Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

III Seres/RS

Maiores informações na página http://sobende.org.br/iii-seres-rs/

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seminário do projeto Rede Observatório Programa Mais Médicos

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro de Cultura Guarani-Mbya na EENF UFRGS

------------ EVENTO CANCELADO --------------

 

 

 

O PET Participação e Controle Social em Saúde da UFRGS, coordenado pelo Prof. Frederico Viana Machado, docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, está organizando um encontro de cultura Guarani-Mbya com a comunidade desta Escola de Enfermagem, intitulado “Nhande Reko Pygua: Território, Saúde e Educação”.

 

No primeiro semestre de 2019, os alunos integrantes deste PET foram à aldeia conhecer seu território e sua cultura. No dia 12 de dezembro próximo, a partir das 17h, em torno de trinta índios virão a nossa Escola conhecer nosso território e trocar experiências, aproximando a cultura indígena e acadêmica.

 

A atividade contará com apresentações culturais, danças e artesanato típico que será vendido no pátio da Escola. Às 18h haverá um coffee break e, na sequência, às 18h30min, será realizado um debate sobre políticas públicas e cultura indígena, no Anfiteatro da EENF/UFRGS.

 

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através deste LINK.

 

O PET Participação e Controle Social em Saúde está também reunindo alimentos não perecíveis e agasalhos para uma ação solidária na Aldeia Guarani-Mbya. Os donativos podem ser entregues até o dia 12/12/2019 na portaria da Escola de Enfermagem da UFRGS.

 

Maiores informações através do e-mail lappacs@gmail.com .

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comemorações 69 Anos da Escola de Enfermagem e 10 Anos Bacharelado Saúde Coletiva UFRGS

Mês de dezembro é sinônimo de festas, de encontros, de comemorações. E é neste clima de alegria que a ESCOLA DE ENFERMAGEM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vai realizar na próxima quinta-feira, dia 05 de dezembro de 2019, as festividades dos 69 anos de nossa Escola e os 10 Anos do Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. Como atividade conjunta, a Comissão de Extensão da Escola vai promover ainda a III Mostra de Extensão da EENF UFRGS.

 

Para participar do evento, acesse o formulário de inscrição https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfepEKsVvEXGVBtiH…/viewform ou dirija-se à Secretaria da Escola de Enfermagem à Rua São Manoel, 963 – sala 206 – Campus Saúde – Porto Alegre/RS e faça sua inscrição presencial, no horário das 08h-12h e 14h-19h. A atividade é gratuita e será fornecido certificado de extensão. As vagas são limitadas.

 

Para participar como expositor(a) da III Mostra de Extensão da Escola de Enfermagem, os bolsistas de extensão deverão enviar os resumos das atividades até o dia 04/12/2019 para o e-mail ivana@enf.ufrgs.br e no seguinte formato: título, introdução, público alvo, desenvolvimento, resultados alcançados até o momento e contribuição social. Máximo de 350 palavras e 03 descritores contidos no decs. Lembramos que os bolsistas de extensão inscritos deverão apresentar suas atividades na ocasião.

 

Programação:

07h30min - 08h

Credenciamento

 

08h—08h30min

Abertura

 

08h30min – 10h30min

Nursing Now: Impacto das contribuições da Enfermagem para o sistema de saúde

Palestrantes:

Prof. Daniel Menezes de Souza (Presidente COREN/RS), Enf.Tatiana Razzolini Breyer (Diretora-Geral do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre) e Prof. Italo Rodolfo Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé/RJ)

Moderadoras: Profª. Gisela Maria Schebella Souto de Moura (UFRGS)  e

Profª. Leticia Becker Vieira  (UFRGS)

 

10h30min – 10h45min

Intervalo

 

10h45min – 11h

Lançamento do  novo formato do Laboratório  de  Ensino  Virtual — LEVI e Plataforma Care

Palestrante:

Profª. Cecília Drebes Pedron (UFRGS)

Moderadora: Profª. Alessandra Vaccari (UFRGS)

 

11h – 12h

Curricularização da Extensão

Palestrante:

João César Netto (Presidente da Câmara de Extensão do CEPE/UFRGS).

Moderadoras: Profª. Ivana de Souza Karl (UFRGS) e Profª. Cristianne Famer Rocha (UFRGS)

 

12h – 14h

Almoço por adesão


14h30min —16h

Valorização do Profissional de Saúde

Palestrantes:

Profª. Rita Catalina Aquino Caregnato (UFCSPA) e Prof. Alcides da Silva Miranda (UFRGS)

Moderadoras: Profª. Ana Karina Rocha Tanaka (UFRGS) e Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS)

 

16h —17h

Historiando a Escola de Enfermagem ao longo dos 69 anos

Palestrantes:

Profª. Marilene  Schmarczek (UFRGS)

Profª. Clarice Maria Dall‘Agnol  (UFRGS)

Moderadoras: Profª. Arlete Spencer Vanzin (UFRGS)

