Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

ABERTAS INSCRIÇÕES PROFSAÚDE - 02 a 30/10/2019

 

 

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA

Mestrado Profissional em Saúde da Família - POLO UFRGS

DE 02 A 30 DE OUTUBRO DE 2019

O Edital da Chamada de Seleção Pública 2019

encontra-se no site do

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFRGS

ACESSE O LINK.

 

O Mestrado profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas. Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

 

Para maiores informações, acesse http://www.profsaude-abrasco.fiocruz.br/

 

Da esquerda para direita: Danielle Alves (FIOCRUZ), Profa. Carla Pacheco Teixeira (Coordenadora Nacional do PROFSAUDE/FIOCRUZ), Profa. Aline Blaya (Coordenadora PPGCOL), Márcia Langeloh (Vice-Pró-Reitora da PROPG/UFRGS), Profa. Stela Meneghel e Profa. Luciana Barcellos Teixeira (Coordenadoras do PROFSAUDE na UFRGS), e Prof. Daniel Canavese de Oliveira (PPGCOL/PROFSAUDE/UFRGS)

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesa Redonda sobre Programa FUTURE-SE na EENF/UFRGS

 

 

No dia 03 de outubro próximo, às 17 horas, a Escola de Enfermagem da UFRGS estará realizando uma mesa redonda intitulada “Programa FUTURE-SE: Significado e Repercussões na comunidade UFRGS”, com a participação da Profª. Drª. Lucia Campos Pellanda, Reitora da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFSCPA; e da ex-Reitora da UFRGS, Profª. Drª. Wrana Maria Panizzi.

 

O evento acontecerá no Anfiteatro da EENF/UFRGS, à rua São Manoel, 963, bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS. A atividade é gratuita, aberta a interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Por decisão do Conselho de Unidade da EENF, conselheiros, professores, técnico administrativos e discentes da Escola estão convocados a participar.

 

O Programa FUTURE-SE foi lançado pelo Ministério da Educação com a proposta de dar maior autonomia financeira a universidades e institutos federais por meio do fomento à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo, com adesão voluntária.

 

O Conselho Universitário da UFRGS, em sessão pública extraordinária ocorrida no dia 16 de agosto último, estudantes, técnico-administrativos, professores, representantes da sociedade e autoridades do Poder Público, disseram NÃO ao PROGRAMA FUTURE-SE e manifestaram-se contrários à adesão desta Universidade. Em sessão ordinária do dia 23 de agosto, o CONSUN ratificou a declaração da comunidade universitária e lançou uma moção pública dando conhecimento de sua posição e justificativa.

 

E você? Qual sua opinião? Venha conhecer o PROGRAMA FUTURE-SE. O futuro das universidades públicas em nossas mãos.

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Enfermagem apoia trabalhadores IMESF e a Saúde Pública

 

 

A Escola de Enfermagem da UFRGS vem a público manifestar seu apoio aos trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia em Saúde da Família – IMESF, bem como sua preocupação com a iminente descontinuidade dos serviços assistenciais, na Atenção Primária à Saúde do município de Porto Alegre, caso a demissão de mais de 1.800 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários desse Instituto, seja efetivada.

 

O anúncio da extinção e das demissões gerou indignação nos trabalhadores da área da saúde. Professores e alunos desta instituição de ensino participaram de manifestação em defesa dos trabalhadores do IMESF e da Saúde Pública nesta segunda-feira, diante da Prefeitura de POA e no entorno da Câmara de Vereadores.

 

Nesta mesma  data, aconteceu também uma reunião extraordinária sobre Situação da Estratégia Saúde da Família em Porto Alegre, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) da Câmara Municipal de Porto Alegre e pela Frente Parlamentar em Defesa da Estratégia Saúde da Família e seus profissionais em POA, para discutir alternativas a esse impasse.

 

Esperamos que a Prefeitura de Porto Alegre se proponha a manter o diálogo com todos os segmentos envolvidos por essa decisão e construa coletivamente as melhores soluções.

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

II Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia do HCPA

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre promove, no período de 13 a 15 de setembro próximo, o II Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia.


