Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

22 de maio: Live sobre "Suicídio em tempos de Coronavírus"

 

Transmissão ao vivo será realizada pelo canal da Escola de Saúde Coletiva da UFSC no YouTube,no dia 22 de maio a partir das 14h30min.

 

 

 

 

Seleção para Mestrado em Enfermagem

Edital 03/2020 -

Seleção para o Curso de Mestrado em Enfermagem

Clique aqui

O olhar da Saúde Coletiva sobre a pandemia do COVID-19

 

 

Nessa quinta-feira, dia 21 de maio, às 18h30min, vai ocorrer mais uma Roda de Conversa da Graduação: Saúde Coletiva em Casa e terá como tema O olhar da Saúde Coletiva sobre a pandemia do COVID-19.

A atividade será desenvolvida em sala virtual do HCPA, com acesso através do link:

https://bit.ly/saude-coletiva-em-casa


¨Saúde Coletiva em casa¨ consiste em uma série de encontros virtuais  com a participação de todos os professores do curso, estudantes e técnicos-administrativos do Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS.

Agendem-se e participem!

 

Atividade Integradora: "Rompendo o pacto racista: colocando o branco em questão"

A atividade é voltada para a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem e será desenvolvida em ambiente virtual, via Mconf da UFRGS,

com acesso através do link:


https://mconf.ufrgs.br/spaces/saude-coletiva-em-casa-dialogos-da-comunidade-do-bacharelado-em-saude-coletiva

 

 

 

 

CARTA ABERTA

A ESCOLA DE ENFERMAGEM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul manifesta seu apoio na defesa do #LuteComoUmaEnfermeira.

No dia 12/05/2020 comemoramos o “Dia Internacional da Enfermagem” e, neste ano festejamos 200 anos da Enfermagem Moderna, tendo como tema “Enfermeiros: uma voz para liderar – Levando o mundo para a Saúde”.

Não podemos nos furtar que essas comemorações tragam à tona o valor dos enfermeiros nas equipes de saúde.

Vivemos um momento crítico na saúde e no país, em que o enfrentamento da Pandemia Covid 19, tem exigido firmeza e atitudes corajosas na defesa da vida, enquanto “direito de todos e dever do estado”, um direito constitucional e fundamental.

E, alertamos aos gestores e lideranças da sociedade sobre a necessidade de ações que promovam a dignidade no cuidado à vida das pessoas.

A "carta aberta" é uma iniciativa significativa que descortina uma luta fundamental de políticas sociais e econômicas que visem prover condições ao pleno exercício da saúde como direito fundamental.

 

CARTA ABERTA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA
À POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

O ato do dia primeiro de maio, protagonizado pela Enfermagem do Distrito Federal, demonstrou a necessidade dos profissionais da saúde levantarem-se em combate à política genocida do atual presidente Jair Bolsonaro. Isso porque a defesa da vida da população brasileira é incompatível com as afirmações e condutas do poder executivo nacional.

É preciso que o Brasil saiba que o ato inicialmente pensado para homenagear as vítimas da COVID-19, exigir que os EPI's cheguem às unidades de saúde em quantidade e qualidade necessárias e alertar sobre importância do isolamento social foi violentado por apoiadores do presidente que não admitem qualquer posicionamento crítico contrário ao governo e negam que o coronavírus proporcione uma situação de saúde pública grave, com um aumento cada vez maior de mortes de milhares de pessoas no Brasil. Felizmente, a força e a coragem das enfermeiras do DF não foi apagada pela truculência e negacionismo que têm crescido em nosso país e até o momento isso tem acontecido com a ausência de ações institucionais para interrompê-la.

Enquanto isso, o vírus fez mais de 7 mil mortos e o Brasil assume o 7º lugar em óbitos mundiais, Bolsonaro segue na sua política apoiando as carreatas da morte e os atos antidemocráticos que aglomeram pessoas e vão na contramão das orientações da OMS de combate à COVID-19.

A Enfermagem é a linha de frente no atendimento às vítimas do coronavírus abrangendo cerca de 60% dos trabalhadores do SUS - mesmo sem EPI's ou recursos materiais e com sobrecarga de trabalho e baixos salários - ela é quem continua a atender os doentes dessa pandemia, salvando vidas e sendo vítima da infecção. Até o presente momento, são mais de 50 técnicos e enfermeiros mortos vítimas da COVID-19. Nós queremos todos os nomes das vítimas numa plataforma pública, pois queremos honrar a memória de nossos mortos!

É de extrema importância que as entidades representativas da Enfermagem, regionais e nacionais, entendam a necessidade de lutar contra o projeto negacionista, eugenista, higienista e anti científico protagonizado por Bolsonaro, que tem levado a uma aceleração de mortes pela COVID-19.