 

17h – 17h30min

Confraternização


17h30min – 18h30min

III Mostra Extensão

Coordenação: Profª. Ivana de Souza Karl

 

18h30min – 20h30min

A formação do Bacharel em Saúde Coletiva: Aprendizados e Desafios

Palestrantes:

Prof. Gastão Wagner de Souza Campos (Universidade Estadual de Campinas)

Moderadoras: Profª. Marilise Oliveira Mesquita (UFRGS) e Prof. Dário Frederico Pasche (UFRGS)

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições Mestrado/Doutorado/PPGENF/UFRGS acontecem em janeiro/2020

 

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul informa que as inscrições para os Processos Seletivos de Mestrado e Doutorado do PPGENF,  ingresso em 2020/1, ocorrerão no período de 10 a 15 de janeiro próximo.


São ofertadas 25 vagas para o curso de Mestrado e 15 vagas para o curso de Doutorado.

 

Para aqueles que não forem isentos, o valor da taxa inscrição para o mestrado será de R$ 230,00, enquanto que para o Doutorado o valor será de R$ 270,00.

 

Ambos os processos seletivos, terão as vagas destinadas a duas áreas de concentração. São elas:

1 - Cuidado em enfermagem e saúde

2 - Políticas e práticas em saúde e enfermagem


Detalhes sobre as linhas de pesquisa de cada  área de concentração, bem como demais informações, podem ser encontrados nos respectivos editais, disponíveis no link : http://www.ufrgs.br/ppgenf .

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudantes Negros da Enfermagem fazem foto coletiva no Novembro Negro UFRGS

 

 

Na manhã desta sexta-feira (29), @s estudantes negr@s do curso de Enfermagem da UFRGS estiveram reunid@s no pátio da Escola de Enfermagem para uma foto coletiva como registro de sua passagem por esta Escola e pela Universidade. O objetivo é homenagear e dar visibilidade aos profissionais negros que também fazem parte da história da Enfermagem, que se dedicaram aos cuidados desde os tempos em que estes ainda não eram institucionalizados.

 

A idéia de fazer essa foto surgiu a partir da realização da foto coletiva das pessoas negras da UFRGS, atividade integrante do Novembro Negro na UFRGS, tendo por inspiração a enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole:

 

“Quando você pensa em precursora da Enfermagem e guerra da Criméia o que vem à sua cabeça?! Florence Nightingale?! E se eu contasse a vocês sobre a Mary Jane?! Não, não é a do Homem Aranha. Mary Jane foi uma Enfermeira Jamaicana, destacada pela sua dedicação pessoal no decurso da Guerra da Criméia!!! Mas vocês, obviamente, não a conheciam, porque a história sempre foi contada pela visão eurocentrista.  Precisamos mudar a história, precisamos destacar nosso povo!!! Vamos registrar a presença do futuro da enfermagem e ele será negro!!!”

 


 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Formandos do curso Enfermagem participaram do ENADE 2019

 

 

No dia 24 de novembro passado, em todo Brasil, foram realizadas as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE 2019.

 

A Direção da Escola de Enfermagem da UFRGS, Profª. Gisela Maria Schebella Souto de Moura; a Coordenadora da Comissão de Graduação em Enfermagem, Profª. Graziella Badin Aliti; e as professoras do curso, Elizeth Heidt e Daiane Dal Pai estiveram recepcionando os alunos concluintes neste dia em um dos locais de prova, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

 

Muito parecida com o ENEM, que se dirige ao Ensino Médio, o ENADE tem um diferencial: avalia o desempenho dos estudantes de graduação em dois momentos: através da aplicação do questionário do estudante (no ingresso) e de prova presencial (na conclusão dos cursos). É uma forma de também avaliar o sistema de ensino superior. No histórico escolar do estudante, fica registrada a situação de regularidade em relação ao ENADE, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

 

Nesta edição, o exame foi dedicado aos cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Noções de Atendimento em Situações de Emergência Pré-hospitalar:Teoria e Simulação Realística

 

Curso com 3 encontros presenciais: nos dias 06, 13 e 20 de Dezembro de 2019, das 8:00 às 12:00 horas.
Contará com exposição teórica e prática, sobre os seguintes temas:

-Conceitos de Urgência e Emergência;
-Estabelecimento de prioridades;
-Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI ́s);
- Avaliação de cena e segurança do local;
-Primeiro atendimento em situações clinicas diversas adulto e pediátrico;
-Primeiro atendimento em situações de traumatismos adulto e pediátrico;
-Identificação da parada cardiorrespiratória (PCR);
- Reanimação Cardiorrespiratória;
-Solicitação de Ajuda e acionamento da SAMU/Transporte.

Após cada bloco teórico, os alunos passarão por estações de prática de habilidades utilizando-se o método carrossel. Além disso será aplicada a metodologia de ensino baseada em simulação realística, por meio de cenários clínicos, replicando experiências da vida real o que favorece um ambiente participativo, interativo e seguro.

