Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções

NOTÍCIAS

Profª. Aline Acosta é contemplada com Bolsa FAPERGS Recém-Doutor

Foto: GESCUFRGS.WORDPRESS

 

A Profª. Aline Marques Acosta, docente do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - DAOP/UFRGS, foi contemplada com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul destinada a recém doutores (pessoas que concluíram o doutorado em até 36 meses).


Trata-se de um edital muito competitivo e o resultado final de análise de mérito do edital 04/2019 - Auxílio Recém-Doutor - ARD foi publicado no dia 05 de agosto último na página da FAPERGS.


A Profª. Aline está de parabéns por sua proposta ter sido selecionada!

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS E A PARTILHA DA VIDA

 

A Coordenadoria de Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS convida a todos a participar da ação de extensão UFRGS VIDA EM JOGO: TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS E A PARTILHA DA VIDA, que irá ocorrer no período de 16 de agosto a 11 de outubro de 2019, num total de dez encontros.

 

A ação visa a promoção da consciência doadora via formação inicial e continuada e tem como tema a causa da doação de órgãos e tecidos, com foco na qualificação dos profissionais da saúde, dos docentes, discentes e comunidade. Busca incentivar a cultura doadora, reduzir a negativa familiar e realizar a formação inicial e continuada, para qualificação do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos na promoção de saúde e cidadania.

 

Público Alvo: Profissionais da saúde (também de Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTTs , Organização de Procura de Órgãos- OPOs e Ligas), discentes e docentes vinculados a universidades ou à educação básica, preferencialmente nos cursos de saúde, educação física e licenciaturas, pacientes em lista e transplantados, servidores técnicos administrativos de universidades  e comunidade interessada.

 

Acompanhem a programação, com especificação dos locais, horários, entidades parceiras e outras informações, neste LINK e nas redes sociais.

 

Inscrições: VIDA EM JOGO: TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS E A PARTILHA DA VIDA

Taxa de inscrição: 2 kg de alimentos não perecíveis e um item de higiene, a serem entregues no primeiro encontro (dia 16/08/2019).

 

 


 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Simpósio sobre Processo de Enfermagem no HCPA

 

 

 

Ainda dá tempo de garantir sua inscrição para o 2° Simpósio Internacional do Processo de Enfermagem promovido pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre.

O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto e terá a participação de duas palestrantes internacionais de Rita de Cassia Gengo e Silvia Butcher.

Inscrições e mais informações no link:
http:// www.fundacaomedicars.org.br /evento/ 2o-simposio-internacional-d o-processo-de-enfermagem-9 o-simposio-do-processo-de- enfermagem-do-hcpa/

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ELEIÇÕES SERGS 219 - PRAZO VOTAÇÃO VAI ATÉ 01/08

 

 

A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Enfermeiros 2019 comunica que o prazo para votação nestas eleições foi PRORROGADO até o dia 01 de agosto (quinta-feira).

Uma urna fixa está disponível para votação no SERGS, das 08h30min às 18h, sem fechar ao meio dia; e outras duas urnas itinerantes estão passando no GHC, HCPA, Hospital da PUC e Instituto de Cardiologia para receber os votos.

Acessem o LINK e confiram os esclarecimentos prestados pela Comissão Eleitoral - SERGS 2019.


Participem!

 


SERGS

Travessa Francisco de Leonardo Truda, nº 40 Sala 51 - Centro - Porto Alegre/RS

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 08h30min às 18h sem fechar ao meio dia.

E-mail: sergs@sergs.org.br

Fone: (51) 3226.5587

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Qualidade de Vida em Cuidadores Leigos: uma reflexão em relação ao envelhecimento

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22° CBCENF abre inscrições para trabalhos científicos

 

 

 

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para o 22° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF. Interessados em concorrer aos prêmios devem ler o edital 01/2019, preencher a ficha e ficar atento ao prazo, que encerra  dia 16 de agosto próximo.

 

Enfermeiros, obstetrizes, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem poderão submeter trabalhos para o congresso, maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina. Profissionais de outras áreas podem participar, desde que conste a participação de, pelo menos, um enfermeiro inscrito no 22º CBCENF.

 

O evento acontece de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR, e este ano terá como tema "A Formação e o Exercício Profissional na era tecnológica: Impactos na Enfermagem".

 

 

Os trabalhos deverão ser enviados na íntegra, além do resumo e, obrigatoriamente, apresentados na modalidade de Comunicação Coordenada em um dos eixos temáticos do Congresso:

 

a) Tecnologias, Pesquisa, Cuidado, Cidadania;
b) Ética, Legislação e Trabalho;
c) Políticas Públicas, Educação e Gestão.

 

Vale lembrar que os autores e relatores somente poderão inscrever um único trabalho científico para concorrer a prêmio, sendo premiado apenas um trabalho por eixo temático, que receberá R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

 

 

Fonte: Ascom/COFEN

 

 

 

Lançamento das comemorações dos 10 Anos da Saúde Coletiva UFRGS

 

 

 

A comunidade acadêmica da Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul dará início às atividades comemorativas dos 10 Anos de início do Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS a partir do dia 12 de agosto próximo, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem/UFRGS.

