Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

I Semana de Luta Antimanicomial da EEnf UFRGS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul promove, no período de 14 a 18 de maio de 2018, nas dependências da Escola de Enfermagem/UFRGS (Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde – POA/RS), a I SEMANA DE ATIVIDADES DE LUTA ANTIMANICOMIAL da EEnf UFRGS com o apoio da GerAção POA – Oficina Saúde e Trabalho (serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre).

O evento chama a atenção para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18/05), movimento que impulsionou a Reforma Psiquiátrica Brasileira e possibilitou a criação de uma rede de serviços destinados ao cuidado integral e em liberdade em substituição aos manicômios. A discussão se faz necessária na atualidade considerando os inúmeros retrocessos que vem sendo enfrentados em todos os campos da saúde mental como ato de resistência às modificações realizadas de maneira vertical nas Políticas Públicas de Saúde Mental implementadas em dezembro de 2017.

O objetivo da I SEMANA DE ATIVIDADES DE LUTA ANTIMANICOMIAL é trazer, ao cotidiano da escola, experiências da Saúde Mental nos vários eixos do SUS - Atenção, Educação, Gestão e Controle Social, demonstrando o papel social da Universidade.

Considerando essa realidade, o pátio da Escola de Enfermagem será cenário para acolher a exposição e o compartilhamento da experiência de uma das ações sustentáveis e duradouras da Rede de Atenção Psicossocial de Porto Alegre, o Serviço GeraçãoPoA, que promove ações em saúde, trabalho, educação e inclusão, a partir da terapia com geração de renda, criando novas possibilidades em conjunto com a RAPS da cidade.

Durante toda a semana, haverá um varal interativo com ideias que aproximam a saúde mental do cotidiano de nossa comunidade acadêmica. Além disso, será oferecida a possibilidade de diálogo com as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), com oferta de uma oficina de Yoga, prática que tem sido trabalhada em serviços de saúde mental.

Também é intenção do evento promover espaços democráticos de compartilhamento de diferentes saberes e práticas no campo da saúde mental. Para tanto, teremos uma Roda de Conversa sobre a perspectiva ética e metodológica da Redução de Danos no cuidado a pessoas que usam álcool e drogas, nos contextos de uma unidade hospitalar e no atendimento a situações de urgência em festas de grande porte. Nessa atividade, contamos com as presenças da Enf. Paula Fillipon, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Saúde Mental Coletiva, que vem compartilhar sua experiência junto a jovens com medidas socioeducativas em meio aberto por envolvimento no comércio de drogas. Outro convidado é o Coletivo Lótus, um coletivo de Redução de Danos, que atua no acolhimento de situações de urgência e emergência associadas ao consumo de substâncias em festas e festivais de música eletrônica, entre outros eventos. Junta-se ao debate, a partir das experiências em Redução de Danos: trabalho de campo, centros de convivência, salas de uso e outros contextos.

Ampliando o foco para a Luta Antimanicomial em Porto Alegre, somamos ao evento na Escola as atividades do FÓRUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL, com programação específica que incluirá, dentre outras atividades, uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do RS no dia 16 de maio de 2018, às 10h30min, sobre os desafios e retrocessos da Reforma Psiquiátrica em um estado de exceção; e um debate às 14h30min sobre Resistência, Liberdade e Cidadania.

O Fórum é um Movimento Social, que desde a década de 80, luta por uma sociedade sem exclusão e sem manicômios, pela garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental, que busca mudar do olhar da sociedade, incidindo na formulação de Políticas Públicas de Saúde Mental, com vistas a produzir cuidado em liberdade.

A Comissão Organizadora* da I Semana da Luta Antimanicomial da EENF UFRGS conta com o apoio e participação da comunidade acadêmica durante todo o evento!

INSCRIÇÕES AQUI.

 

*Bárbara Maix, Eduarda Torres, Fabiane Pavani, Fabrício Soares, Felipe Adonai, Franciele Batistella, Leticia Passos, Mariane Botega e Rafael Gil.

 

 

 

______________________________________________________________________________________________