Como recursos tecnológicos serão utilizados simuladores de pacientes (SimMan 3G Laerdal@ e Megacode Kid Laerdal@), manequins estáticos e pacientes estandardizados (atores), salas monitorizadas por câmera com transmissão simultânea, propiciando que todos observem e participem das práticas. Será aplicado um formulário pré teste e pós teste para verificar a evolução do conhecimento dos alunos, assim como, um questionário de satisfação dos alunos na atividade.


Cronograma:

ENCONTRO 1 - 06/12/19 Sexta-feira

8:00 - Apresentação do curso e pré-teste
8:30 - Bloco teórico 1 - Conceitos de Urgência e Emergência; Estabelecimento de prioridades; Uso de EPI ́s; Avaliação de cena e segurança do local; Primeiro atendimento em situações clinicas diversas adulto e pediátrico.
10:00-10:15- Coffee break
10:30-13:00- Estações de habilidades e Simulação Realística.

ENCONTRO 2- 13/12/19 Sexta-feira

8:00 - Bloco teórico 2- Primeiro atendimento em situações de traumatismos Adulto e pediátrico.
10:00-10:15- Coffee break
10:30 - 13:00 - Estações de habilidades e Simulação Realística.

ENCONTRO 3- 20/12/19 Sexta-feira

8:00- Bloco teórico 3- Identificação e atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR); Solicitação de Ajuda e acionamento da SAMU/Transporte;
9:00- Estações de habilidades
10:00- 10:15- Coffee break
10:30 - Simulação Realística
11:30- Pós-teste
13:00- Encerramento do curso e avaliação.

Coordenação:

Enfª Débora Schimitt Porto
Instrutora de Simulação Realística do LAPENF/ EENF

Enfª Ana Luiza Perez
Enfermeira, Mestranda - Programa de Pós-Graduação, Escola de Enfermagem da UFRGS

Prof. ª Drª Alessandra Vaccari
Coordenação do Laboratório de Práticas de Enfermagem - EENF/UFRGS

Público alvo: Acadêmicos de Enfermagem, com a disciplina de Saúde do adulto concluídos ou em andamento.

Local: Laboratório de Práticas da Escola de Enfermagem/UFRGS (LAPENF), São Manoel, 963 - Rio Branco, Porto Alegre - RS, 90620-110

O curso é gratuito, mas para a emissão do certificado a universidade cobra uma taxa de 6 reais. O certificado será emitido em torno de 30 dias após o término do curso e os participantes receberão um e-mail com todas as informações para a geração do mesmo.

OBS: De preferência vir com roupa confortável, devido as atividades práticas.

Maiores informações pelo e-mail: debora.porto@ufrgs.br
Telefone para contato: 33085364 (LAPENF)

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conferência do Cairo e desafios para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na interface com a saúde

 

 

No dia 28 de novembro próximo, às 16h30min, na Escola de Enfermagem da UFRGS, acontece evento comemorativo aos 25 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), "Direitos Sexuais e reprodutivos em discussão".


25 anos se passaram desde a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), mais conhecida como Conferência do Cairo. O evento foi um marco para que políticas e programas sobre populações deixassem de se concentrar no controle do crescimento populacional e passassem reconhecer o pleno exercício dos direitos humanos e a ampliação dos meios de ação da mulher como fatores determinantes da qualidade de vida dos indivíduos e como condição para a melhoria da situação econômica e social dos países.

As transformações pelas quais a sociedade vem passando, com o descrédito da governança democrática e pautada em direitos humanos, nos leva a refletir sobre a ameaça ao legado civilizatório e político produzido com a Conferência do Cairo. Em tal contexto, algumas questões merecem atenção especial:


• Na era das pós-verdades, como defender conceitos como gênero e sexualidade? Em que medida essas disputas narrativas conduzem à retração de políticas públicas que promovem direitos sexuais e reprodutivos?
• Quais são as condições que temos e podemos sustentar para a manutenção das conquistas antiracistas e feministas nas instituições de educação e de saúde?
• “Estado mínimo” e garantia pública de direitos sexuais e reprodutivos: quais contradições?
Com a intenção de debater essas questões, propomos este evento, o qual reunirá pesquisadores, ativistas sociais e comunidade em geral ao longo da tarde do dia 28 de novembro.


O evento contará ainda com uma atividade cultural que abordará o tema dos direitos sexuais e reprodutivos sob uma perspectiva crítica, com a participação das artistas do coletivo de teatro Panapaná, "Cunhãs - Histórias de mulheres que inspiram".

