90.620-110;
  2. Cada participante poderá enviar até três (3) fotos com as dimensões mínimas de 20 X 25 cm, coloridas ou preto e branco, acompanhadas de identificação em cartão branco de 15 X 5 cm, contendo nome do autor(a), título fantasia (identificando aspecto abordado referente ao campo da saúde da população negra);
  3. As fotos serão lançadas no dia 13/11/2017 e após expostas nas dependências da Escola de Enfermagem/UFRGS.
  4. Posteriormente, serão selecionadas as melhores fotos de acordo com os critérios: originalidade, qualidade, relação com a saúde e condições de vida da população negra.
  5. A seleção será realizada por comissão julgadora composta por dois professores e um estudante da Escola de Enfermagem.
  6. O projeto será cadastrado como extensão e os participantes receberão certificado de participação.

 

PRORROGADO ENVIO DE FOTOS ATÉ 10/NOV/ 2017

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Salão UFRGS 2017 - Trabalhos premiados

Na última sexta-feira (20), no Salão de Atos da UFRGS, aconteceu a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos participantes da edição 2017 do SALÃO UFRGS, integrado por seis grandes eventos - SIC, Finova, EDUFRGS, Ensino, Extensão e UFRGS Jovem - e que este ano apresentou a proposta temática da Universidade múltipla, inovadora e inspiradora, focada na formação e inovação do conhecimento.

Desde o dia 16 de outubro último, a comunidade universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul esteve reunida para apresentar e debater a produção de novos conhecimentos no Ensino, na Pesquisa e na Extensão realizada por alunos, técnicos administrativos e professores desta instituição, envolvendo ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, extensão, internacionalização, desenvolvimento de servidores, inclusão e acessibilidade.

A Escola de Enfermagem da UFRGS, mais uma vez, esteve presente nesse grande evento e mostrou a qualidade da produção acadêmica desenvolvida em nossa instituição, com a participação de diversos trabalhos científicos.

 

XXIX Salão de Iniciação Científica - SIC

Um expressivo número de trabalhos destaques nesta edição do SIC, dos Cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva,  foi a grande conquista demonstrada nesse evento.

Conheça abaixo os respectivos trabalhos e professores responsáveis:

 

 

Dentre os alunos que foram destaque com reapresentação nessa modalidade, a acadêmica Juliana Karine Strada, orientanda da Profª. Annelise de Carvalho Gonçalves, foi uma das indicadas para o Prêmio Jovem Pesquisador na sessão Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher, da Criança, Adolescente e Família com o tema “Tempo de Clampeamento Umbilical em Recém-Nascidos de um Hospital Universitário”.

Como professora orientadora de um dos trabalhos, a Profª. Annelise expressou sua felicidade pela conquista de sua aluna no Salão de Iniciação Científica, traduzindo o sentimento dos demais professores que foram agraciados com a premiação dos destaques. Com relação à Juliana, afirma que “a desenvoltura e o conhecimento na sua apresentação impressionou a todos os presentes, demonstrando seu crescimento ao longo desse período em que está como bolsista. Também mostra seu comprometimento e dedicação às pesquisas em que está envolvida. Ela é minha bolsista de Iniciação Científica desde 2016 e é formanda, então finalizará a bolsa ao final do ano. Tenho muito orgulho de ter participado da formação da Juliana e tenho certeza que será uma excelente profissional da saúde, preocupada em fazer as suas práticas, enquanto enfermeira, com base nas melhores evidências científicas.

 

A lista de outros trabalhos da Escola de Enfermagem que participaram do XXIX Salão de Iniciação Científica e dos demais eventos que compõem o Salão UFRGS podem ser encontrados na página oficial do Salão.

 

