NOTÍCIAS

EEnf UFRGS abre suas portas para comunidade

Foto: Junior Rodrigues

 

Acontece nesse sábado (19/05) o Programa UFRGS Portas Abertas, que tem por objetivo integrar Universidade e comunidade e mostrar, aos futuros alunos, o que faz em ensino, pesquisa e extensão.

Em 2018, o número de atividades oferecidas é o maior de todos os tempos: serão 1.095 registradas, contra 957 em 2017, um crescimento de quase 15%. A expectativa de público é de 12 mil pessoas, e mais de 200 escolas de todo o Rio Grande do Sul devem ser recebidas, conforme informações contidas no portal do evento.

A Escola de Enfermagem já está preparada para receber visitantes individuais ou grupos escolares, no horário das 08h às 14h.

Nesta edição, os cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva organizaram 15 atividades, sendo algumas  inéditas.

Os alunos poderão participar de rodas de conversa, oficinas e palestras que tratam sobre os cursos e atuação dos Enfermeir@s e Sanitaristas (bacharel em Saúde Coletiva), de forma a permitir aos visitantes descobrir suas potencialidades, conhecer os desafios que irão enfrentar nessas profissões e vivenciar o ambiente acadêmico de nossa Universidade.

Dentre as ações programadas teremos: - A Saúde Coletiva na construção da equidade e no respeito à diversidade; - Oficinas de bonecos; - A Diversidade na Universidade; - Apresentação do Bacharelado em Enfermagem; - Visita guiada à Biblioteca Setorial da Escola, - Mídias Sociais e a comunicação científica aberta na área de enfermagem; - Práticas simuladas em Enfermagem; - Segurança do Cidadão nos Serviços de Saúde, - Treinamento de Cuidadores de Idosos e Deficientes Físicos, - Prevenção de Acidentes na Infância, - Falando sobre Inimigos Silenciosos, - O que faz o(a) Enfermeiro(a)? Liga Acadêmica de Enfermagem; - Roda de Conversa: Políticas de Saúde; - Portas Abertas para a Promoção e Prevenção em Saúde; e Projeto de Extensão: Roda de Conversa na FASE.

 

Portas Abertas em números na EEnf UFRGS

 

No ano passado, a Escola teve a visita de aproximadamente quatrocentas pessoas.

De acordo com dados de um levantamento realizado em 2017 pelos alunos da disciplina Unidade de Produção Pedagógica, Pesquisa e Bioestatística II, do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS, coordenado pela Profª. Fernanda Bairros, que entrevistou o público participante do evento na Escola, 92,9% dos visitantes declararam estar estudando, sendo que, desta totalidade, 74,2% estavam cursando o Ensino Médio. A média de idade dos participantes que estiveram na EEnf UFRGS foi de 19 anos, variando de 13 a 70 anos. A maioria das entrevistadas era do gênero feminino (80%), oriundas de diferentes cidades. Num total de 59 cidades de residência citadas, em primeiro lugar tivemos Porto Alegre (23%), seguida de Novo Hamburgo (5,6%), Canoas (4,6%), Teutônia (4,3%) e Gravataí (3,8%). Com relação à raça/cor, cerca de 80% se autodeclararam brancas; 17,5% negras (somando pretas e pardas); 1,2% indígenas; e 1% amarelas (orientais).

A Escola de Enfermagem espera superar o número de visitantes este ano.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Visitantes individuais não precisam de inscrição prévia.

A Escola de Enfermagem está localizada no Campus Saúde, na rua São Manoel, 963 – Bairro Santa Cecília – Porto Alegre/RS.

A programação completa do UFRGS Portas Abertas 2018 está disponível neste link.