Mesa redonda com a participação:
- Télia Negrão - Rede de Saúde das Mulheres Latino americanas e do Caribe.
- Daniela Knauth - Antropologia e Medicina - UFRGS.
- Maria Luisa Oliveira- Rede Feminista de Saúde

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKWIw79lPizAL87smXzDG9juSNJOfE0Y9ByOcM5rTanZvKnA/viewform

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Atividade Integradora CULTURA COLETIVA dia 21 de novembro

 

O espaço será dedicado às artes e as manifestações populares. É dia de CULTURA COLETIVA, e os professores, alunos, técnico-administrativos e funcionários terceirizados serão os protagonistas.

Confere os nomes que vão fazer parte dessa cena cultural:

- Música popular brasileira, voz e violão com os artistas Prof. Roberto Amorim de Medeiros, Aluna Daiani Dutra e Técnico Administrativo Nilson Lucena;

- Aluna Michele Rohde coordenando declamações de poesias de poetas negros;

- Aluna Amanda Rodrigues com beatbox e Duelo das Monstras;

- Edu Silva, Tainá Suppi e Bruno Bavaresco, com poesias ilustradas;

- Performance artística com grupo de dança de estudantes do ensino médio do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, "Resistência sem fim", formado pelas alunas Ana Dias, André Luiz Peixoto, Maria Eduarda Bidart, Matheus Fonseca, Larissa Luz, Julia Sobiraisyhi Letícia Silva;

- Poesia sobre Gênero com Aluna Norma Barros.


Atividade gratuita. Venha se divertir com os colegas e amigos!!

 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Saúde

 

 

Acesse o LINK e saiba mais a respeito.

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Congresso ISMA-BR 2020




Informamos que os eventos 20º Congresso de Stress da ISMA-BR,  22º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público serão realizados de 23 a 25 de junho de 2020, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, RS. A ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) é uma associação internacional, sem fins lucrativos, que se dedica à prevenção e ao tratamento do stress.

Entre outros renomados especialistas, temos confirmada a participação da psicóloga americana Jeannie Nigam, consultora do Escritório para Saúde Total do Trabalhador® e coordenadora do Programa Bem-Estar do Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), que fará a palestra de abertura. O tema do congresso é “Viver melhor: trabalho, stress e saúde”. Serão abordados temas relacionados às constantes demandas e adversidades na estrutura do trabalho com o objetivo de criar uma maior conscientização sobre a saúde ocupacional e promover condições de trabalho saudáveis, dentro e fora das empresas, que sejam de interesse dos profissionais, das empresas e dos pesquisadores.

O evento, considerado o 3º mais importante do mundo na área do stress, reunirá professores, universitários e profissionais da área da saúde, administradores, empresários, dirigentes e gestores de RH, servidores públicos, profissionais da área de segurança pública e privada, engenheiros e técnicos de segurança. Em sua última edição, em 2019, participaram representantes de 23 estados brasileiros e DF e quatro países.

Até 23 de março serão aceitas submissões de resumos para trabalhos orais, simpósios e pôsteres na área de stress, qualidade de vida, saúde e responsabilidade social para apresentação no 20º Congresso de Stress da ISMA-BR, 22º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, que ocorrerão de 23 a 25 de junho de 2020, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre RS.

A ISMA-BR continuará oferecendo a modalidade de apresentação de pôster digital, que não requererá a participação do autor no evento. Os pôsteres digitais serão exibidos em totem no Salão de Exposição onde ocorrerá a Feira.

Informações: CLIQUE AQUIstress@ismabrasil.com.br / (51) 3222.2441

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novembro Negro na EENF dia 14

 

 

 

No mês do Dia Nacional da Consciência Negra (20), data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza, desde 2017, uma agenda unificada com o objetivo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial no ambiente acadêmico: NOVEMBRO NEGRO.

Com a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB-UFRGS), grupos de estudo e coletivos da UFRGS, professores, alunos e técnico-administrativos, em diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, realizam uma série de atividades para comemorar os avanços e refletir sobre as demandas da população negra, reafirmando a necessidade de sua (re)existência na sociedade.

Em âmbito de nossa Escola, no dia 14 de novembro próximo, das 08h às 12h, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS(Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde), será realizado o evento “Saúde da População Negra: Por que é preciso discutir sobre este tema?”, com a participação das palestrantes Tatiana Pereira Muniz e Dóris Adriana Pinto Soares.

Tatiane Muniz é Doutoranda em Antropologia Social da UFRGS e Professora em Sociologia no Instituto Federal da Bahia - IFBA.

Dóris Adriana Pinto Soares é Psicóloga, Especialista em Terapias Cognitivas pelo Núcleo de Estudos e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva de Porto Alegre. Tem diversos cursos na área da assistência social, direitos humanos e população negra. É colaboradora da Comissão de Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia do RS, sendo representante deste Conselho no Fórum Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – FETSUAS. Trabalhadora da Política de assistência social de Porto Alegre. Cria do Movimento Negro de Uruguaiana-RS Atinuke.

Organizadoras Responsáveis: Profª. Deise Lisboa Riquinho e Acadêmica Giovanna Teixeira Rodrigues.