As vagas são limitadas. As inscrições no evento podem ser feitas acessando este LINK. Para inscrição somente nos cursos, acesse AQUI.


A programação completa, valores do investimento e outras informações podem ser obtidas no site da Fundação Médica do RS.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8090 ou pelo e-mail eventos@hcpa.edu.br.

1º Setembro Amarelo na EENF

 

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (GEPESM) da Escola de Enfermagem da UFRGS está apoiando a campanha #TAMOJUNTOUFRGS, que visa chamar a atenção para a Prevenção do Suicídio neste mês de setembro/2019.

 

Para isso, está promovendo a divulgação de informações a respeito do tema como forma de conscientizar a comunidade universitária da Escola sobre a importância e urgência deste tema tão sensível, neste espaço de convivência formado por trabalhadores e estudantes da área da Saúde, que tem a missão de promover a saúde, o bem-estar e o cuidado, mas que também podem estar precisando de ajuda, muitas vezes silenciosamente.

 

Por isto, tua participação é importante! Quando passares pelo hall de entrada da Escola, aproveita para pegar o teu lacinho amarelo e engajar-se nesta campanha.

 

 

 

No dia 27 de setembro próximo, às 15h30min, no pátio interno da Escola de Enfermagem (Rua São Manoel, 963 – Bairro Rio Branco – POA/RS), será realizada uma Roda de Conversa sobre o 1º Setembro Amarelo da EENF – Falando sobre o Suicídio. A atividade é gratuita e dirigida à comunidade universitária da UFRGS, aberta também a quem mais estiver interessado em participar.

 

No andar térreo da EENF, próximo à entrada do Anfiteatro, encontra-se também uma urna para que a comunidade se manifeste deixando suas dúvidas e experiências sobre o tema #TAMOJUNTOUFRGS.

 

Acompanhe o evento por este LINK e aproveite para saber mais sobre o trabalho do GEPESM.

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFSAÚDE - Mestrado Profissional em Saúde da Família

O Edital da Chamada de Seleção Pública 2019 para o

Mestrado Profissional em Saúde da Família - POLO UFRGS

encontra-se no site do

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFRGS

ACESSE O LINK.

 

Para maiores informações, acesse http://www.profsaude-abrasco.fiocruz.br/

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Debate sobre a (in)viabilidade do Future-se

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições prorrogadas - Concurso do Selo 10 Anos Bacharelado Saúde Coletiva UFRGS

Atendendo a pedidos da comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem/UFRGS, a Direção da EENF/UFRGS decidiu prorrogar o prazo de inscrições referente ao concurso do selo alusivo aos 10 Anos do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. O prazo irá encerrar-se no dia 08 de setembro próximo, com seleção no dia 09 de setembro e divulgação mantendo-se no dia 10 de setembro.

 

O trabalho vencedor será anunciado durante a realização da atividade integradora que ocorrerá no Anfiteatro da EENF/UFRGS a partir das 18h30min. A premiação será uma cesta de livros publicados pelos professores do curso de Saúde Coletiva.

 

Inscrevam-se e participem!!! Ainda dá tempo!!

 

Acessem o LINK e conheçam o EDITAL.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curricularização da Extensão

O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), com vigência de 10 anos (PNE/2014-2024), prevê, dentre suas metas, elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

Como uma das estratégias para alcançá-la, será assegurado, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social. É a chamada curricularização da extensão ou creditação (curricular) da extensão.

A Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamentou essa estratégia prevista. O documento aprovou também o Plano Nacional da Educação 2014-2024 e prevê, dentre outros aspectos, a inclusão da Extensão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos de graduação.  O texto define conceitos, diretrizes e princípios para a Extensão em todo o sistema de Educação Superior do país, bem como estabelece parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas.

As instituições de ensino terão até o dia 14 de dezembro de 2021 para implantação dos dispostos nas diretrizes.

Acesse aqui o documento homologado pelo MEC.

Está sendo previsto que até o final deste ano o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS vai buscar regulamentar esse assunto em âmbito de nossa Universidade. A Coordenadora da Comissão de Extensão da Escola de Enfermagem/UFRGS, Profª. Ivana de Souza Karl, informa que as atividades de extensão devem cumprir 10% da carga horária total dos Cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva da EENF até dezembro/2020.