Diante disso, consideramos fundamental organizar no dia 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) potentes atos políticos, respeitando o distanciamento social e mostrando a importância da Enfermagem no combate à pandemia. Convidamos todos os profissionais de enfermagem e da saúde a realizarem atos simbólicos em seus postos de trabalho neste nosso dia. Compartilhe! #LuteComoUmaEnfermeira

 

Nossas principais bandeiras de luta são:

 

1 - Defesa do isolamento/distanciamento social e contra a política negacionista, eugenista, higienista e anti ciência de Bolsonaro;

2 - Defesa do SUS público, estatal, equânime, gratuito, de qualidade devidamente financiado;

3 - Pelo direito do trabalho seguro com dimensionamento de pessoal e EPI's em quantidade e qualidade adequados;

4 - Defesa do direito ao piso salarial, 30hs semanais e aposentadoria especial para todos os profissionais de saúde;

5 - Revogação imediata da EC 95, da Lei de Responsabilidade Fiscal e a Desvinculação de Receitas da União e dos Estados que limitam os gastos com todas as políticas sociais, particularmente para a saúde;

6 - Apoio aos projetos que concedem pensão especial a familiares de profissional de saúde mortos pelo COVID-19

7 - Garantia do auxílio emergencial e benefício social extraordinário a todos trabalhadores informais e precários afetados pela crise e/ou desempregados.

 

Assine esta carta: https://forms.gle/yyLWqEmayxgDG6zo9,

Nota Conselho de Saúde e Ambiente de Trabalho (CONSSAT)

O Conselho de Saúde e Ambiente de Trabalho (COSNSAT) foi criado pela Reitoria da UFRGS, conforme Regulamento aprovado pela PORTARIA nº 1992, de 19 de maio de 1997 que disciplina a implantação e funcionamento da CONSAT e das COSATs junto às diversas Unidades e Órgãos desta Universidade.

A Comissão de Saúde e Ambiente de Trabalho da Escola de Enfermagem (COSAT-enf) tem como finalidade a melhoria das condições de saúde no trabalho e do meio ambiente na Escola de Enfermagem, buscando soluções que promovam um estado de bem-estar físico, psíquico e social do trabalhador e a qualificação do meio ambiente laboral, tendo, principalmente, uma função preventiva.Para tal, a participação dos servidores técnicos administrativos e docentes é fundamental.

Os componentes da COSAT-enf incluem as docentes Sônia Beatriz Cócaro de Souza, Regina Witt e Juliana Petri Tavares e os servidores técnico-administrativos, enfª Débora Schimitt Porto e Ernani Colfosco Eschiletti.

O Curso de formação para os membros da COSAT finalizou em 2019/2 e desde então, a Comissão têm realizado reuniões mensais visando planejamento e execução das atividades. Durante o mês de abril, as reuniões passaram a ser semanais em função do planejamento das ações voltadas à crise sanitária gerada pelo COVID 19.

Seguimos realizando trabalho remoto! Estamos construindo a página da COSAT-enf que está vinculada à página da Escola e outros meios de comunicação que possam nos aproximar da comunidade da Escola de Enfermagem.

Contato com a COSAT EENF:

Ramal: 5369

Email: cosat-enf@ufrgs.br

Roda de Conversa da Graduação: Saúde Coletiva em Casa

ATIVIDADE DIRIGIDA À COMUNIDADE DA SAÚDE COLETIVA DA UFRGS

 

O ambiente virtual será o Mconf da UFRGS, na Sala Virtual, no MCONF:

https://mconf.ufrgs.br/spaces/saude-coletiva-em-casa-dialogos-da-comunidade-do-bacharelado-em-saude-coletiva

 

 

 

 

 

A Coordenadora da Comissão de Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, Profª. Marilise Oliveira Mesquita, informa à comunidade acadêmica do curso de saúde coletiva que no mês de maio estarão ocorrendo encontros virtuais às quintas-feiras, às 18h 30min, com todos os professores do curso, estudantes e técnicos.

 

A programação inicia dia 07 de maio próximo, num total de 04 encontros. No lançamento desta atividade, teremos uma Roda de Conversa da Graduação: Saúde Coletiva em Casa.

 

Dia 14 de maio às 18h30min - Atividade Integradora  com a professora Dra. Lia Veiner Schuman com o tema ¨Rompendo o pacto Racista: colocando o branco em questão¨.

 

Para os dias 21/05 e 28/05,  as Rodas de Conversa da Graduação: Saúde Coletiva em Casa terão seguimento com temáticas a serem divulgadas.

O ambiente virtual será o Mconf da UFRGS e na sequência será enviado o link da sala para a comunidade da saúde coletiva da EENF UFRGS poder participar.

Agendem-se e não percam estes debates!