 

Para marcar essa data comemorativa, estão previstas programações mensais, com fechamento em atividade conjunta alusiva ao aniversário da Escola de Enfermagem que estará ocorrendo na primeira semana de dezembro/2019.

 

No dia 12 de agosto, teremos o lançamento do calendário de comemorações, com recepção aos calouros do segundo semestre de 2019, palestra sobre a retrospectiva do Curso e o lançamento do edital do concurso para criação do selo comemorativo alusivo aos 10 anos.

 

Salve a data e participe!

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Revista Gaúcha de Enfermagem recebe classificação Qualis A2

 

REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM recebeu nova classificação este ano, passando para o estrato qualificativo (Qualis) A2, de acordo com nova metodologia implantada pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) para o QUALIS-Periódicos.

O QUALIS-Periódicos é uma ferramenta usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.


A CAPES iniciou em 2018 ações para o aprimoramento de seus instrumentos da avaliação, entre eles o QUALIS PERIÓDICOS, tendo como motivação principal aumentar o foco na qualidade da formação de doutores e mestres e na excelência da pós-graduação brasileira e também na internacionalização. [Fonte: CCS/CAPES].

 

Com isso, a RGE assume um novo patamar, consolidando-se entre as três melhores revistas QUALIS/CAPES/ENFERMAGEM do País, garantindo maior visibilidade na comunidade acadêmico-científica brasileira e também no cenário internacional.

 

Essa classificação é o resultado do esforço e da profissionalização da Revista Gaúcha de Enfermagem enquanto veículo de disseminação do conhecimento nesta área.

 

A comunidade da Escola de Enfermagem da UFRGS sente-se orgulhosa pela conquista da RGE e parabeniza os Conselhos Diretor e Editorial, a Comissão de Editoração/Editorial, autores e colaboradores. Acesse aqui e acompanhe outras notícias a respeito nas redes sociais da Revista.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SITPS 2019 - Simposio Internacional Transparência da Pesquisa em Saúde

 

 

Prepare-se para participar de uma atividade que vai mexer com você, estimulando-o a refletir sobre o seu fazer em pesquisa.

 

Vem aí o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRANSPARÊNCIA DA PESQUISA EM SAÚDE (SITPS 2019), um evento que busca qualificar e ampliar as potencialidades da pesquisa em saúde, promovendo discussões e fomentando ações para condutas mais transparentes por pesquisadores e instituições, com o objetivo de tornar a pesquisa mais aberta e aproveitável.

 

O SITPS 2019 é internacional, mas volta-se à pesquisa conduzida no Brasil e na realidade de cada um de nós, de nossos colegas, nossos grupos de pesquisa, enfim, nossas instituições.

 

O evento acontece nos dias 08 e 09 de novembro de 2019, no Salão de Atos e Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Chamada para Transparência

 

Todos nós podemos ter métodos e processos mais abertos. No nível individual, o exercício de transparência pode ser implementado sem a necessidade de aprendizado significativo de recursos tecnológicos. Você pode ser mais transparente em suas reuniões de trabalho, elaboração de projetos, ou na produção/submissão de manuscritos. No nível institucional, a transparência é cada vez mais reconhecida como algo inovador e diferencial, pois rompe práticas antigas e amplia as possibilidades de expansão.

 

O Coordenador do SITPS 2019, Prof. Daniel Umpierre de Moraes, Professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e Chefe da Pesquisa Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), explica que isso requer uma decisão estratégica e gera demanda operacional em maior escala, por exemplo, com a implementação de sistemas que operacionalizem a transparência desejada.

 

É por isto que a chamada para transparência envolve a ação dos participantes de pesquisa, pesquisadores e instituições dispostos a pensar a ciência com mais qualidade e impacto real.

 

Inscrições

 

As inscrições para este evento já estão abertas e você pode fazê-la acessando o LINK da Fundação Médica do RS – FUNDMED. Nosso primeiro prazo de inscrições vai até 31/08, depois os valores aumentarão! Garanta sua inscrição pelo menor valor em:https://sitps2019.com/inscricao/ .

 

Até 19 de Julho próximo, ainda há possibilidade de isenção da inscrição. O SITPS 2019 tem uma reserva de inscrições isentas para participantes de pesquisa, estudantes de graduação e pós-graduação que tem vontade de participar do evento, mas que no momento não podem fazer o investimento financeiro necessário.

 

Você pode submeter um pedido de isenção, completando o formulário no link “Isenção de inscrição”, no menu superior do site do evento. A comissão organizadora do SITPS 2019 vai analisar os pedidos, buscando garantir a diversidade entre os/as contemplados com as isenções.

 

Acesse https://sitps2019.com/ e conheça a programação, os palestrantes e todos os detalhes que você tem vontade de conhecer.

 

RESERVE ESSAS DATAS E VENHA PARTICIPAR!!!

