Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

Portas Abertas 2015 na EENF

O UFRGS Portas Abertas na Escola de Enfermagem foi novamente um sucesso. Recebemos 574 visitantes, alunos de escolas públicas e privadas que vieram conhecer nossa Casa e nossos Cursos.

Agradecemos aos 56 acadêmicos, 10 técnicos administrativos, 14 docentes, e 12 voluntários externos que tornaram possível a realização deste belo evento.

Parabéns à comunidade da Escola de Enfermagem!

 

Adriana, Cláudia e Deise.

Organizadoras do evento na Unidade

Acesse a URL http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/portas-abertas-ufrgs-2015 e confira a entrevista com a Pró-Reitora de Extensão da UFRGS, Profª. Sandra de Deus, comentando a respeito da importância do projeto Portas Abertas.

E veja a matéria sobre o Portas Abertas no Campus Saúde, falando sobre o evento na EENFUFRGS:

http://www.ufrgs.br/prorext/news/campus-saude-conquista-visitantes

Profª. Maria Henriqueta agora é TITULAR

Nesta segunda-feira (18), uma Comissão Especial presidida pela Profa. Maria da Graça Corso da Motta (UFRGS) e composta pelas Professoras Ivis Emília de Oliveira Souza (UFRJ ), Sônia Silva Marcon (UEM) e Vânia Maria Fighera Olivo (UFSM) avaliou a Profª. Maria Henriqueta Luce Kruse (DEMC) para Promoção à Classe E com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

No encerramento do Processo Avaliativo, na presença da Diretora da Escola, Profª. Eva Pedro; da Chefe Substituta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Profª. Beatriz Waldmann; de colegas Docentes e Técnicos Administrativos, assim como de familiares e amigos, a Profª. Maria Henriqueta foi considerada APTA, atendidos os critérios e requisitos previstos em lei.

Evento 12/05 - 26ª Semana de Enfermagem

26ª Semana de Enfermagem

Começa nesta terça-feira (12/05), às 9h, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem, a 26ª Semana de Enfermagem da EENF  e do HCPA. Com o tema “Cuidado ao cuidador”, o evento contará com transmissão online das conferências, através http://aovivo.ufrgs.br/ufrgstv , que deve ser acessado pelos navegadores Firefox ou Google Chrome.

A programação conta com a realização de atividades de integração e relaxamento no Espaço da Alma e, na data da abertura, a partir das 9h, acontecem as conferências “Da dor ao prazer no trabalho em saúde”, proferida pela professora de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo Maria Elizabeth Barros de Barros e, em seguida, o professor de Medicina do HCPA/Ufrgs Alvaro Roberto Crespo Merlo apresenta a palestra “Prazer e sofrimento no trabalho em saúde: a questão do reconhecimento.”

Edital n. 001/2015-DAOP Processo seletivo de alunos para o Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica

EDITAL N. 001/2015 - Porto Alegre, 28 de janeiro de 2015.

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
“CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA”


A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS, por meio da Rede Governo Colaborativo em Saúde e do Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP, da Escola de Enfermagem – EENF, torna público o Processo Seletivo de alunos para o Curso de Especialização em “Cuidado integral com a pele no âmbito da atenção básica” que será regido pelo presente Edital.

Acesse o Edital abaixo:

Edital_de_Selecao_001_2015_DAOP_EENF_UFRGS
Edital_de_Retificacao_002_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Prorrogacao_003_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Homologacao_de_Inscricoes_004_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Alteracao_de_Cronograma_005_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Ampliacao_de_Vagas_006_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Divulgacao_de_Resultados_007_2015_DAOP_EENF_UFRGS

Edital_de_Classificacao_Final_008_2015_DAOP_EENF_UFRGS
Chamamento_de_Substitutos_009_2015_DAOP_EENF_UFRGS (Publicado em: 31/03/15)
Atividades_de_Ensino_CursoEsp_Cuidado_Integral_DAOP_EENF_UFRGS

Sugestão de:

Carta de Apresentação Institucional
Carta de Apresentação Institucional (outras instituições)
Carta de Apresentação Institucional (SMS - Porto Alegre)

Carta de Compromisso
Carta de Compromisso (outras instituições)
Carta de Compromisso (SMS - Porto Alegre)


Profa. Êrica Rosalba Mallmann Duarte
Coordenadora
Curso de especialização em “Cuidado integral com a pele no âmbito da atenção básica”

Formatura Saúde Coletiva

Formatura de Gabinete do curso Saúde Coletiva, que ocorreu na sexta-feira, dia 09/01. Na mesa estavam presentes: Profª Luciana Barcellos Teixeira (homenageada), Profª Stela Nazareth Meneghel (paraninfa), Profª Regina Rigatto Witt (Vice-Diretora, Diretora em exercício), Ernani Colfosco Eschiletti (Assessor administrativo), Prof. Alcindo Ferla (homenageado) e Amanda Santos Witt (Servidora homenageada).