 

Foto: Camilla Schneck

 

_____________________________________________________________________________________________________________

Luta Antimanicomial - balanço e atividades

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (GEPESM) não está alheio às mobilizações sociais para reafirmação dos princípios da Luta Antimanicomial, especialmente após os atuais retrocessos da Política Nacional de Saúde Mental, sinalizando o retorno dos manicômios. Nesta segunda-feira (14/05), realizou-se no pátio da Escola de Enfermagem da UFRGS uma produção coletiva de um varal interativo, que teve como disparador a frase: ´Desculpe o transtorno, estamos em Reforma Psiquiátrica!´. No período da tarde, realizou-se uma reflexão sobre as práticas de saúde mental na Economia Solidária, contando a participação da Cooperativa Geração POA do município de Porto Alegre. Além disso, houve a realização de uma oficina de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, que apresentou um momento de meditação, conduzida por um aluno da graduação.

Na quarta-feira (16/05), professores e alunos membros do grupo participaram da caminhada de apoio a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Junto com vários profissionais, entre pesquisadores, alunos, usuários e familiares, o trajeto foi do Mercado Público até a Assembleia Legislativa, onde ocorreu debate sobre a defesa das políticas de saúde mental e dos serviços da RAPS.

As atividades seguirão até sexta-feira (18/05). Neste dia haverá uma roda de conversa sobre Redução de Danos na atenção ao usuário de drogas, às 14 horas, no Anfiteatro da Escola.

É imprescindível o reconhecimento do impacto positivo no cuidado em saúde mental. As discussões sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira nos permitiram alcançar o entendimento no âmbito das políticas, na oferta diversificada de serviços e na inovação/criação de práticas/atitudes não manicomiais de cuidado em saúde. O contexto atual brasileiro tem nos apresentado importantes desafios. É urgente a mobilização e resistência para assegurar a consolidação dessas políticas, conquistadas nos últimos 30 anos de luta, na direção da construção de um cuidado em liberdade que inspire e transforme o cotidiano dos serviços de saúde, universidade e sociedade.

Toda comunidade está convidada à participar e refletir sobre a produção de um cuidado em liberdade.

#PorUmaSociedadeSemManicômios
#ManicômioNuncaMais
#PsiquiatriaDemocrática

Avaliação MEC/INEP - Curso de Enfermagem Ufrgs

 

 

A Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira vinculado ao Ministério da Educação (INEP/MEC) conferiu Conceito 5 de qualidade, com renovação de reconhecimento, ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (nota máxima).

Para o processo avaliativo, a comissão orientou-se pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS (2016-2026), bem como na visita in loco à Escola de Enfermagem/UFRGS ocorrida entre os dias 02 a 05 de maio de 2018.

Na agenda de trabalho, foram realizadas visitas às instalações físicas da sede do Curso; apreciação de infraestrutura; reuniões com Reitor, Pró-reitor de Graduação e SAI, com Direção da Unidade; com a Comissão de Graduação em Enfermagem - COMGRAD ENF, com o Núcleo de Avaliação da Unidade – NAU, com docentes que atuam no Curso, com a Comissão Própria de Avaliação da Universidade – CPA/UFRGS, alunos de todos os períodos e turmas, visita a campos de práticas e de estágios curriculares obrigatórios.

Dimensões avaliadas e respectivos conceitos: 1) organização didático-pedagógica - 4,89; 2) corpo docente- 4,91; e 3) tutorial e infraestrutura – 4,50; final. Resultado: conceito final 5 de qualidade.

A Direção da Escola de Enfermagem, Professoras Gisela Maria Schebella Souto de Moura e Agnes Olschowsky, congratulam-se com a comunidade EEnf UFRGS:

 

Esta notícia foi um presente para nós, em especial, porque chegou exatamente no período em que estamos comemorando a Semana de Enfermagem de 2018. Queremos expressar nosso reconhecimento ao esforço de cada um e cada uma e, do grupo como um todo, para que nossa Escola obtivesse êxito neste processo avaliativo. Em especial, agradecemos: a presença e participação dos docentes e alunos nas reuniões solicitadas pelas avaliadoras; aos técnico-administrativos pela parceria na organização de documentos, preparo do ambiente e infraestrutura; ao NAU EEnf pelo acompanhamento e presença constante durante a visita; e à COMGRAD EEnf pela coordenação e liderança neste processo. Sabemos que para alcançar esta nota máxima de qualidade trilhamos todos juntos um longo caminho. A comunidade da Escola de Enfermagem da UFRGS está de parabéns”.