XVIII Salão de Extensão

A Profª. Eliane Norma Wagner Mendes e as acadêmicas Gabriele Ávila Gonçalves e Tamara Noronha Baumartt receberam a premiação como destaque na modalidade TERTÚLIA. De acordo com a Professora, foram 36 sessões temáticas e 386 trabalhos inscritos na modalidade Tertúlia do XVIII Salão de Extensão. “A nossa foi a 30ª sessão com a temática Família, uma abordagem muito presente na nossa Escola de Enfermagem e na nossa disciplina “Cuidado em Enfermagem ao Recém Nascido, Criança  e Adolescente e Família – ENF2006. A alegria foi enorme ao poder compartilhar essa premiação Destaque na Sessão Tertúlia com duas alunas bolsistas. Receber um segundo prêmio Destaque no Salão de Extensão nos trouxe aquela felicidade difícil de descrever, porque confere maior visibilidade às nossas atividades. Para nós, a relevância da “Roda de Conversa com Pais de Prematuros” se resume em valorizar e incentivar os cuidados maternos e paternos dos bebês que nasceram prematuros durante a hospitalização e fortalecer os vínculos parentais necessários para compreender as necessidades do filho em todo seu período de crescimento e desenvolvimento. Agradecemos às Equipes de Saúde das Unidades de Cuidados Intensivos e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre que há doze anos nos proporcionam e nos apoiam nesse espaço de atuação. Pessoalmente, estendo meus agradecimentos aos meus professores e colegas da Enfermagem, fonte de inspiração e, especialmente, à Gabriele e à Tamara por sua dedicação e competência.

Tamara Noronha Baumartt, uma das bolsistas de extensão que participaram da 12ª edição do projeto, relatou sua experiência nesse evento e retribuiu as homenagens. “Foi indescritível a emoção de ter nosso trabalho reconhecido, entre tantos trabalhos bons. Agradeço imensamente à Profª. Eliane Mendes pela oportunidade de participar de seu projeto.

Entrega da premiação no Salão de Extensão da UFRGS Foto: Arquivo Pessoal

Profª. Eliane Mendes e bolsistas Gabriele e Tamara

Gisela de Moura e Ivana Karl, Diretora e Coordenadora COMEX (EENF/UFRGS), prestigiaram o evento.

 

Prêmio Luiza Bairros de Ações Afirmativas

Este ano, o Conselho Consultivo da Coordenadoria do Programa de Ações Afirmativas da Universidade conferiu premiação com o troféu Luiza Helena Bairros – homenagem póstuma à socióloga, ativista e gestora pública dedicada às políticas de ações afirmativas e promoção da equidade étnico-racial - às pessoas físicas e jurídicas que vem contribuindo para a promoção da igualdade racial e para o fortalecimento das políticas de Ações Afirmativas em nosso Estado e no País (confira o edital dessa premiação).

A Profª. Fernanda de Souza Bairros, do Curso de Saúde Coletiva, sobrinha da homenageada, foi convidada a participar da entrega da premiação às seguintes categorias: Universidade Inovadora - projeto “Por dentro da UFRGS: a Universidade nas Escolas”, coordenado por Luciane Bello; Universidade Inspiradora/Pessoa Física, destinada a personalidades que se destacaram por meio de ações para a promoção da igualdade racial – vencedora Sônia Aparecida dos Santos, reconhecida internacionalmente pela defesa da questão racial; e Universidade Múltipla – Pessoa Jurídica - destinada a entidades que se destacaram por meio da implementação de ações para a promoção da igualdade racial – instituição cultural Afro-Sul Odomode.

Entrega da premiação Troféu Luiza Bairros, com a participação especial da Profª. Fernanda Bairros.

 

Acesse o site da Universidade para maiores informações sobre a cerimônia de encerramento.

 

Imagens: Arquivo Pessoal e COMPESQ/EENF/UFRGS

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ISMA-BR realiza evento voltado à Saúde

O International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR) realiza em Porto Alegre o 18º Congresso de stress.

 

Com o objetivo de capacitar profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, a ISMA-BR promove treinamentos e reciclagens através de cursos, conferências e pesquisas que ajudam a fortalecer o combate a um mal muito comum no dia a dia de qualquer pessoa - o stress. Conteúdos que impactam profissionais de Educação, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social e Terapia Ocupacional, entre outros, têm por foco sensibilizar a população sobre importância do diagnóstico, medidas preventivas e tratamento adequado à sua necessidade.

 

Informação sobre a submissão de resumos:

Até 26 de março/2018 serão aceitas submissões de resumos para trabalhos orais, simpósios e pôsteres na área de STRESS, QUALIDADE DE VIDA, SADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. A ISMA-BR continuará oferecendo a modalidade de apresentação de pôster digital, que não requererá a participação do autor no evento. Os pôsteres digitais serão exibidos em totem no Salão de Exposição onde ocorrerá a apresentação de pôsteres presenciais e a Feira.
Serviço:

O quê: 18º Congresso de stress da ISMA-BR

- 20º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho;
- 10 º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública;
- 10 º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público;
- 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Quando: 26 a 28 de junho de 2018

Onde: Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre RS.