Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

EEnf UFRGS abre suas portas para comunidade

Foto: Junior Rodrigues

 

Acontece nesse sábado (19/05) o Programa UFRGS Portas Abertas, que tem por objetivo integrar Universidade e comunidade e mostrar, aos futuros alunos, o que faz em ensino, pesquisa e extensão.

Em 2018, o número de atividades oferecidas é o maior de todos os tempos: serão 1.095 registradas, contra 957 em 2017, um crescimento de quase 15%. A expectativa de público é de 12 mil pessoas, e mais de 200 escolas de todo o Rio Grande do Sul devem ser recebidas, conforme informações contidas no portal do evento.

A Escola de Enfermagem já está preparada para receber visitantes individuais ou grupos escolares, no horário das 08h às 14h.

Nesta edição, os cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva organizaram 15 atividades, sendo algumas  inéditas.

Os alunos poderão participar de rodas de conversa, oficinas e palestras que tratam sobre os cursos e atuação dos Enfermeir@s e Sanitaristas (bacharel em Saúde Coletiva), de forma a permitir aos visitantes descobrir suas potencialidades, conhecer os desafios que irão enfrentar nessas profissões e vivenciar o ambiente acadêmico de nossa Universidade.

Dentre as ações programadas teremos: - A Saúde Coletiva na construção da equidade e no respeito à diversidade; - Oficinas de bonecos; - A Diversidade na Universidade; - Apresentação do Bacharelado em Enfermagem; - Visita guiada à Biblioteca Setorial da Escola, - Mídias Sociais e a comunicação científica aberta na área de enfermagem; - Práticas simuladas em Enfermagem; - Segurança do Cidadão nos Serviços de Saúde, - Treinamento de Cuidadores de Idosos e Deficientes Físicos, - Prevenção de Acidentes na Infância, - Falando sobre Inimigos Silenciosos, - O que faz o(a) Enfermeiro(a)? Liga Acadêmica de Enfermagem; - Roda de Conversa: Políticas de Saúde; - Portas Abertas para a Promoção e Prevenção em Saúde; e Projeto de Extensão: Roda de Conversa na FASE.

 

Portas Abertas em números na EEnf UFRGS

 

No ano passado, a Escola teve a visita de aproximadamente quatrocentas pessoas.

De acordo com dados de um levantamento realizado em 2017 pelos alunos da disciplina Unidade de Produção Pedagógica, Pesquisa e Bioestatística II, do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS, coordenado pela Profª. Fernanda Bairros, que entrevistou o público participante do evento na Escola, 92,9% dos visitantes declararam estar estudando, sendo que, desta totalidade, 74,2% estavam cursando o Ensino Médio. A média de idade dos participantes que estiveram na EEnf UFRGS foi de 19 anos, variando de 13 a 70 anos. A maioria das entrevistadas era do gênero feminino (80%), oriundas de diferentes cidades. Num total de 59 cidades de residência citadas, em primeiro lugar tivemos Porto Alegre (23%), seguida de Novo Hamburgo (5,6%), Canoas (4,6%), Teutônia (4,3%) e Gravataí (3,8%). Com relação à raça/cor, cerca de 80% se autodeclararam brancas; 17,5% negras (somando pretas e pardas); 1,2% indígenas; e 1% amarelas (orientais).

A Escola de Enfermagem espera superar o número de visitantes este ano.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Visitantes individuais não precisam de inscrição prévia.

A Escola de Enfermagem está localizada no Campus Saúde, na rua São Manoel, 963 – Bairro Santa Cecília – Porto Alegre/RS.

A programação completa do UFRGS Portas Abertas 2018 está disponível neste link.

 

Foto: Camilla Schneck

 

_____________________________________________________________________________________________________________