Fonte das fotos: Rádio Web Saúde Coletiva

Comemoração dos 64 anos da EENF

A comemoração dos 64 Anos de nossa Escola de Enfermagem, ocorrida no final da tarde do dia 12 de dezembro último, reuniu Professores, Técnicos Administrativos, Alunos, Funcionários Terceirizados e convidados. A Professora Liana Lautert foi homenageada com descerramento da sua foto que vai para a galeria de Ex-Diretores. Tivemos um pocket show com o Professor Roberto de Medeiros do Curso Saúde Coletiva, que tocou violão, cantou e encantou o público esquentando a plateia. A banda Geração Eleita, da qual faz parte nosso colega Vinicius, funcionário terceirizado da recepção se apresentou em seguida. Tivemos até uma palhinha da colega Técnica Administrativa Débora S. Porto, que acompanhou a banda no vocal em um dos números. No final foi oferecido um coquetel, regado a muito carinho e boa conversa.

Congresso 2015 - ISMA-BR - 23 a 25/6/2015 - Porto Alegre

Até 29 de março serão aceitas submissões de resumos para trabalhos orais, simpósios e pôsteres na área de stress, qualidade de vida, saúde e responsabilidade social para apresentação no 15º Congresso de Stress da ISMA-BR, 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 7 Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que ocorrerá de 23 a 25 de junho de 2015, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Informações:

http://www.ismabrasil.com.br/congressos/congresso-2015/trabalho

stress@ismabrasil.com.br / (51) 3222.2441

Escola de Enfermagem 64 anos

No dia 12/12,  próxima sexta-feira, estaremos comemorarmos os 64 anos da nossa Escola, no Anfiteatro, às 18h.

Promoção para Professor Titular: Liana Lautert, Maria Alice Dias da Silva Lima e Maria da Graça Corso da Motta

Dia 31/10, a partir das 07h30min, o Anfiteatro da Escola de Enfermagem foi palco da realização do Processo Avaliativo de Promoção à Classe E de Professor Titular da carreira do Magistério Superior na área de Enfermagem. Compuseram a Comissão Especial de Avaliação: Professoras Doutoras Ivis Emília de Oliveira Souza (UFRJ), Sônia Silva Marcon (UEM), Vânia Maria Fighera Olivo (UFSM) e Ana Lucia de Lourenzi Bonilha (UFRGS), a qual presidiu os trabalhos. Professoras da EENF UFRGS inscritas nesse processo avaliativo: Liana Lautert (DEMC), Maria Alice Dias da Silva Lima (DAOP) e Maria da Graça Corso da Motta (DEMI). Ao final da tarde, após avaliações de desempenho e defesas do memorial, estas foram consideradas APTAS para promoção na Classe E com denominação de Professor Titular.

Salão UFRGS - Profa. Cristianne Maria Famer Rocha foi a PRIMEIRA COLOCADA na modalidade Tertúlia do XV Salão de Extensão

Dentre os trabalhos premiados no Salão UFRGS 2014, a Profa. Dra. Cristianne Maria Famer Rocha foi a PRIMEIRA COLOCADA na modalidade Tertúlia do XV Salão de Extensão (por atribuição de pontuação nas sessões), com a ação sob sua coordenação “Observatório de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal: uma construção coletiva e multiprofissional”.

COMGRADENF E REDE UNIDA estão organizando um Número Especial da Coleção Cadernos da Saúde Coletiva com temas relacionados à Enfermagem, termo de autorização em anexo.

Porto Alegre, 30 de setembro de 2014

EDITAL N°01/2014

CADERNOS DA SAÚDE COLETIVA – NÚMERO ESPECIAL: ENFERMAGEM / UFRGS

A Associação Brasileira Rede Unida (REDE UNIDA) e a Comissão de Graduação do Curso de

Enfermagem (COMGRAD/ENF) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão organizando um Número Especial da Coleção Cadernos da Saúde Coletiva com temas relacionados à Enfermagem. Para tanto, tornam público o presente Edital.

1. DO OBJETO

A  coleção   Cadernos   da   Saúde  Coletiva é   formada  por   coletâneas   organizadas   pela

Coordenadoria da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CoorSaúde, em articulação com os cursos de graduação da área da saúde, ciências humanas, exatas, sociais e outras que formam profissionais com potencial para desenvolver ações junto ao Sistema Único de Saúde - SUS ou que representem domínios de conhecimento relativos à educação em docência para a área da saúde. Os textos são desenvolvidos de forma a dialogar com o desenvolvimento de saberes do campo científico no âmbito de práticas e na integração ensino- serviço, objetivando socializar as vivências percorridas por estudantes, professores, trabalhadores da saúde e comunidade. A coleção, que é uma série e não uma publicação periódica, não apresenta periodicidade estabelecida para sua publicação. A Editora Rede Unida de Porto Alegre é a responsável pelas publicações impressas e on-line. A organização deste número temático será constituída por professores indicados pela Comissão de Graduação do Curso de Enfermagem da UFRGS e pela Editora da Rede Unida.