Diante desta necessidade, e para dar início à implementação, a COMEX/EENF pergunta aos professores: como pretendem fazer isso em suas disciplinas? As manifestações/sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail enf_comex@ufrgs.br e comgrad@ufrgs.br até o dia 16/09/2019.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIÁLOGOS NEGROS - Incidência e agravos em saúde da população negra

 

 

Nessa sexta-feira, dia 30/08, acontece o ciclo 2 dos DIÁLOGOS NEGROS, trazendo o tema Incidência e Agravos em Saúde da População Negra, na sala 209 da Escola de Enfermagem/UFRGS, das 18h ás 20h.

 

A palestrante do dia é a Doutoranda em Antropologia Social/UFRGS e Professora de Sociologia do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Tatiana Muniz.

 

Este ciclo faz parte de uma série sobre temais raciais que irão se estender até o final do ano letivo. A proposta é criar um espaço de reflexão sobre a raça enquanto determinante social de saúde para a população negra.



O evento é gratuito e os participantes vão receber certificado de ouvinte.


Inscrições no local.



PARTICIPE!!

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Cuidado Integral às Mulheres em Situação de Violência

 

 

A Liga Acadêmica de Enfermagem da UFRGS convida para o debate sobre  "O Cuidado Integral às Mulheres em Situação de Violência", com o intuito de orientar os estudantes e profissionais da área da saúde sobre o panorama da violência contra às mulheres no Brasil e sobre quais são as atribuições dos enfermeirxs nesses casos. É impossível pensar em atenção integral à saúde das mulheres sem levar em consideração a violência de gênero à qual estas estão submetidas diariamente.

A Enfermeira Gabriela Dalenogare, que pesquisa a vivência da maternidade no cárcere privado, será a convidada deste evento e irá contribuir com a discussão e aprendizagem.

LOCAL: Auditório do Anexo da Saúde da UFRGS
R. Ramiro Barcelos, 2777 (próximo ao planetário)


QUANDO: 29/08/2019 às 18h30min


Evento gratuito e aberto ao público!

Inscrições através do link:
https://forms.gle/bJgSu2R6iV5GS7AW6
Após responder este questionário sua inscrição já está confirmada, caso não possa comparecer entre em contato com a gente. Lembre-se da inscrição consciente, só se inscreva caso tenha real intenção de comparecer!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 Anos de Bacharelado Saúde Coletiva - Atividade Integradora 10/09

ATIVIDADE ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRGS

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FORMATURA ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA 2019/1

 

E amanhã, quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019, é dia de festa!!

 

A partir das 18 horas, no Salão de Atos da UFRGS, acontece a cerimônia de colação de grau dos cursos de Saúde Coletiva e Enfermagem, atos solenes que irão conceder os títulos de Bacharel em Saúde Coletiva (Sanitarista) a 07 formandas; e de Enfermeirx a 34 formandxs.

 

Composição da Mesa - SAÚDE COLETIVA


Diretora da Escola de Enfermagem em exercício - Profª. Agnes Olschowsky

Paraninfo – Prof. Daniel Canavese de Oliveira

Professores Homenageados: Alcides da Silva Miranda e Adriana Roese Ramos

Cerimonialista - Técnica do Setor Acadêmico da Gerência Administrativa da EENF/UFRGS: Ana Paula Batista

Juramentista: Mirlei santos da Silveira

Oradores: Haylla Travassos Caires e Thais Sousa Costa Escouto

 

Composição da Mesa - ENFERMAGEM


Diretora da Escola de Enfermagem em exercício - Profª. Agnes Olschowsky

Representante COREN RS - Enf. Angela Ludwig

Paraninfo – Profª. Márcia Koja Breigeiron

Professoras Homenageadas: Deise Riquinho e Lurdes Busin

Cerimonialista - Técnica do Setor Acadêmico da Gerência Administrativa da EENF/UFRGS: Ana Paula Batista

Juramentista: Ana Claudia Pedroso Andrades

Oradores: Julia Schneider da Silva  e Everton Cassio Petry

Passagem da lamparina: Camila Luana Oliveira Reuter (formanda) para aluna Luiza Pereira Furtado (aluna da próxima turma formandos).