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

I Semana de Luta Antimanicomial da EEnf UFRGS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul promove, no período de 14 a 18 de maio de 2018, nas dependências da Escola de Enfermagem/UFRGS (Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde – POA/RS), a I SEMANA DE ATIVIDADES DE LUTA ANTIMANICOMIAL da EEnf UFRGS com o apoio da GerAção POA – Oficina Saúde e Trabalho (serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre).

O evento chama a atenção para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18/05), movimento que impulsionou a Reforma Psiquiátrica Brasileira e possibilitou a criação de uma rede de serviços destinados ao cuidado integral e em liberdade em substituição aos manicômios. A discussão se faz necessária na atualidade considerando os inúmeros retrocessos que vem sendo enfrentados em todos os campos da saúde mental como ato de resistência às modificações realizadas de maneira vertical nas Políticas Públicas de Saúde Mental implementadas em dezembro de 2017.

O objetivo da I SEMANA DE ATIVIDADES DE LUTA ANTIMANICOMIAL é trazer, ao cotidiano da escola, experiências da Saúde Mental nos vários eixos do SUS - Atenção, Educação, Gestão e Controle Social, demonstrando o papel social da Universidade.

Considerando essa realidade, o pátio da Escola de Enfermagem será cenário para acolher a exposição e o compartilhamento da experiência de uma das ações sustentáveis e duradouras da Rede de Atenção Psicossocial de Porto Alegre, o Serviço GeraçãoPoA, que promove ações em saúde, trabalho, educação e inclusão, a partir da terapia com geração de renda, criando novas possibilidades em conjunto com a RAPS da cidade.

Durante toda a semana, haverá um varal interativo com ideias que aproximam a saúde mental do cotidiano de nossa comunidade acadêmica. Além disso, será oferecida a possibilidade de diálogo com as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), com oferta de uma oficina de Yoga, prática que tem sido trabalhada em serviços de saúde mental.

Também é intenção do evento promover espaços democráticos de compartilhamento de diferentes saberes e práticas no campo da saúde mental. Para tanto, teremos uma Roda de Conversa sobre a perspectiva ética e metodológica da Redução de Danos no cuidado a pessoas que usam álcool e drogas, nos contextos de uma unidade hospitalar e no atendimento a situações de urgência em festas de grande porte. Nessa atividade, contamos com as presenças da Enf. Paula Fillipon, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Saúde Mental Coletiva, que vem compartilhar sua experiência junto a jovens com medidas socioeducativas em meio aberto por envolvimento no comércio de drogas. Outro convidado é o Coletivo Lótus, um coletivo de Redução de Danos, que atua no acolhimento de situações de urgência e emergência associadas ao consumo de substâncias em festas e festivais de música eletrônica, entre outros eventos. Junta-se ao debate, a partir das experiências em Redução de Danos: trabalho de campo, centros de convivência, salas de uso e outros contextos.

Ampliando o foco para a Luta Antimanicomial em Porto Alegre, somamos ao evento na Escola as atividades do FÓRUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL, com programação específica que incluirá, dentre outras atividades, uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do RS no dia 16 de maio de 2018, às 10h30min, sobre os desafios e retrocessos da Reforma Psiquiátrica em um estado de exceção; e um debate às 14h30min sobre Resistência, Liberdade e Cidadania.

O Fórum é um Movimento Social, que desde a década de 80, luta por uma sociedade sem exclusão e sem manicômios, pela garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental, que busca mudar do olhar da sociedade, incidindo na formulação de Políticas Públicas de Saúde Mental, com vistas a produzir cuidado em liberdade.

A Comissão Organizadora* da I Semana da Luta Antimanicomial da EENF UFRGS conta com o apoio e participação da comunidade acadêmica durante todo o evento!

INSCRIÇÕES AQUI.

 

*Bárbara Maix, Eduarda Torres, Fabiane Pavani, Fabrício Soares, Felipe Adonai, Franciele Batistella, Leticia Passos, Mariane Botega e Rafael Gil.

