Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

Debate sobre a (in)viabilidade do Future-se

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inscrições prorrogadas - Concurso do Selo 10 Anos Bacharelado Saúde Coletiva UFRGS

Atendendo a pedidos da comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem/UFRGS, a Direção da EENF/UFRGS decidiu prorrogar o prazo de inscrições referente ao concurso do selo alusivo aos 10 Anos do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. O prazo irá encerrar-se no dia 08 de setembro próximo, com seleção no dia 09 de setembro e divulgação mantendo-se no dia 10 de setembro.

 

O trabalho vencedor será anunciado durante a realização da atividade integradora que ocorrerá no Anfiteatro da EENF/UFRGS a partir das 18h30min. A premiação será uma cesta de livros publicados pelos professores do curso de Saúde Coletiva.

 

Inscrevam-se e participem!!! Ainda dá tempo!!

 

Acessem o LINK e conheçam o EDITAL.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curricularização da Extensão

O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), com vigência de 10 anos (PNE/2014-2024), prevê, dentre suas metas, elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

Como uma das estratégias para alcançá-la, será assegurado, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social. É a chamada curricularização da extensão ou creditação (curricular) da extensão.

A Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamentou essa estratégia prevista. O documento aprovou também o Plano Nacional da Educação 2014-2024 e prevê, dentre outros aspectos, a inclusão da Extensão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos de graduação.  O texto define conceitos, diretrizes e princípios para a Extensão em todo o sistema de Educação Superior do país, bem como estabelece parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas.

As instituições de ensino terão até o dia 14 de dezembro de 2021 para implantação dos dispostos nas diretrizes.

Acesse aqui o documento homologado pelo MEC.

Está sendo previsto que até o final deste ano o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS vai buscar regulamentar esse assunto em âmbito de nossa Universidade. A Coordenadora da Comissão de Extensão da Escola de Enfermagem/UFRGS, Profª. Ivana de Souza Karl, informa que as atividades de extensão devem cumprir 10% da carga horária total dos Cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva da EENF até dezembro/2020.

Diante desta necessidade, e para dar início à implementação, a COMEX/EENF pergunta aos professores: como pretendem fazer isso em suas disciplinas? As manifestações/sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail enf_comex@ufrgs.br e comgrad@ufrgs.br até o dia 16/09/2019.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIÁLOGOS NEGROS - Incidência e agravos em saúde da população negra

 

 

Nessa sexta-feira, dia 30/08, acontece o ciclo 2 dos DIÁLOGOS NEGROS, trazendo o tema Incidência e Agravos em Saúde da População Negra, na sala 209 da Escola de Enfermagem/UFRGS, das 18h ás 20h.

 

A palestrante do dia é a Doutoranda em Antropologia Social/UFRGS e Professora de Sociologia do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Tatiana Muniz.

 

Este ciclo faz parte de uma série sobre temais raciais que irão se estender até o final do ano letivo. A proposta é criar um espaço de reflexão sobre a raça enquanto determinante social de saúde para a população negra.



O evento é gratuito e os participantes vão receber certificado de ouvinte.


Inscrições no local.



PARTICIPE!!

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Cuidado Integral às Mulheres em Situação de Violência

 

 

A Liga Acadêmica de Enfermagem da UFRGS convida para o debate sobre  "O Cuidado Integral às Mulheres em Situação de Violência", com o intuito de orientar os estudantes e profissionais da área da saúde sobre o panorama da violência contra às mulheres no Brasil e sobre quais são as atribuições dos enfermeirxs nesses casos. É impossível pensar em atenção integral à saúde das mulheres sem levar em consideração a violência de gênero à qual estas estão submetidas diariamente.

A Enfermeira Gabriela Dalenogare, que pesquisa a vivência da maternidade no cárcere privado, será a convidada deste evento e irá contribuir com a discussão e aprendizagem.