As inscrições para esta atividade da Escola de Enfermagem podem ser feitas nesse LINK ou no local no inicio do evento.

E não esqueça! Dia 20 de novembro tem Foto Coletiva das Pessoas Negras da UFRGS (servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e funcionários terceirizados), às 12h30min, na frente da reitoria da UFRGS. Responsável: Wagner Machado (wagner.machado@ufrgs.br ).

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

II Semana Mundial do Diabetes Multidisciplinar

 

 

Nos dias 11 a 14 de novembro próximos, acontece a II SEMANA MUNDIAL DO DIABETES MULTIDISCIPLINAR.


Segunda-feira 11/11

 

09h Credenciamento (Anfiteatro EENF)

09h30min Diabete tipo 1 (Anfiteatro - EENF)

10h30min Alimentação saudável (Anfiteatro - EENF)

14h às 16h Diabetes gestacional (Anfiteatro - EENF)

 

Terça-feira 12/11

 

14h às 16h Insulinoterapia (HCPA - sala 932)

16h às 18h Alimentação saudável (HCPA - sala 832)

 

Quarta-feira 13/11

 

8h às 9h30min Insulinoterapia (HCPA - sala 932)

10h às 10h45min Hipoglicemia (HCPA - sala 930)

11h às 11h45min Pé Diabético (HCPA - sala 930)

 

Quinta-feira 14/11

 

11h Abertura (HCPA - Auditório Baldi)

● Diabetes na mulher: a gestação como uma oportunidade de diagnóstico e prevenção

12h Encerramento

 

OBS: Nos dias 13 e 14 de novembro, das 11h às 14h, ocorrerão atividades no saguão principal do HCPA, em frente aos elevadores, sobre o risco de desenvolver DM.

 

Haverá inscrições no momento do evento.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seminário Internacional Rotas Críticas X: Mulheres enfrentando as violências

 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOL/UFRGS) vai realizar, nos dias 07 e 08 de novembro próximos, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS (rua São Manoel, 963 – Campus Saúde – POA/RS), o SEMINÁRIO INTERNACIONAL ROTA CRÍTICAS X: Mulheres Enfrentando as Violências.

O Seminário, coordenado pelas Professoras Dra. Stela Nazareth Meneghel (docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e Coordenadora Substituta do do PPGCOL/UFRGS) e Dra. Montserrat Sagot (docente da Universidade da Costa Rica) terá como público alvo alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde, do campo jurídico e da segurança pública e pesquisadores e professores nacionais e internacionais. É uma iniciativa do Grupo de Estudos Rotas Críticas e do PPGCOL/UFRGS e conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade da Costa Rica, Espanha, Colômbia e várias instituições e grupos de pesquisa brasileiros.

O “Seminário Internacional Rotas Críticas é um evento cujo foco são as violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero em sua intersecção com outras categorias como raça, idade, classe social.  Essa décima edição será dirigida para o tema dos recursos mobilizados para enfrentar as violências e a misoginia, portando o tema são os enfrentamentos.   O seminário destina-se a estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores e operadores do campo da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas, e tem como objetivo oportunizar espaço para partilhar pesquisas e relatar experiências, refletir criticamente e construir estratégias coletivas para enfrentar as violências.

Em sua X edição, o “Seminário Internacional Rotas Críticas vem trabalhando com temas como violências, situações limite das violências, gênero no âmbito das políticas públicas, femicídios e feminicídios, equidade de gênero, desigualdades de gênero, mulheres e corpos feminizados em situação de prisão. Estes encontros foram realizados em São Leopoldo (I), Porto Alegre (II, III e V, VIII e IX), Rio de Janeiro (IV), Fortaleza (VI) e Campo Grande (VII). Foram publicados dois livros com os temas discutidos nos seminários: “Rotas Críticas – Mulheres enfrentando as violências” (Meneghel, 2007) e  Rotas Críticas – ferramentas para trabalhar com gênero” (Meneghel, 2009) e dois conjuntos de textos divulgados na revista Athenea digital, além de inúmeros artigos em periódicos

A programação que será apresentada nos dias 07 e 08 de novembro próximos está estruturada em palestras e grupos de trabalho nos quais serão apresentados relatos de experiência e de dados de pesquisa.  Como nas outras edições, o seminário é gratuito e fornecerá certificado de participação para aqueles que obtiverem 75% de frequência. As inscrições poderão ser feitas no local.

Constitui uma oportunidade para a aproximação entre pesquisadores, trabalhadores sociais e militantes de movimentos sociais, contribuindo para fortalecimento de redes e construção de estratégias coletivas para enfrentar as os efeitos das violências.

“Seminário Internacional Rotas Críticas já está validado pela comunidade científica, pela militância feminista, serviços de saúde e outras instituições que compõem a rede de combate às violências. Esta atividade estimula a construção e manutenção da rede de enfrentamento de violências, tem ajudado a construir parcerias de pesquisa e a divulgar trabalhos, pesquisas e experiências. Venha fazer parte você também.