 

 

 

______________________________________________________________________________________________

Web-conferência - Dia Internacional do Enfermeiro

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) organiza web-conferência que celebra o Dia Internacional do Enfermeiro.

Sob a pauta “Ampliação do papel dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde”, este evento marcará o lançamento da publicação "Ampliação do Papel dos Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde", e contará com conferências de representantes do Brasil, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos, Granada e México.

O documento apresenta a importância de ampliar o papel dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde através da incorporação de práticas avançadas, um recurso fundamental para melhorar o acesso à saúde e a cobertura à saúde universal.

Confira a programação do evento clicando na imagem ao lado.

O quê: Web-conferência sobre o Dia Internacional do Enfermeiro
Quando: 10 de maio de 2018 | 14:30 - 18:00h
Como participar: acessar os seguintes links:

*   Inglês: bit.ly/nursingpaho
*   Espanhol: bit.ly/enfermeriaops
*   Português: bit.ly/enfermagemopas

Acompanhe também pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/enfamericas

Twitter: https://twitter.com/enfamericas (@enfamericas)

29ª Semana de Enfermagem - HCPA-EENF UFRGS

 

 

Falta pouco para iniciar um dos eventos científicos mais esperados do ano: SEMANA DE ENFERMAGEM do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que este ano se encontra em sua 29ª edição e traz como tema Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde: desafios da Enfermagem.

O evento acontece entre os dias 09 e 11 de maio de 2018 nas dependências do HCPA, situado à Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Bairro Santa Cecília - Porto Alegre/RS.

Com uma programação extensa e diversificada, serão realizadas conferências, mesas redondas, cursos e apresentação de mais de 200 trabalhos com temas livres, com o objetivo de discutir o potencial das ações do enfermeiro na defesa pelos direitos do paciente e na construção e boas práticas em saúde e Enfermagem.

Principais temas a serem tratados: Código de Ética da Enfermagem: o que mudou?; Sustentabilidade em saúde e o papel da Enfermagem; Boas Práticas em Segurança do Paciente: experiências de diferentes instituições; Boas Práticas para o Cuidado multiprofissional no HCPA; e o Engajamento do usuário para garantia do direito humano à saúde.

O evento é voltado para professores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, acadêmicos e profissionais da área da saúde.

Será feita transmissão simultânea de toda a programação nos dias 10 e 11 de maio de 2018 no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS, no horário das 08 às 12h e das 14h às 18h. Essa atividade é gratuita, com inscrição no local, e com certificação via extensão para participantes com mais de 75% de frequência.

Confira o hotsite da SEMANA DE ENFERMAGEM e tenha acesso à programação, formulário de inscrições e todas as informações que você precisa para participar desse grande evento. Acesse também aqui para acompanhar as novidades pelas redes sociais.

Faça sua inscrição clicando aqui. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (51) 3359.8090 ou pelo e-mail semanaenfermagem@hcpa.edu.br.

Promoção: Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Escola de Enfermagem UFRGS

Apoio: Fundação Médica do Rio Grande do Sul

Organização: Coordenadoria de Comunicação do HCPA

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________________________

Notificação de Violência Motivada por LGBTfobia

A Coordenação Estadual da Saúde da População LGBT, do Departamento de Ações em Saúde; o Núcleo de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde; o Coletivo LGBT da Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Restinga promovem, no dia 17 de maio de 2018, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS), a 3.ª Capacitação Sobre Notificação de Violência Motivada por LGBTfobia para profissionais da saúde, assistência social e educação.

