Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

Estudantes Negros da Enfermagem fazem foto coletiva no Novembro Negro UFRGS

 

 

Na manhã desta sexta-feira (29), @s estudantes negr@s do curso de Enfermagem da UFRGS estiveram reunid@s no pátio da Escola de Enfermagem para uma foto coletiva como registro de sua passagem por esta Escola e pela Universidade. O objetivo é homenagear e dar visibilidade aos profissionais negros que também fazem parte da história da Enfermagem, que se dedicaram aos cuidados desde os tempos em que estes ainda não eram institucionalizados.

 

A idéia de fazer essa foto surgiu a partir da realização da foto coletiva das pessoas negras da UFRGS, atividade integrante do Novembro Negro na UFRGS, tendo por inspiração a enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole:

 

“Quando você pensa em precursora da Enfermagem e guerra da Criméia o que vem à sua cabeça?! Florence Nightingale?! E se eu contasse a vocês sobre a Mary Jane?! Não, não é a do Homem Aranha. Mary Jane foi uma Enfermeira Jamaicana, destacada pela sua dedicação pessoal no decurso da Guerra da Criméia!!! Mas vocês, obviamente, não a conheciam, porque a história sempre foi contada pela visão eurocentrista.  Precisamos mudar a história, precisamos destacar nosso povo!!! Vamos registrar a presença do futuro da enfermagem e ele será negro!!!”

 


 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------