Vacinação drive-thru contra a gripe acontece nesta quinta-feira (30)

Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFRGS, em parceria com o Serviço de Atenção Primária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Saúde, promovem a 4ª edição de vacinação drive-thru contra a gripe nesta quinta-feira (30/04).

 

Podem se vacinar idosos, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e das forças de salvamento e segurança. Imunização será apenas dentro do veículo.

 

As vacinas serão aplicadas das 9h às 15h, no McDonald’s localizado na esquina das avenidas Silva Só e Ipiranga, ao lado do Campus Saúde da UFRGS. A entrada de veículos deve ser feita pelo estacionamento, na Avenida Felipe de Oliveira.



No caso de doentes crônicos, é necessário apresentar atestado médico ou receituário de uso contínuo de medicamentos para a doença crônica e documento de identidade com foto.
Para ser vacinado, não é preciso ter vínculo com a Universidade.

Evento: Ano Internacional da Enfermagem e a COVID-19



Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vai promover a atividade extensionista virtual "ANO INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM: atuação dos profissionais no combate da COVID-19" no próximo dia 12 de maio. O evento estará hospedado na página do Laboratório de Ensino Virtual – LEVi (https://www.ufrgs.br/levi/e estará disponível a partir do dia 12/05/2020 às 8h30min. Cada pessoa poderá prestigiar o evento de acordo com suas possibilidades, estando esta página disponível até dia 20/05/2020 às 20h.

Foi criada uma programação especialmente para esse momento, que contará com a discussão das seguintes temáticas:

  • Ano Internacional da Enfermagem e Bicentenário de Florence Nightingale.
  • Atuação de Enfermeiros em diferentes contextos de saúde no mundo.
  • Prática avançada de Enfermagem na APS.
  • Atuação do Enfermeiro no teleatendimento e teleconsultoria no enfrentamento da COVID- 19.
  • Atuação do Enfermeiro na APS e na alta complexidade no contexto de pandemia.
  • Depoimentos de Enfermeiros especialistas conforme áreas de atuação.

 

Haverá também depoimentos de Enfermeiros em várias áreas de atuação e convidados internacionais que darão um retrospecto de suas vivências profissionais na Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra e EUA.

A inscrição é gratuita e já está em andamento, pelo link: https://www.ufrgs.br/levi/inscricoes-12-de-maio/

O certificado será disponibilizado ao participante inscrito que cumprir 75% dos “desafios” ao longo da programação.  Entretanto, salienta-se que os certificados estarão disponíveis para impressão, conforme as orientações no link https://www.ufrgs.br/prorext/central-do-extensionista/certificados/, a partir de uma data a ser comunicada nesta página, e mediante o pagamento de uma taxa administrativa da universidade.

A Escola de Enfermagem espera que os participantes tenham um ótimo Evento e conta com sua Participação!

Grande abraço virtual da Comissão Científica:

Dra. Márcia KojaBreigeiron – Coordenação Geral

Dra. Cecília DrebesPedron

Dra. Alessandra Vaccari

Dra. Letícia Becker Vieira

Dra. Gisela Souto de Moura

Dra. Idiane Rosset

Dra. Deise Riquinho

Publicações

Lista de links de lojas online com delivery ou entrega programada em POA:

 

Mercado Público de Porto Alegre:
https://mercadopublico.com.br/

Hortifruti e Produtos Naturais:
http://hortifruticrestani.com.br/
https://www.maisquitanda.com.br/
https://freshorganicos.com.br/

https://www.sosfeira.com.br/

http://www.sauzen.com.br/

https://mundoleve.com/

https://www.localfarmers.com.br/
https://www.oemporiodobem.com.br/
https://sitiodoguido.com/

Supermercados:
https://shoppr.com.br/

https://www.magodrive.com.br/

https://www.lojazmart.com/

Casa de Carnes:
https://zero51carnes.com.br/

https://www.gadaria.com.br/

Farmácia:
https://www.drogaraia.com.br/

https://www.paguemenos.com.br/

https://www.panvel.com/

Pets:
http://www.molecao.com/
https://www.cobasi.com.br/

https://www.petz.com.br/

Ferragem:
https://www.ferragemigor.com.br/

https://www.tuacasaferragem.com.br/

https://thony.com.br/

http://www.ferragem3irmaos.com.br/

Aplicativo Rappi além de delivery de comida, disponibiliza delivery de supermercados (Asun, Carrefour, Comercial Zaffari, Mercado Brasco), farmácias (DrogaRaia, Panvel, PagueMenos), petshop (Petz, Águia), entre outros (Kalunga) Aplicativo iFood além de delivery de comida, disponibiliza delivery de mercados (Gecepel), fruteiras, lojas de produtos naturais, padarias e casa de carnes.

Debate na EENF - Racismo Estrutural: Desafios e Enfrentamentos Antirracistas

 

Racismo estrutural: desafios e enfrentamentos antirracistas é o título da palestra da segunda Atividade Integradora do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva/UFRGS, atividade que acontece em parceria com o projeto de extensão Diálogos Negros.