O objetivo dessa atividade é instrumentalizar os/as profissionais da saúde e demais interessados/as pela temática para realizarem o cuidado em saúde da população LGBT frente à questão da violência motivada por homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia.
Programação
3.ª Capacitação sobre notificação de violência motivada por LGBTfobia para profissionais da saúde, assistência social e educação
08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura
09:00 – Mesa temática 1 – Diversidade Sexual e de Gênero
10:20 – Intervalo
10:40 – Mesa temática 2 – Violência motivada por homofobia, lesbofobia, transfobia e bifobia
Resultados preliminares da pesquisa interinstitucional SES-RS, IFRS-Restinga e Saúde Coletiva da UFRGS - edital PPSUS.
12:00 – Almoço
13:30 – Grupos de trabalho - A notificação da violência a partir de estudos de caso
16:30 – Encerramento
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://goo.gl/x8GHz4

Maiores informações com o Prof. Daniel Canavese, do Coletivo LGBT da Graduação em Saúde Coletiva/UFRGS, e-mail daniel.canavese@gmail.com, docente da Escola de Enfermagem/UFRGS.
___________________________________________________________________________________________

Lançamento de livro sobre Ligas Acadêmicas

 

 

A LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM / LAEnf da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fundada em 2016, tem como objetivo aproximar estudantes, professores e profissionais de Enfermagem, num espaço em que o foco seja a realidade profissional da área. Um dos propósitos do LAEnf é contribuir para o reconhecimento da Enfermagem por meio do embasamento teórico/científico.


No último sábado, 21/04/2018, um passo muito importante foi traçado nesse caminho: o lançamento do livro "Ligas acadêmicas: definições, experiências e conclusões", no qual dentre as 31 ligas participantes, a LAEnf foi a única exclusivamente não médica autora de um dos capítulos.

 


O lançamento contou com a atividade "Ligas Acadêmicas na Prática - Um dia de Extensão Universitária" na qual  18 ligas estiveram presentes no Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS interagindo com a comunidade através de orientações de saúde, treinamento de primeiros socorros e campanha de prevenção de doenças. Posteriormente, participaram do Simpósio "Ligas Acadêmicas e o Tripé Universitário" no Anfiteatro Carlos César Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O evento teve apoio do UNICRED. da Faculdade de Medicina/UFRGS, da Fundação Médica do RS e da PROREXT/UFRGS.


No Simpósio, a Liga Acadêmica de Enfermagem da UFRGS foi representada pela Diretora da Coordenação, a discente Catarina Lindenberg, que falou sobre a  importância da liga como um projeto de alunos para alunos  como  ação empoderadora para a profissão, trazendo o quanto a representatividade  e o ensino com sentido são essenciais. Ocupar os espaços que são da Enfermagem e alcançar novos são caminhos para o reconhecimento da nossa profissão!

 



____________________________________________________________________________________________________________

Curso - Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

 

A saúde dos trabalhadores será tema de um curso de extensão voltado para estudantes e profissionais das áreas da saúde, administração (recursos humanos) e das ciências humanas em geral, com o objetivo de complementar sua formação e aprofundar os estudos no campo da saúde e trabalho, especialmente no que diz respeito ao caráter prático e interventivo.

O evento vai acontecer nos dias abaixo especificados, sempre aos sábados, no horário das 08h30min as 12h30min, na Rua São Manoel, 963 – sala 210 – POA/RS, sob a coordenação da Professora Adriana Roese Ramos - Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente na Escola de Enfermagem (UFRGS).

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Para fornecimento de certificado, será necessário, no mínimo, 75% de presença no curso. O certificado será fornecido via pagamento no sistema da UFRGS.

E atenção! As inscrições prévias já estão encerradas, mas no dia do evento, serão liberadas vagas caso haja lugares disponíveis. A comissão organizadora está buscando um outro espaço físico para acomodar mais pessoas. Caso você ainda tenha interesse neste curso ou em outros com enfoque na saúde dos trabalhadores, por gentileza, preencha o formulário que consta no link: https://goo.gl/forms/gvLAtAjCmovMJDKA3 .