LOCAL: Auditório do Anexo da Saúde da UFRGS
R. Ramiro Barcelos, 2777 (próximo ao planetário)


QUANDO: 29/08/2019 às 18h30min


Evento gratuito e aberto ao público!

Inscrições através do link:
https://forms.gle/bJgSu2R6iV5GS7AW6
Após responder este questionário sua inscrição já está confirmada, caso não possa comparecer entre em contato com a gente. Lembre-se da inscrição consciente, só se inscreva caso tenha real intenção de comparecer!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 Anos de Bacharelado Saúde Coletiva - Atividade Integradora 10/09

ATIVIDADE ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRGS

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FORMATURA ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA 2019/1

 

E amanhã, quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019, é dia de festa!!

 

A partir das 18 horas, no Salão de Atos da UFRGS, acontece a cerimônia de colação de grau dos cursos de Saúde Coletiva e Enfermagem, atos solenes que irão conceder os títulos de Bacharel em Saúde Coletiva (Sanitarista) a 07 formandas; e de Enfermeirx a 34 formandxs.

 

Composição da Mesa - SAÚDE COLETIVA


Diretora da Escola de Enfermagem em exercício - Profª. Agnes Olschowsky

Paraninfo – Prof. Daniel Canavese de Oliveira

Professores Homenageados: Alcides da Silva Miranda e Adriana Roese Ramos

Cerimonialista - Técnica do Setor Acadêmico da Gerência Administrativa da EENF/UFRGS: Ana Paula Batista

Juramentista: Mirlei santos da Silveira

Oradores: Haylla Travassos Caires e Thais Sousa Costa Escouto

 

Composição da Mesa - ENFERMAGEM


Diretora da Escola de Enfermagem em exercício - Profª. Agnes Olschowsky

Representante COREN RS - Enf. Angela Ludwig

Paraninfo – Profª. Márcia Koja Breigeiron

Professoras Homenageadas: Deise Riquinho e Lurdes Busin

Cerimonialista - Técnica do Setor Acadêmico da Gerência Administrativa da EENF/UFRGS: Ana Paula Batista

Juramentista: Ana Claudia Pedroso Andrades

Oradores: Julia Schneider da Silva  e Everton Cassio Petry

Passagem da lamparina: Camila Luana Oliveira Reuter (formanda) para aluna Luiza Pereira Furtado (aluna da próxima turma formandos).

 

Serão também homenageados a técnica-administrativa Patrícia Silveira da Costa (ENFERMAGEM) e o funcionário terceirizado Paulo César Oliveira da Conceição  (SAÚDE COLETIVA).

 

Durante a cerimônia, dois alunxs serão laureados.

 

A comunidade universitária da Escola de Enfermagem está convidada a prestigiar esse evento.

 

A Direção da Escola parabeniza desde já os novos formandos pela conquista dos títulos!!!

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6º Fórum de Saúde LGBT RS

 

 

O Fórum de Saúde LGBT RS tem como objetivo proporcionar espaços de discussão e debate sobre questões relacionadas à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A 6ª edição do fórum traz como tema Construindo caminhos para a Saúde LGBT no RS e contribuirá para o planejamento das ações em saúde para a população LGBT na Secretaria Estadual da Saúde do RS para o período de 2019-2021, aliado ao projeto de pesquisa A Política Nacional de Saúde Integral LGBT: estratégias de análise, avaliação e formação para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde que tem como objetivo apoiar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT na região sul do país, combatendo iniquidades e fortalecendo a consolidação do SUS. Para tanto, além da coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta também com a cooperação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná.