2. DOS REQUISITOS E PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO

Os  textos  a  serem  submetidos  ao  Cadernos  da  Saúde  Coletiva/Enfermagem  deverão  ser

oriundos  de  Trabalho  de  Conclusão  de  Curso  (Enfermagem/UFRGS)  ou  de  Relatório  de Estágio Curricular, realizados no período de 2010/1 a 2014/1, e permear temas que retratem a articulação entre o ensino e os serviços de saúde. Os textos deverão seguir as orientações gerais para a produção dos mesmos (item 3 deste Edital). Para a submissão, o(s) autor(es) deverá(ão) anexar uma Declaração de Concordância de todos os envolvidos autorizando a publicação. A Declaração de Concordância e o texto deverão ser submetidos em formato “doc” ou “docx”, pelo e-mail: cadernossaudecoletivaenf@gmail.com .

3. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PRODUÇÃO DOS TEXTOS

O texto (excluindo título e autores) deverá ter de 8.000 a 25.000 caracteres sem espaço, de

acordo com as regras de formatação abaixo indicadas:

-Título: centrado, caixa alta, Times New Roman, 14pt, negrito;

-Nome dos autores: alinhado à direita, Times New Roman, 12pt. Para cada autor, indicar, em nota de rodapé, titulação, unidade/serviço ao qual está vinculado e email;

-Texto: com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples. Caso seja dividido em seções, colocar os subtítulos em negrito, com numeração;

-Notas de rodapé: colocar automática, ao pé da página, alinhamento justificado, Times New

Roman, 10pt;

-Referências: deverão ser apresentadas no final do trabalho, observando-se as normas correspondentes  da  Associação  Brasileira  de  Normas  Técnicas  (ABNT),  alinhamento  à esquerda, Times New Roman, 11pt, espaçamento entre linhas simples para o texto e, entre cada uma das obras, um espaço;

- O texto deverá ser submetido com a devida correção ortográfica e gramatical da língua portuguesa.


4. CRITÉRIOS PARA ANÁLISE

O  processo  de  avaliação  do  texto  compreenderá  a  observância  das  Normas  Editoriais,  os

Pareceres do Corpo Editorial e/ou do Relator ad-hoc. Neste processo, o editor-chefe e os membros do Conselho Editorial poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar dos conceitos emitidos serem de responsabilidade dos autores. Os textos submetidos serão encaminhados ao Conselho Editorial da Editora Rede Unida que, acompanhados de parecer técnico, serão analisados quanto à pertinência de sua publicação.

5. CRONOGRAMA

O Cronograma de execução deste Edital obedece às etapas abaixo estabelecidas:

Data

Atividade

30 /09/2014

Lançamento do Edital do Número Especial da Coleção Cadernos da

Saúde Coletiva / Enfermagem

1º/10 a 31/10/2014

Período de submissão de textos*

1º/11 a 20/11/2014

Avaliação por duplas de Pareceristas (Relator ad-hoc).

21/11 a 28/11/2014

Reformulações dos textos pelos autores*

1º/12 a 5/12/2014

Nova avaliação dos Pareceristas (Relator ad-hoc).

1/02 a 28/02/2014

Período de editoração e publicação do Número Especial do Cadernos

da Saúde Coletiva / Enfermagem

*envio dos textos para o email cadernossaudecoletivaenf@gmail.com

 

6. DA PUBLICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

Caso aprovado, o texto deve seguir com carta de cessão de direitos de publicação no Cadernos

da Saúde Coletiva à Editora da Rede Unida.

6.1 Aspectos Éticos

Pesquisas que envolvam seres humanos deverão ser conduzidas dentro dos padrões éticos

determinados pela Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (www.conselho.saude.gov.br), devendo os autores apresentar o número do protocolo de aprovação do trabalho por Comitê de Ética em Pesquisa e a denominação do mesmo.

