Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

Seminário Internacional Rotas Críticas X: Mulheres enfrentando as violências

 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOL/UFRGS) vai realizar, nos dias 07 e 08 de novembro próximos, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS (rua São Manoel, 963 – Campus Saúde – POA/RS), o SEMINÁRIO INTERNACIONAL ROTA CRÍTICAS X: Mulheres Enfrentando as Violências.

O Seminário, coordenado pelas Professoras Dra. Stela Nazareth Meneghel (docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e Coordenadora Substituta do do PPGCOL/UFRGS) e Dra. Montserrat Sagot (docente da Universidade da Costa Rica) terá como público alvo alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde, do campo jurídico e da segurança pública e pesquisadores e professores nacionais e internacionais. É uma iniciativa do Grupo de Estudos Rotas Críticas e do PPGCOL/UFRGS e conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade da Costa Rica, Espanha, Colômbia e várias instituições e grupos de pesquisa brasileiros.

O “Seminário Internacional Rotas Críticas é um evento cujo foco são as violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero em sua intersecção com outras categorias como raça, idade, classe social.  Essa décima edição será dirigida para o tema dos recursos mobilizados para enfrentar as violências e a misoginia, portando o tema são os enfrentamentos.   O seminário destina-se a estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores e operadores do campo da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas, e tem como objetivo oportunizar espaço para partilhar pesquisas e relatar experiências, refletir criticamente e construir estratégias coletivas para enfrentar as violências.

Em sua X edição, o “Seminário Internacional Rotas Críticas vem trabalhando com temas como violências, situações limite das violências, gênero no âmbito das políticas públicas, femicídios e feminicídios, equidade de gênero, desigualdades de gênero, mulheres e corpos feminizados em situação de prisão. Estes encontros foram realizados em São Leopoldo (I), Porto Alegre (II, III e V, VIII e IX), Rio de Janeiro (IV), Fortaleza (VI) e Campo Grande (VII). Foram publicados dois livros com os temas discutidos nos seminários: “Rotas Críticas – Mulheres enfrentando as violências” (Meneghel, 2007) e  Rotas Críticas – ferramentas para trabalhar com gênero” (Meneghel, 2009) e dois conjuntos de textos divulgados na revista Athenea digital, além de inúmeros artigos em periódicos

A programação que será apresentada nos dias 07 e 08 de novembro próximos está estruturada em palestras e grupos de trabalho nos quais serão apresentados relatos de experiência e de dados de pesquisa.  Como nas outras edições, o seminário é gratuito e fornecerá certificado de participação para aqueles que obtiverem 75% de frequência. As inscrições poderão ser feitas no local.

Constitui uma oportunidade para a aproximação entre pesquisadores, trabalhadores sociais e militantes de movimentos sociais, contribuindo para fortalecimento de redes e construção de estratégias coletivas para enfrentar as os efeitos das violências.

“Seminário Internacional Rotas Críticas já está validado pela comunidade científica, pela militância feminista, serviços de saúde e outras instituições que compõem a rede de combate às violências. Esta atividade estimula a construção e manutenção da rede de enfrentamento de violências, tem ajudado a construir parcerias de pesquisa e a divulgar trabalhos, pesquisas e experiências. Venha fazer parte você também.

OBJETIVOS

  • Refletir sobre os cenários políticos e sociais que tem gerado o aumento do conservadorismo, do ódio, da misoginia e das violências dirigidos a mulheres;
  • Identificar ações, dispositivos, ferramentas, estratégias e modos de ação para fazer frente às violências na perspectiva da interseccionalidade: classe social, raça/etnia, gênero/ sexualidade e geracionalidade;
  • Partilhar experiências de pesquisa e intervenção social visando partilhar experiências e fomentar ações de enfrentamento às violências.

 

PROGRAMAÇÃO

07.11. 2019–quinta-feira

Manhã

9h às 9h30min

Abertura: Stela Meneghel

9.30 – 10h Apresentação artística – Amanda Rodrigues Duarte

 

10h às 12h30min

Palestra: Enfrentamentos às violências

Palestrante: Dra. Montserrat Sagot - Universidade da Costa Rica.

 

Tarde

14h -15h50min

Mesas temáticas

As mesas temáticas terão o formato de rodas de conversa, para as quais serão selecionados dez trabalhos cujos resumos deverão ser enviados por email para um dos coordenadores no período de 15 a 30 de outubro.

 

Mesa 1 : Enfrentamentos na Atenção Básica

Mediadores: Aline Blaya, Paula Suzeli Bearzi, Aline Reser

 

Mesa 2: Enfrentamentos e movimento de mulheres

Mediadoras: Rita Maciazeki, Evirlene Fonseca, Ana Lucia Gomes

 

Mesa 3: Enfrentamentos e movimento negro

Mediadoras: Fernanda Bairros, Jaqueline de Oliveira

 

16h-18h

Mesa 4: Enfrentamentos e movimento LGBT

Mediadores: Daniel Canavese, Marcos Nascimento, Celio Golim

 

Mesa 5: Enfrentamentos e feminização da AIDS

Mediadores: Luciana Barcellos Teixeira, Gerson Winkler, Evelin Brand

 

Mesa 6: Enfrentamentos em populações afrodescendentes

Apresentadores: Izabella Matos, Manuel Mahoche, Nadege Jacques, Gisele Gomes

 

Mesa 7: Enfrentamentos a violências contra mulheres idosas

Mediadores: Roger Ceccon, Konrad Guterres Soares

 

08.11.2019 –Sexta-Feira

Manhã

8h – 10h

Palestra: Paola Yañez – Enfrentamentos e população negra

Movimiento de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de La Diáspora.

Mediação: Fernanda Bairros

 

10h30min – 12h30min

Palestra: Marcos Nascimento - Enfrentamentos e população LGBT

FIOCRUZ

Mediação: Daniel Canavese

 

Tarde

14h30min às 16h30min

Palestra: Linguagens e discursos para fazer frente á violência

Lupicinio Iniguez (UAB)

 

16h30min – 17h

Palavras finais

 

Exposição fotográfica

A exposição tem por objetivo publicizar fotos de profissionais e amadores relativas ao tema dos Enfrentamentos.

Cada autor pode enviar até três fotos tamanho 20 cm X 30 cm, jpg, 300 DPI acompanhadas de cartão branco contendo título da foto e nome da (o) autor(a).

Encaminhar para o e-mail: ppgsc@ufrgs.br .

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------