 


Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)

Horário: 13:30 às 17:30

Local: Auditório Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS

Endereço: R. São Manoel, 963 - Rio Branco, Porto Alegre - RS, 90620-110


Programação

13:30 - Credenciamento
14:00 - Abertura: Análise situacional dos planos estaduais de saúde 2016-2019 e a população LGBT
14:30 - Grupos de trabalho:
1) GT Implementação da Política de Saúde LGBT
2) GT Acesso da População LGBT à Atenção Integral à Saúde
3) GT Pesquisa, Ensino, Educação permanente, Educação popular em Saúde e Comunicação
4) GT Mobilização, articulação e gestão participativa
16:30 - Apresentação das discussões dos grupos de trabalho
17:30 - Encerramento

As inscrições podem ser realizadas pelo link abre.ai/forumlgbtrs ou no local.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Workshop para apoio à pesquisa: Web of Science, JCR & endnote web

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendizagem Significativa: Estratégias e Instrumentos facilitadores

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seminário: "A Reforma Sanitária, 30 anos: como anda a saúde da nossa democracia?"

 

 

Há mais de 30 anos, a Reforma Sanitária Brasileira construiu o Sistema Único de Saúde, tendo como marcos históricos a 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 e a Carta Magna de 1988. Este ano, a 16ª Conferência Nacional de Saúde nos convocou a pensar as lutas pela saúde nos dias de hoje. Quais relações ainda podemos construir entre saúde e democracia? São tempos de reafirmar a relevância dos espaços de participação social na construção da democracia em nosso país?

 

No dia 30 de agosto, às 18h30min, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS (Rua São Manoel, 963 - POA/RS), vamos debater e buscar responder a essas questões com a participação de professores convidados:


Célia Chaves - Professora aposentada da UFRGS, Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do RS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos; Membro da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS. Ex-presidenta do Conselho Estadual de Saúde. Foi delegada na 8a Conferência Nacional de Saúde e esteve presente em todas as CNS desde então.


Monika Dowbor - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Estudou, entre outras coisas, a atuação do Movimento Sanitário brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.



André Leite - Mestre e doutor em psicologia. Residência com ênfase em saúde da família e comunidade. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Estuda as relações entre militância, ativismo, protesto e movimentos sociais contemporâneos.


Após as falas dos convidados, o espaço será aberto para debate e manifestação dos participantes.


Inscrições no local ou através desse FORMULÁRIO. Preencha corretamente o formulário para garantir sua inscrição. Os certificados serão dados no dia do evento.


Acesse o evento nas REDES SOCIAIS.


*Realização/Organização*:
Rede Nacional O Brasil Precisa de Conselho https://www.facebook.com/obrasilprecisadeconselho/
PET Participação e Controle Social em Saúde
LAPPACS – UFRGS
LATEC SAÚDE - UFRGS
GPACE – UFRGS
Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

Conselho Municipal de Saúde premia projetos da UFRGS

 

 

 

 

 

No próximo dia 29 de agosto, às 18h30min, na sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS (Avenida Paulo Gama, s/n, nesta Capital), acontece a entrega do Prêmio Destaques em Saúde 2019, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA).

 

Em sua décima edição, esta premiação tem o objetivo de homenagear pessoas, instituições e projetos que tenham se destacado, no ano anterior, na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) que queremos, inclusivo, universal, integral e humanizado.

 

São 13 categorias, tendo ocorrido 18 indicações que evidenciam as boas práticas que fizeram a diferença para a saúde pública em Porto Alegre durante o ano de 2018.

 

 

Entre os premiados, temos o Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde (Lappacs/Ufrgs - www.ufrgs.br/lappacs), coordenado pelo Prof. Frederico Viana Machado, categoria Comunicação e Saúde; e Capacitação para a Promoção da Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua no SUS, coordenado pela Profª. Maria Gabriela Curubeto Godoy, na categoria Educação e Saúde. Ambos os docentes integram o Departamento de Saúde Coletiva e a Escola de Enfermagem da UFRGS.