 

Serão também homenageados a técnica-administrativa Patrícia Silveira da Costa (ENFERMAGEM) e o funcionário terceirizado Paulo César Oliveira da Conceição  (SAÚDE COLETIVA).

 

Durante a cerimônia, dois alunxs serão laureados.

 

A comunidade universitária da Escola de Enfermagem está convidada a prestigiar esse evento.

 

A Direção da Escola parabeniza desde já os novos formandos pela conquista dos títulos!!!

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6º Fórum de Saúde LGBT RS

 

 

O Fórum de Saúde LGBT RS tem como objetivo proporcionar espaços de discussão e debate sobre questões relacionadas à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A 6ª edição do fórum traz como tema Construindo caminhos para a Saúde LGBT no RS e contribuirá para o planejamento das ações em saúde para a população LGBT na Secretaria Estadual da Saúde do RS para o período de 2019-2021, aliado ao projeto de pesquisa A Política Nacional de Saúde Integral LGBT: estratégias de análise, avaliação e formação para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde que tem como objetivo apoiar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT na região sul do país, combatendo iniquidades e fortalecendo a consolidação do SUS. Para tanto, além da coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta também com a cooperação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná.

 


Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)

Horário: 13:30 às 17:30

Local: Auditório Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS

Endereço: R. São Manoel, 963 - Rio Branco, Porto Alegre - RS, 90620-110


Programação

13:30 - Credenciamento
14:00 - Abertura: Análise situacional dos planos estaduais de saúde 2016-2019 e a população LGBT
14:30 - Grupos de trabalho:
1) GT Implementação da Política de Saúde LGBT
2) GT Acesso da População LGBT à Atenção Integral à Saúde
3) GT Pesquisa, Ensino, Educação permanente, Educação popular em Saúde e Comunicação
4) GT Mobilização, articulação e gestão participativa
16:30 - Apresentação das discussões dos grupos de trabalho
17:30 - Encerramento

As inscrições podem ser realizadas pelo link abre.ai/forumlgbtrs ou no local.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Workshop para apoio à pesquisa: Web of Science, JCR & endnote web

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendizagem Significativa: Estratégias e Instrumentos facilitadores

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seminário: "A Reforma Sanitária, 30 anos: como anda a saúde da nossa democracia?"

 

 

Há mais de 30 anos, a Reforma Sanitária Brasileira construiu o Sistema Único de Saúde, tendo como marcos históricos a 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 e a Carta Magna de 1988. Este ano, a 16ª Conferência Nacional de Saúde nos convocou a pensar as lutas pela saúde nos dias de hoje. Quais relações ainda podemos construir entre saúde e democracia? São tempos de reafirmar a relevância dos espaços de participação social na construção da democracia em nosso país?

 

No dia 30 de agosto, às 18h30min, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS (Rua São Manoel, 963 - POA/RS), vamos debater e buscar responder a essas questões com a participação de professores convidados:


Célia Chaves - Professora aposentada da UFRGS, Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do RS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos; Membro da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS. Ex-presidenta do Conselho Estadual de Saúde. Foi delegada na 8a Conferência Nacional de Saúde e esteve presente em todas as CNS desde então.


Monika Dowbor - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Estudou, entre outras coisas, a atuação do Movimento Sanitário brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.



André Leite - Mestre e doutor em psicologia. Residência com ênfase em saúde da família e comunidade. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Estuda as relações entre militância, ativismo, protesto e movimentos sociais contemporâneos.


Após as falas dos convidados, o espaço será aberto para debate e manifestação dos participantes.


Inscrições no local ou através desse FORMULÁRIO. Preencha corretamente o formulário para garantir sua inscrição. Os certificados serão dados no dia do evento.


Acesse o evento nas REDES SOCIAIS.


*Realização/Organização*:
Rede Nacional O Brasil Precisa de Conselho https://www.facebook.com/obrasilprecisadeconselho/
PET Participação e Controle Social em Saúde
LAPPACS – UFRGS
LATEC SAÚDE - UFRGS
GPACE – UFRGS
Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre