Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

Novembro Negro na EENF dia 14

 

 

 

No mês do Dia Nacional da Consciência Negra (20), data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza, desde 2017, uma agenda unificada com o objetivo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial no ambiente acadêmico: NOVEMBRO NEGRO.

Com a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB-UFRGS), grupos de estudo e coletivos da UFRGS, professores, alunos e técnico-administrativos, em diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, realizam uma série de atividades para comemorar os avanços e refletir sobre as demandas da população negra, reafirmando a necessidade de sua (re)existência na sociedade.

Em âmbito de nossa Escola, no dia 14 de novembro próximo, das 08h às 12h, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS(Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde), será realizado o evento “Saúde da População Negra: Por que é preciso discutir sobre este tema?”, com a participação das palestrantes Tatiana Pereira Muniz e Dóris Adriana Pinto Soares.

Tatiane Muniz é Doutoranda em Antropologia Social da UFRGS e Professora em Sociologia no Instituto Federal da Bahia - IFBA.

Dóris Adriana Pinto Soares é Psicóloga, Especialista em Terapias Cognitivas pelo Núcleo de Estudos e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva de Porto Alegre. Tem diversos cursos na área da assistência social, direitos humanos e população negra. É colaboradora da Comissão de Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia do RS, sendo representante deste Conselho no Fórum Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – FETSUAS. Trabalhadora da Política de assistência social de Porto Alegre. Cria do Movimento Negro de Uruguaiana-RS Atinuke.

Organizadoras Responsáveis: Profª. Deise Lisboa Riquinho e Acadêmica Giovanna Teixeira Rodrigues.

As inscrições para esta atividade da Escola de Enfermagem podem ser feitas nesse LINK ou no local no inicio do evento.

E não esqueça! Dia 20 de novembro tem Foto Coletiva das Pessoas Negras da UFRGS (servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e funcionários terceirizados), às 12h30min, na frente da reitoria da UFRGS. Responsável: Wagner Machado (wagner.machado@ufrgs.br ).

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------