OBJETIVOS

  • Refletir sobre os cenários políticos e sociais que tem gerado o aumento do conservadorismo, do ódio, da misoginia e das violências dirigidos a mulheres;
  • Identificar ações, dispositivos, ferramentas, estratégias e modos de ação para fazer frente às violências na perspectiva da interseccionalidade: classe social, raça/etnia, gênero/ sexualidade e geracionalidade;
  • Partilhar experiências de pesquisa e intervenção social visando partilhar experiências e fomentar ações de enfrentamento às violências.

 

PROGRAMAÇÃO

07.11. 2019–quinta-feira

Manhã

9h às 9h30min

Abertura: Stela Meneghel

9.30 – 10h Apresentação artística – Amanda Rodrigues Duarte

 

10h às 12h30min

Palestra: Enfrentamentos às violências

Palestrante: Dra. Montserrat Sagot - Universidade da Costa Rica.

 

Tarde

14h -15h50min

Mesas temáticas

As mesas temáticas terão o formato de rodas de conversa, para as quais serão selecionados dez trabalhos cujos resumos deverão ser enviados por email para um dos coordenadores no período de 15 a 30 de outubro.

 

Mesa 1 : Enfrentamentos na Atenção Básica

Mediadores: Aline Blaya, Paula Suzeli Bearzi, Aline Reser

 

Mesa 2: Enfrentamentos e movimento de mulheres

Mediadoras: Rita Maciazeki, Evirlene Fonseca, Ana Lucia Gomes

 

Mesa 3: Enfrentamentos e movimento negro

Mediadoras: Fernanda Bairros, Jaqueline de Oliveira

 

16h-18h

Mesa 4: Enfrentamentos e movimento LGBT

Mediadores: Daniel Canavese, Marcos Nascimento, Celio Golim

 

Mesa 5: Enfrentamentos e feminização da AIDS

Mediadores: Luciana Barcellos Teixeira, Gerson Winkler, Evelin Brand

 

Mesa 6: Enfrentamentos em populações afrodescendentes

Apresentadores: Izabella Matos, Manuel Mahoche, Nadege Jacques, Gisele Gomes

 

Mesa 7: Enfrentamentos a violências contra mulheres idosas

Mediadores: Roger Ceccon, Konrad Guterres Soares

 

08.11.2019 –Sexta-Feira

Manhã

8h – 10h

Palestra: Paola Yañez – Enfrentamentos e população negra

Movimiento de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de La Diáspora.

Mediação: Fernanda Bairros

 

10h30min – 12h30min

Palestra: Marcos Nascimento - Enfrentamentos e população LGBT

FIOCRUZ

Mediação: Daniel Canavese

 

Tarde

14h30min às 16h30min

Palestra: Linguagens e discursos para fazer frente á violência

Lupicinio Iniguez (UAB)

 

16h30min – 17h

Palavras finais

 

Exposição fotográfica

A exposição tem por objetivo publicizar fotos de profissionais e amadores relativas ao tema dos Enfrentamentos.

Cada autor pode enviar até três fotos tamanho 20 cm X 30 cm, jpg, 300 DPI acompanhadas de cartão branco contendo título da foto e nome da (o) autor(a).

Encaminhar para o e-mail: ppgsc@ufrgs.br .

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SITPS 2019 - Simposio Internacional Transparência da Pesquisa em Saúde

 

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2019, no Salão de Atos e Centro Cultural da UFRGS, acontece o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPARÊNCIA DA PESQUISA EM SAÚDE (SITPS 2019), evento que busca qualificar e ampliar as potencialidades da pesquisa nesta área, promovendo discussões e fomentando ações que objetivem condutas de pesquisadores e instituições mais transparentes, com o objetivo de tornar a pesquisa mais aberta e aproveitável.

A chamada para transparência envolve a ação dos participantes de pesquisa, pesquisadores e instituições dispostos a pensar a ciência com mais qualidade e impacto real.

Alunos de graduação e pós-graduação da área da Saúde também estão convidados a participar. Terão a oportunidade de entenderem e, parcialmente, se habilitarem nos diversos processos envolvidos e necessários para se aumentar a transparência em pesquisa, o que lhes possibilitará a rápida e necessária aplicação desses processos nas diferentes fases (e.g., planejamento, condução, relato) dos estudos que estão envolvidos. É o público que mais pode absorver as práticas que serão discutidas e demonstradas no SITPS 2019, bem como implementar mudanças sólidas para o futuro, já que estão iniciando ou se consolidando como investigadores na área da saúde.