Informações: carlagarbo@terra.com.br

PROGRAMAÇÃO:

12/05/2018

1.Políticas Públicas de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Carla Garcia Bottega - Psicóloga. Doutora em Psicologia Social e Institucional. Docente na UERGS;

Karine Vanessa Perez - Psicóloga. Doutora em Psicologia Social e Institucional. Docente na UNISC;

Mediadora: Thiele da Costa Müller Castro - Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional, Coordenadora do Grupo de Estudos e Práticas em Clínica, Saúde e Trabalho (GEPSAT)

02/06/2018

2. A Reforma Trabalhista e a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Kalin Cogo Rodrigues - Advogada. Mestre em Direito Constitucional Contemporâneo e Direitos Humanos. Conselheira Suplente da OAB-RS;

Estevão Finger Costa - Enfermeiro. Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul;

Mediadora: Carla Garcia Bottega

07/07/2018

3. Práticas de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Jane Maria Reos Wolff - Médica do Trabalho. Mestranda em Psicologia Social e Institucional. Médica na PMPA;

Ana Luisa Poersch - Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional. Psicóloga do Trabalho do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Mediadora: Karine Vanessa Perez

 

 

_____________________________________________________________________________________________

Resultado - Edital de Bolsa PRAE - DAEE

 

 

______________________________________________________________________________

PPGENF comemora 20 anos de atividades

 

Em comemoração aos 20 anos de sua implantação, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está organizando três eventos ao longo deste ano.

O primeiro está programado para acontecer nos dias 28 e 29 de maio de 2018, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem/UFRGS, e vai retratar a história e os avanços científicos conquistados na formação de docentes e pesquisadores na área da Enfermagem no País, em especial no contexto da Região Sul.

Iniciado em 1998 com o Curso de Mestrado Acadêmico, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS passou a oferecer o curso de Doutorado a partir de março/2006, tendo obtido conceito 5 da CAPES/MEC no último quadriênio (2013-2016).

Desde sua criação, o PPGENF titulou 340 mestres e 110 doutores, distribuídos entre as duas subáreas de concentração “Cuidado em Enfermagem e Saúde” e “Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem”.

Palestras previstas:

- Importância dos PPGS para avanços e inovações tecnológicas e científicas;

- Avanços e inovações tecnológicas e científicas no âmbito da Enfermagem;

- Retrospectiva histórica do PPGENF – a raiz embrionária;

- PPGENF/UFRGS em dados: 20 Anos de história;

- Conversando com egressos do Mestrado e Doutorado.

As inscrições são gratuitas. Será fornecido certificado de extensão aos participantes que obtiverem um mínimo de 75% de frequência e efetuarem o pagamento da taxa de expedição.

Informações: e-mail ppgenf@enf.ufrgs.br ou fone 51.3308.5081.

 

 

 

_____________________________________________________________________________

IV Jornada Acadêmica de Enfermagem - UFRGS


Nos dias 07 a 09 de maio próximos, na Escola de Enfermagem da UFRGS, o Diretório Acadêmico dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com a Liga Acadêmica de Enfermagem/UFRGS, vão estar promovendo a IV JORNADA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM/UFRGS.

O evento é dirigido a alunos e profissionais da área da Saúde (aberto a público externo).


As inscrições podem ser feitas on line através deste link: https://goo.gl/ga9a2S

Valores para a inscrição

Público UFRGS: R$10,00
Público Externo: R$20,00

Inscrições minicursos: https://goo.gl/fjzJUD

Valor de cada minicurso: R$15,00

Lembrando que as inscrições para os minicursos são limitadas!

Para maiores informações, acesse a página do evento.

Programação completa:

*Segunda 7/05/2018

Anfiteatro

8h - Credenciamento
8h45 às 9h15 - Abertura
9h15 às 10h15 - Mesa Redonda: A Enfermagem e a Saúde da População Negra (Enfª Claúdia dos Santos, Enfª Célia Mariana, Graduanda em Saúde Coletiva Daiana dos Santos)
10h15 às 10h40 - INTERVALO
10h40 às 11h – Programa de Educação pelo trabalho para a saúde PETSaúde/GRADUASUS 2016/2017 (Profª Carmen Duro e Grupo)
11h às 12h – O Enfermeiro no Manejo do Paciente Psiquiátrico em Quadro Agudo (Enfª Vanessa)
12h às 14h - ALMOÇO
14h às 15h30 - Mesa Redonda: Diversidade de Gênero na Atenção a Saúde (Psicológo Jean Vezzosi, Jornalista Luiza Eduarda dos Santos e Especialista em Saúde Iuday Motta)
15h30 às 15h50 - Intervalo
15h50 às 17h – Atuação do Enfermeiro nas Principais Emergências
Clínicas Pediátricas (Enfº Valmir Machado)