6.2 Prova Gráfica

O  texto  diagramado  em  formato  “doc”  ou  “docx”  será  enviado  por  e-mail  ao  autor

correspondente. Alterações no texto originalmente submetido, quando aceito para publicação, deverão ser realizadas neste estágio, com permissão do editor-chefe.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

O texto inserido no Cadernos da Saúde Coletiva/Enfermagem não será objeto de qualquer

espécie de comercialização ou enriquecimento, sendo que esta condição não exclui a obrigação do participante pela responsabilidade da produção pessoal do trabalho, de modo que não se caracterizem quaisquer figuras antijurídicas, entre elas a do plágio, nem atente as disposições da Lei n.º 9.610/1998 ou qualquer outra de natureza cível ou penal que se aplique. O participante do Cadernos da Saúde Coletiva/Enfermagem não faz jus a qualquer tipo de pagamento e/ou ressarcimento pela produção e consequente publicação do trabalho, uma vez que se trata de um projeto editorial sem fins lucrativos. A publicação impressa, se for o caso, ensejará no recebimento, por parte dos autores, de dois exemplares por capítulo publicado.

 

Alcindo Antônio Ferla

Coordenador Editorial do Cadernos da Saúde Coletiva

Salão UFRGS - Destaque Sara A. M. Boff Sberze Sengik, aluna do 8º semestre do Curso de Enfermagem

Sara A. M. Boff Sberze Sengik, aluna do 8º semestre do Curso de Enfermagem e monitora da disciplina ENF02002, apresentou no X Salão de Ensino 2014, o trabalho intitulado MONITORIA PRESENCIAL NA DISCIPLINA ENFERMAGEM NO CUIDADO À MULHER, o qual foi selecionado como DESTAQUE  de sua sessão de apresentação entre 10 alunos. Ela foi a única aluna do curso de Enfermagem a apresentar trabalho nesta sessão e tem como orientadora da monitoria a professora Cláudia Junqueira Armellini.

Certificados de participação no Portas Abertas 2014 estão disponíveis no portal.

Os certificados de participação no evento PORTAS ABERTAS 2014 já se encontram disponíveis nos portais do Servidor e do Aluno. O acesso aos certificados é através do Portal da Extensão em: http://www1.ufrgs.br/extensao/portal/index.php com o número do cartão e a senha para os executores da UFRGS. Os ministrantes externos devem clicar em “Não possui vínculo com a UFRGS?”, depois no link “Esqueci código/senha” e preencher o e-mail cadastrado. O endereço eletrônico receberá o código de usuário e a senha.

Nesta última edição, a Escola de Enfermagem da UFRGS recebeu um total de 266 visitantes, sendo estes, em grande parte, alunos provenientes de escolas públicas e privadas da Capital e do Interior de nosso Estado.

Professores, Técnicos Administrativos, Alunos da EENF e Colaboradores Externos, num total de 160 pessoas, empenharam-se em abrir as portas desta Escola e acolher, informar e entreter a todos que aqui vieram para conhecer os Cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS.

Nove atividades foram programadas para recebê-los: Cuidados com Ferimentos; Apresentação do Curso de Bacharelado em Enfermagem; Práticas Integrativas Complementares na Enfermagem; Apresentação PET Observatório da Saúde; Conversando sobre HIV/AIDS: prevenção, tratamento e estigma; O que faz um Sanitarista? Carreira e campo de atuação do Sanitarista; Conversando sobre a Promoção da Saúde; Atendimento em Parada Cardiorrespiratória e Uso do Desfribilador (DEA); e O Parto e a Amamentação no Contexto da Enfermagem, sendo estas duas últimas as que receberam a maior afluência de público.

Acesse os links indicados e as fotos anexas e reveja alguns momentos do PORTAS ABERTAS 2014: entrevistas se encontram no canal da Rádio Web Saúde UFRGS no Youtube: https://www.youtube.com/user/radiowebsaude/videos; fotos produzidas por esse canal no Facebook https://www.facebook.com/media/set/?set=a.640938229327910.1073741886.446462322108836&ty=3e fotos produzidas pelo servidor Técnico Administrativo Vinícius Ribeiro em anexo.

Menção Honrosa e Melhor poster - 34ª Semana Científica do HCPA

Menção Honrosa e Melhor poster - 34ª Semana Científica do HCPA

Melhor poster do dia

O trabalho selecionado para apresentação oral “TEMPERAMENTO IRRITÁVEL E ENVOLVIMENTO COM BULLYING EM ADOLESCENTES” de autoria de Bianca Peixoto Nascimento, Gabriela Bottan, Giovanni Salum Junior, Roberta Rigatti, Berenice Silva, Leonardo Balbueno Costa, Maria Helena Umpierres Euligio, Pâmela Franciele Oliveira Alves e Elizeth Heldt recebeu Menção Honrosa ficando entre os 4 melhores trabalhos da 34ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


O poster “PERFIL E MOTIVAÇÃO PARA A CESSAÇÃO DO TABAGISMO DE FUMANTES CIRÚRGICOS HOSPITALIZADOS” de autoria se Ana Paula Almeida Corrêa, Stephanie Marson, Débora Maritini e Isabel Cristina Echer foi selecionado como Melhor poster do dia em que foi apresentado.