PROGRAMAÇÃO:

 

DIA 1 (Sexta-Feira) – 08/11/2019 – das 7h30min às 18h10min

Local: Salão de Atos, UFRGS

7h30 – 8h15  | Cadastramento

8h15 | Abertura

8h30 às 10h | Painel de discussão | Transparência: do pesquisador à instituição

Painelistas

Antônio Carlos Carlos Côrtes
Participante de pesquisa

Odir Antônio Dellagostin
Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do

Olavo Amaral
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Patrícia Ahston-Prolla
Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Pedro Curi Hallal
Universidade Federal de Pelotas

Moderador
Airton Tetelbom Stein
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

10h às 10h30 | Intervalo

10h30 às 11h15 | Conferência Internacional* | Assessing researchers for hiring and promotion: should we use best publication practices?

Conferencista
David Moher
Ottawa Hospital Research Institute

Moderadora
Tatiana Cenci
Universidade Federal de Pelotas

*Haverá tradução simultânea inglês-português.

11h15 às 12h15 | Mesa-redonda | Integridade científica em publicações

Maria Cecília Minayo
Fundação Oswaldo Cruz
Revista Ciência e Saúde Coletiva

Solange dos Santos
SciELO (Scientific Electronic Library Online)

Moderador
Ricardo Kuchenbecker
UFRGS / HCPA

12h20 às 14h | Intervalo

14h às 14h45 | Mesa-redonda | Iniciativas em transparência científica

David Soeiro
Universidade Federal de Minas Gerais

Letícia Strehl
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Olavo Amaral
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Moderador
Felipe Pivetta Carpes
Universidade Federal do Pampa

14h45 às 15h45 | Mesa-redonda | Comunicação de ciência

Alexandra Ozorio de Almeida
Revista Pesquisa FAPESP

Sabine Righetti
Universidade Estadual de Campinas

Moderadora
Elisa Koplin Ferraretto
Hospital de Clínicas de Porto Alegre

15h45 às 16h15 | Intervalo

16h15 às 17h | Conferência Internacional* | Práticas transparentes na pesquisa em saúde

Conferencista
Michael Schüssel
EQUATOR Network, University of Oxford

Moderadora
Carla Denise Bonan
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

17h00 às 17h45 | Painel de discussão | Desafios da formação e carreira científica

Painelistas

Fernanda Bairros
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pâmela Carpes
Universidade Federal do Pampa

Tatiana Engel Gerhardt
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Stela Maris Kuze Rates
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Moderadora
Lúcia Campos Pellanda
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

17h50 às 18h10 | Fechamento do Dia 1

 

>> A partir das 19h | Happy hour
(Local: Los Cinco Parrillaria –
clique aqui para ver no Google Maps)


 

DIA 2 (Sábado) – 09/11/2019 – das 8h30m às 12h

Local: Centro Cultural – UFRGS

Workshop 1 – Mulheres na Ciência
Coordenadora: Pâmela Billig Mello Carpes (Lattes)

Programação resumida do workshop::
– Introdução interativa ao tema
– Distribuição dos cientistas por gênero no mundo e no Brasil.
– Mulheres e posições de destaque na ciência
– Preconceito de gênero
– O que podemos fazer para contribuir para a participação efetiva das mulheres na ciência
– Considerações finais e recomendações

Workshop 2 – Ciência emergente, sensível e aberta
Coordenador: Daniel Canavese (Lattes)

Programação resumida do workshop::
– Elaboração de projetos que investigam problemas complexos na área da saúde
– Uso, disponibilidade e organização de bancos de dados secundários
– Ancoragens metodológicas integradas
– Divulgação de resultados criativa e de acesso múltiplo

Workshop 3 – Coleta e manejo de dados em pesquisa
Coordenador: Diogo Ferreira (Lattes)

Programação resumida do workshop::
– Técnicas e ações para estruturação de dados e construção de questionários
– Aspectos básicos para uso de tecnologias no planejamento de questionários
– Construção de questionários e gestão de coleta de dados utilizando a plataforma aberta Otus
– Atividades práticas para implementação de questionários, seguindo boas práticas para entrada de dados, condução de entrevistas (com base em aspectos técnicos) e extração de informações através da plataforma Otus

Workshop 4 – Jornalogia e Guias de Reporte/Relato na Pesquisa Científica
Coordenadores: Lucas Helal, Maximiliano Cenci, Rafael Sarkis Onofre, Tatiana Cenci

Programação resumida do workshop::
– Introdução sobre publicações científicas e EQUATOR Network
– Ética em ciência
– Guidelines em pesquisa científica (guias de relato)
– Leitura e escrita crítica

Observações: o workshop será oferecido em língua portuguesa, porém, exige de seus participantes no mínimo um nível intermediário de inglês, já que as atividades de apresentação e exercícios serão primariamente neste idioma.

Workshop 5 – Construção de projetos de pesquisa transparente na graduação, mestrado e doutorado:
Coordenadores: Cíntia Botton, Angélica De Nardi, Lucas Porto Santos

Programação resumida do workshop:
– Como identificar um problema de pesquisa
– Como reunir material para uma revisão de literatura
– Como estruturar uma introdução/revisão de literatura de forma colaborativa
– Delineamento do estudo: pontos importantes antes de iniciar a execução do projeto
– Condutas úteis nas definições metodológicas
– Ferramentas que podem ser usadas para guiar a descrição da metodologia
– Formas de apresentar os resultados
– Como lidar com resultados negativos
– Pontos importantes da discussão dos resultados

As inscrições para este evento estão abertas e você pode fazê-la acessando o LINK da Fundação Médica do RS – FUNDMED.