*Terça 8/05/2018

Anfiteatro

8h20 - Credenciamento
9h às 10h - Palestra: Infecções Sexualmente Transmissíveis e Testes Rápidos: A atuação do Enfermeiro na Atenção Básica
10h às 10h20 – INTERVALO
10h20 às 12h – Mesa Redonda: Consulta de Enfermagem (Profª Ana Karina - EENF/UFRGS e Enfª.
Silvete Maria Brandão Schneider - Conselheira do COREN/RS)

12h às 14h - ALMOÇO
14h às 15h30 – Palestra: Mulheres em Situação Prisional e a Atuação da Enfermagem (Mestranda Gabriela Dalenogare)
15h50 às 17h – Palestra: Atuação do Enfermeiro nas Principais
Emergências Clínicas do Paciente Adulto (Enfª Michelle Santarem)

Sala de aula

10h20 às 12h20- Minicurso: Interpretação de exames laboratoriais em contexto de assistência ao adulto crítico (Enfª Tatiana Pilger)

*Quarta 9/05/2018

Anfiteatro

8h20 - Credenciamento
9h às 10h30 – Palestra: Saúde Mental dos Estudantes (Psicóloga Aline
Alves)
10h30 às 10h50 - INTERVALO
10h50 às 11h30 – Palestra:Abuso de Medicações (Psicólogo Felipe Ornel)
11h30 às 12h – Palestra: o Enfermeiro do SAMU no atendimento da
pessoa com infarto (Enfª Ana Lúcia Athaide Maciel)
12h às 14h - ALMOÇO
14h às 15h – Roda de Conversa sobre o Ensino da Enfermagem
15h às 15h30- Encerramento e Premiações

Sala de aula

8h30 às 10h30
- Minicurso: Aleitamento materno (Enf ª Janaina Lima)
- Minicurso: Simulação realí
stica (Profª Juliana Tavares e Profª Ana Cogo)

- Minicurso: Primeiros Socorros (Enfº Dácio Piloti)
- Roda de conversa sobre: Práticas integrativas - auriculoterapia, acupuntura,
reike (Enfª Raquel Carboneiro, Graduanda Camila Giron)

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Extensão: Atenção à Saúde do Idoso

 

 

 

________________________________________________________________________________

29ª Semana HCPA-EENF - Inscrição Temas Livres

 

 

 

As inscrições já estão abertas para o evento.

O prazo de submissão dos temas livres foi prorrogado

até 06/04/2018.

 

http://www.fundacaomedicars.org.br/evento/29a-semana-de-enfermagem

 

Confira as normas de submissão neste link e faça a inscrição do seu trabalho neste link.

CONTATOS:

 

www.hcpa.edu.br

eventos@hcpa.edu.br

Fone: (51) 3359.8090 / Fax:(51) 3359.8503

Informações sobre Temas Livres:

semanaenfermagem@hcpa.edu.br

www.fundacaomedicars.org.br

Fone: (51) 3332.6840

 

_____________________________________________________________________________________

PPGCOL - Edital 001/2018 - PNPD/CAPES

Prezad@s alun@s e docentes! Estamos divulgando o Edital 001/2018 - PNPD/CAPES para seleção de bolsista Pós-Doutorando do PPGCOL. As inscrições poderão ser enviadas para o email ppgsc@ufrgs.br, no período de 29 de março a 05 de abril. Outras informações e cronograma da seleção no Edital.

 

 

________________________________________________________________________________________

Edital VAGA bolsista - Suporte de Informática

 

 

_____________________________________________________________________________

Resultado final do Processo Seletivo de Professor Substituto na Área de Administração em Enfermagem

 

 

_____________________________________________________________________________

Resultado de Seleção - Professor substituto

 

 

_____________________________________________________________________________