O evento contará ainda com a participação do Projeto Meninas Crespas. Movimento de valorização da estética e da história negra, através do cabelo Afro, resgatando a autoestima de crianças e jovens do bairro Restinga. Mais informações no meninascrespas.com.br, no Facebook, Instagram e canal no Youtube.

Não há necessidade de inscrição prévia, é uma atividade aberta à comunidade em geral. Estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva terão os créditos da atividade. Demais participantes poderão se inscrever no local e receberão certificado de atividade de extensão.

A atividade será realizada no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS (Rua São Manoel, 963 - térreo - POA/RS), com início às 18h30min.

 

Recepção aos calouros na EENF

A Escola de Enfermagem esteve em festa nesta última quinta-feira (05/03), com a chegada dos calouros dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva. Abrindo as comemorações de aniversário da Escola, que completa 70 anos em dezembro próximo, professores, alunos veteranos e técnicos-administrativos acolheram os bix@s deste primeiro semestre de 2020 com muita alegria e proporcionando informações uteis para os recém ingressos.

 

 

A atividade foi coordenada pela Diretora da EENF, Profª. Gisela Maria Schebella Souto de Moura, que contou com a presença da Vice-Reitora da UFRGS, Profª. Jane Tutikian, e da Coordenadora do TUA UFRGS, Márcia Carlotto.

Em sua fala, a Profª. Jane deu as boas-vindas e entusiasmou a plateia quando referiu que os jovens ingressantes são os melhores, pois estão ingressando na melhor Universidade do País. Ressaltou que além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, os estudantes poderão aproveitar a série de atividades culturais e artísticas que a Universidade oferece em seus diversos espaços. Concluiu que tudo isto faz parte da vida acadêmica e contribui para a formação integral e de qualidade que a UFRGS propicia.

 

 

Márcia Carlotto apresentou aos estudantes a TUA UFRGS, central de atendimento ao aluno, que foi criada para facilitar a vida universitária. Explicou que é uma estrutura multicanal que permite acesso aos serviços da Universidade de maneira virtual ou presencial, seja pelo catálogo de serviços oferecidos on line ou visitando uma de suas unidades no Campus Centro, Campus do Vale e Litoral Norte.

 

Aos ingressantes, foram apresentadas as Coordenadoras da Comissão de Graduação em Enfermagem, Profª. Graziella Badin Aliti; e da Comissão de Graduação em Saúde Coletiva, Profª. Marilise de Oliveira Mesquita; as chefias dos departamentos de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Profª. Ana Karina S. Rocha Tanaka; de Enfermagem Materno-Infantil, Profª. Ivana de Souza Karl; e de Saúde Coletiva, Profª. Tatiana Engel Gerhardt. Ainda, a Bibliotecária-Chefe Amanda de Abreu Gularte e os servidores do Setor Acadêmico da Escola de Enfermagem: André Luiz Martins Cardoso, Gabriela Medeiros Galvan, Luis Filipe Maciel Jacinto (Chefe do Setor) e Reginaldo Gonçalves Moraes.

A estas atividades seguiu-se uma visita guiada à biblioteca da Escola, dinâmica da teia, distribuição de balões e brindes, tendo por fechamento uma confraternização no pátio interno da Escola.

A Diretora da Escola, Profª. Gisela Souto de Moura, festejou poder desfrutar destes momentos com os estudantes, ter a comunidade acadêmica da EENF reunida para celebrar os 70 anos de nossa instituição ao mesmo tempo em que saudamos os novos que chegam.

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula Aberta - STRONGER: Notas Antropológicas sobre Familia, (Necro)Política e Metodologias de Pesquisa

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novo Coronavirus em discussão na EENF UFRGS

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESULTADO EDITAL PRAE/EENF 01 2020/1

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital 01/2020 PAG Saúde Coletiva - PRORROGADO

Atenção Graduandos(as) em Saúde Coletiva, Boa noite,

 

Oportunidade de concorrer à bolsa de Monitoria de Acompanhamento Discente PAG:

 

Foram prorrogadas as inscrições para Monitoria de Apoio a Graduação (PAG) até Sexta-feira, dia 13 de março de 2020!

 

Confiram o edital retificado e participem!

 

*Façam a sua inscrição preenchendo o Formulário na Secretaria Administrativa da Escola de Enfermagem junto ao Setor Acadêmico.

 

Verifiquem, em anexo, o Edital N.º 01/2020 da Monitoria PAG com as demais datas prorrogadas, como:

*A entrevista de Seleção será no dia 16 de março de 2020, na sala 202 da EENF, às 17h30min, os(as) candidatos(as) deverão entregar o histórico escolar e a disponibilidade de horário.

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------