 

O Prof. Frederico Viana Machado diz ter ficado muito feliz com a premiação do LAPPACS em uma das categorias do Prêmio Destaque em Saúde, do Conselho Municipal de Saúde de POA. "Um trabalho construído no dia-a-dia, coletivamente, em rede, com muito carinho e engajamento em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Este reconhecimento significa muito para nós, professores, alunos de graduação e pós-graduação, residentes que participamos dos projetos, pois tentamos superar os desafios, em tempos de tanta adversidade, para seguirmos apostando na participação popular, nas pontes entre a universidade, os movimentos sociais e os serviços."

 

Para a Profª. Maria Gabriela Godoy, vencedora da categoria Educação em Saúde, o Prêmio Destaque 2019 do CMS representa o reconhecimento do trabalho realizado e a importância de elaborar ações de inclusão da população em situação de rua como protagonistas nas políticas voltadas para a mesma.

 



Este projeto foi coordenado pela UFRGS e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre e o Movimento Nacional de População de Rua/Porto Alegre (MNPR/POA) que desenvolveu ações de educação permanente e de promoção e educação em saúde em diversos territórios do município de Porto Alegre, estimulando a participação e protagonismo da PSR de maneira a visibilizá-la pela sua potência.  Contou ainda com a parceria das seguintes instituições na execução do projeto,  a Fundação de Assistência e Cidadania (FASC); a E.M.E.F. Porto Alegre (EPA); e o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

 

No projeto de Capacitação para a Promoção da Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua no SUS, foram envolvidos diretamente 1645 participantes, entre eles, cerca de 1100 pessoas em situação de rua e 545 trabalhadores, estudantes, conselheiros de saúde, representantes de entidades e movimentos sociais, e outros interessados.  Os trabalhadores participantes foram encaminhados de 86 serviços, dos quais, 53 foram do setor saúde, 32 do setor da assistência social e 1 da educação.  A equipe do projeto envolveu professores, bolsistas de graduação e pós-graduação de 14 cursos da UFRGS (Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, História, Música, Psicologia, Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Serviço Social, Teatro) e pessoas em situação de rua que atuaram como agentes promotores da saúde e oficineiros da PSR.

 

O Departamento de Saúde Coletiva orgulha-se das produções premiadas, fruto de um intenso trabalho coletivo entre  a comunidade universitária e a sociedade, por meio de uma construção compartilhada de conhecimento, com impacto no fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde, na universalidade, na integralidade e equidade.

 

A Escola de Enfermagem da UFRGS parabeniza o CMS/POA pela iniciativa da premiação e também seus professores, alunos e colaboradores envolvidos nesses projetos.

 

Para conhecer todos os premiados e as demais categorias contempladas, acesse o site do CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE POA.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

EDITAL PRAE/EENF 07 2019 2

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DAEE - Assembleia Geral para indicação Comissão Eleitoral - Gestão 2019/2020

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 Anos do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS

Nesta segunda-feira (12/08), os corredores da Escola de Enfermagem voltaram a ecoar as conversas e os risos dos alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Saúde Coletiva, felizes por retornarem às aulas e reencontrar colegas e professores neste novo semestre letivo.

 

A comunidade acadêmica da Saúde Coletiva, no entanto, tem um motivo a mais para comemorar: este ano, o curso de graduação Bacharelado em Saúde Coletiva completa 10 anos de criação, sediado na Escola de Enfermagem. Período de conquistas, de alguns contratempos, de trabalho árduo, sempre na defesa da saúde como direito de todos, do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos ideais da Reforma Sanitária Brasileira.

 

Esta comemoração marca a primeira década da implementação da graduação em Saúde Coletiva nas universidades brasileiras e a UFRGS é pioneira na região sul, com seu curso reconhecido pelo MEC com nota 5.

 

 

A Comissão de Graduação da Saúde Coletiva está preparando uma série de atividades para comemorar essa data. As atividades integradoras do curso, neste segundo semestre letivo de 2019, terão temas alusivos a esse marco. O fechamento das comemorações se dará no dia 05 de dezembro, quando haverá atividade conjunta com a área de Enfermagem em comemoração também aos 69 anos da Escola.