Acesse https://sitps2019.com/ e conheça o time de palestrantes convidados e mais informações a respeito.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

PROF Saúde – Mestrado Profissional em Saúde da Família: INSCRIÇÕES PRORROGADAS

 

A UFRGS, uma das instituições associadas na oferta do  PROF Saúde – Mestrado Profissional em Saúde da Família, coordenado pela ABRASCO e Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ está com as inscrições abertas para a turma 2020.

 

As inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família/UFRGS, turma 2020 foram prorrogadas até o dia 6 de dezembro de 2019. As inscrições devem ser feitas na Escola de Enfermagem/UFRGS, na rua São Manoel, 963, Porto Alegre/RS, sala 205 das 09h às 17h.

 

O mestrado se destina a médicos, dentistas e enfermeiros que trabalhem na APS no Rio Grande do Sul, sendo duas vagas para cada categoria. O Curso é gratuito e majoritariamente EAD com alguns encontros presenciais.

 

Confira o Edital no site do PPGCOL/UFRGS no link https://www.ufrgs.br/ppgcol/wp-content/uploads/Chamada-P%C3%BAblica-01.2019_turma-Multiprofissional.19.08.2019.pdf onde você encontrara informações sobre documentação, cronograma e processo seletivo.

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Servidora da Escola de Enfermagem é premiada pelo Hospital Albert Einstein

 

 

 

 

A Enfermeira Geana Silva dos Santos, servidora lotada na Escola de Enfermagem/UFRGS e doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS), foi premiada com o primeiro lugar numa competição de criações destinada aos profissionais que atuam e aos interessados em simulação realística, que buscam por inovações na área e que utilizam da criatividade para criar seus próprios recursos (SIMLAB), em evento promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo no mês passado.

A premiação aconteceu durante a realização do II Simpósio Einstein de Simulação e IV Simpósio Internacional de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Simulação - ABRASSIM. Geana dos Santos representou a UFRGS e inscreveu o simulador de punção venosa (braço híbrido), ganhou o primeiro lugar na competição, recebendo como prêmio uma inscrição para o International Meeting on Simulation in Healthcare que ocorrerá em Los Angeles/EUA.

Geana é orientanda dos Professores Carlos Bergmann e Carla ten Caten e participa do grupo de pesquisa em Health Tech voltado ao desenvolvimento de produtos para a área da saúde, juntamente com a Profa. Aline Callegaro.

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital de Concursos Públicos nº 20 de 22/10/2019: provimento cargos vagos para Professor Adjunto A

Edital de Concursos Públicos nº 20 de 22  de outubro de 2019. Estarão abertas, no período de 18/11/2019 a 02/12/2019, as inscrições para Concursos Públicos de Provas e Títulos, para a Carreira do Magistério Superior, com nomeação em conformidade com as disposições da Lei nº 8.112, de 11/12/1990.

 

O concurso visa ao provimento de cargos vagos na Classe A denominação Professor Adjunto A, em regime de trabalho de 40 horas com Dedicação Exclusiva (turno diurno e/ou noturno).

 

As inscrições serão realizadas online (não realizar entre 22h e 00h).

 

Dentre as áreas oferecidas temos Enfermagem, Subárea Enfermagem Obstétrica. Requisitos Específicos: Graduação em Enfermagem e Doutorado em Ciências da Saúde ou Ciências Humanas. Denominação: Adjunto A Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva Vagas: 01 Unidade: Escola de Enfermagem Departamento: Enfermagem Materno-Infantil - DEMI Contato: (51) 3308.5233 – E-mail: mari@enf.ufrgs.br.

 

Para maiores informações, acesse esse LINK.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lançamento CONTOS CONTEMPORÂNEOS 2019

 

A Professora Dora Lúcia Correa de Oliveira convida a comunidade da Escola de Enfermagem da UFRGS a prestigiar o lançamento do livro CONTOS CONTEMPORÂNEOS 2019, coletânea de contos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche realizada no Instituto Contemporâneo, que irá acontecer no dia 04 de novembro próximo, segunda-feira, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

 

16 h - Painel - OFICINA DE CONTOS CONTEMPORÂNEOS 2019

Alcy Cheuiche, Juremir Machado da Silva e os autores da obra conversam sobre o livro da oficina.

Local: Sala O Retrato, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo - CCCEV

Rua dos Andradas, 1223 -  4º andar -  Porto Alegre/RS

 

17h30min - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Local: Memorial do Rio Grande do Sul

Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico
Porto Alegre/RS

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------