 

Na noite do dia 12, com o Anfiteatro da EENF quase lotado numa noite chuvosa, houve recepção aos calouros e veteranos, lançamento dessa programação e do concurso do selo comemorativo aos 10 Anos, com a participação do corpo docente do Curso.

 

 

 

A Profª. Tatiana Gerhardt, Chefe do Departamento de Saúde Coletiva, apresentou, aos graduandos, uma retrospectiva deste campo no Brasil, sua inserção na universidade e sobre a trajetória dos professores da UFRGS que se dedicaram a essa área, na sua maioria com formação distinta em seus cursos de origem. Ano passado, foi criado o Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, instalado na Escola de Enfermagem. “No período dos anos 80 até os anos 2000 desenvolvemos atividades enquanto pesquisadores do campo da Saúde Coletiva, sem a materialização em termos de cursos de graduação ou pós-graduação. É a partir de 2004 que essa materialização começa a tomar forma.” Em sua fala, a Profª. Tatiana também enfatizou a importante atuação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO para o fortalecimento desse campo e o surgimento dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva, com a participação de diversos docentes e pesquisadores do curso ao longo dos seus 40 anos de existência. A partir de 2019 o Departamento de Saúde Coletiva tornou-se sócio institucional da ABRASCO.

 

Segue o link do contéudo apresentado pela Profª. Tatiana Gerhardt na Atividade Integradora do dia 12/08/2019:

 

https://issuu.com/projetodeslocamentos/docs/sa_de_coletiva_ufrgs

 

 

A Coordenadora da comgradcol, Profª. Marilise Oliveira Mesquita, saudou o público, convidou os docentes permanentes do Curso e membros do Centro Acadêmico dos Estudantes de Saúde Coletiva – CAESC a se apresentarem, e passou um vídeo produzido pelo estudante Rodrigo Burgos com depoimentos de alunos, egressos e professores falando a respeito da importância do curso e do campo da Saúde Coletiva.

 

À atividade no Anfiteatro, seguiu-se um lanche colaborativo e uma roda de conversa entre estudantes calouros e veteranos do segundo semestre, acompanhados de membros do CAESC.

 

Confira a programação dos 10 Anos do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, com atividades abertas:

 

 

Acesse o edital do concurso do SELO COMEMORATIVO AOS 10 ANOS DO CURSO DE BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA e participe dessa comemoração você também!!

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula Aberta: Transição Demográfica e Epidemiológica: dilemas e desafios

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital 11/2019 - Bolsa Aperf AGO PRAE/SAI/EENF - Resultado

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SALÃO DE EXTENSÃO: incrições trabalhos de 12/08/19 a 02/09/19

 

De 12 de agosto a 02 de setembro de 2019, estão abertas as inscrições de trabalhos para o Salão de Extensão da UFRGS, que será realizado de 21 a 25 de outubro próximo, junto ao Salão UFRGS, no Campus do Vale.

 

Esta edição marca os 20 anos da realização do primeiro Salão de Extensão que, de forma pioneira, foi inaugurado em 1999 na gestão do então pró-reitor Luiz Fernando Coelho de Souza. O evento de 20 anos atrás foi o primeiro do país a utilizar as oito áreas temáticas da extensão universitária brasileira, conforme definição do Plano Nacional de Extensão lançado em Campo Grande naquele mesmo ano.

 

Em maio de 2019, inaugurando o período comemorativo aos 20 anos de aniversário do evento, a PROREXT lançou o selo comemorativo à data.  Eventos como a série de palestras Conexão de Ideias, com Bernardinho, Amyr Klink e Monja Cohen, promovida pelo Departamento de Difusão Cultural em parceria com o SESC-RS, fazem parte da programação especial dos 20 anos do Salão de Extensão que ocorre ao longo de 2019.

 

Acompanhe a página do XX Salão de Extensão UFRGS para maiores informações. PARTICIPE!!

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------