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você sabe o que é Residência em Área Profissional de Saúde?

 

 

Residência pode não ser o que você está pensando.. Você sabe o que é a Residência em Área Profissional de Saúde oferecida aqui na Escola? Confere as explicações da servidora Tacia Borges de Oliveira Miller, Secretária da RIMSCOL/UFRGS, que vão te esclarecer a respeito:

"Segundo a Lei 11.129/2005, que instituiu a Residência em Área Profissional de Saúde, esta é definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. Além disso, constitui-se em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. O programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva (RIMSCOL) da UFRGS atualmente funciona junto à Escola de Enfermagem da Universidade, estando sua secretaria na Rua São Manoel, 963, sala 229 - Campus Saúde - POA/RS.

O programa conta com 40 residentes distribuídos em duas turmas, uma turma de R1 - residentes de primeiro ano que atuam junto à atenção básica, e outra de R2 - residentes de segundo ano que atuam junto a serviços de saúde especializados, coordenação de políticas, áreas técnicas e vigilância em saúde – epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. Os residentes são de diversas profissões da área da saúde, sendo elas: enfermagem, saúde coletiva, biomedicina, biologia, medicina veterinária, nutrição, serviço social e farmácia.

O programa de residência em área profissional da saúde está presente em algumas unidades acadêmicas além da Escola de Enfermagem, a saber, na Faculdade de Odontologia – Residência Integrada em Saúde Bucal, no Instituto de Psicologia – Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, na ESEFID – Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança: Violência e Vulnerabilidades e na Faculdade de Veterinária com a Residência Integrada em Saúde Animal e Coletiva."

Ainda com dúvidas a respeito? Ficou com vontade de saber mais? Acesse o site da RIMSCOL para maiores informações: http://www.ufrgs.br/residenciasaudecoletiva; ou entre em contato pelo e-mail residenciasaudecoletiva@ufrgs.br ou pelo fone 51.3308.5444.

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 


PRORROGADA: exposição fotográfica "PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE I"

 

A Biblioteca Dirce Pessoa de Brum Arágon, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu, nesta data, a exposição temporária de fotografias intitulada ‘Disciplina Integradora Práticas Integradas em Saúde I: recortes de uma experiência de integração intercurricular e interdisciplinar em ensino e serviço no SUS’.

Este trabalho, exposto anteriormente nas paredes da rampa interna de acesso à EEnf, foi realocado para a Biblioteca, nobre espaço de cultura desta Casa, em virtude das intempéries do clima que afetam o local e com o objetivo de estender o prazo da exposição até o início das aulas do segundo semestre de 2019, de maneira que os calouros tenham a oportunidade de conhecer essa experiência.

O acervo desta exposição é composto de fotos produzidas por professores e alunos da disciplina, oferecida em diversos cursos da área da Saúde. De nossa Escola, fazem parte dessa disciplina os professores Regina Witt e Carlos Aita, dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva, respectivamente.

O evento busca recuperar a memória das 15 edições da Disciplina Integradora que ocorre semestralmente desde 2012/1 e que retrata o cotidiano dos territórios de seis Unidades de Saúde do Distrito Docente Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal, que são acompanhados pela Disciplina Integradora.

A promoção é da Coordenadoria de Saúde (Coorsaúde/UFRGS), com apoio da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS), Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Conselho Municipal de Saúde  e SUS.

A exposição vai estar na BIBEnf até o dia 16 de agosto próximo, à rua São Manoel, 963 - Bairro Petropólis, nesta Capital. O horário de funcionamento é das 08h até às 20h. Após, segue de forma itinerante para as unidades básicas de saúde envolvidas com a disciplina.

Prestigie e assine a lista de presença para deixar sua visita registrada!!

 

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Altos Estudos (EAE): “Determinantes Sociais e a Equidade no Cuidado em Enfermagem e em Saúde”

 

 

 

 

 

Neste dia 03 de julho de 2019, foi dado início à programação da primeira fase das atividades do evento “Determinantes Sociais e a Equidade no Cuidado em Enfermagem e em Saúde”, tendo o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como instituição parceira da Escola de Altos Estudos (EAE) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

 


 

O Programa Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação brasileiros e promover a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos brasileiros, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, em todas as áreas do conhecimento. O PPGEnf UFRGS é parceiro nesta atividade que responde a questões sociais e influenciam de forma significativa a saúde de pessoas e populações nos cenários nacional e internacional.

 

A cada dia da programação desta primeira fase,  nosso PPGENF recebe transmissão ao vivo das atividades previstas, que acontecem de 03 a 05 de julho de 2019. A transmissão se dá através de um link no Youtube gerado nos dias do evento. Estas atividades estão constando como disciplina para os alunos do PPGENF, Tópicos Especiais em Enfermagem - Determinantes sociais e a equidade no cuidado em enfermagem e em saúde. Docentes, Técnicos Administrativos e Estudantes dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Saúde Coletiva e alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva também podem assistir à transmissão, de forma gratuita, na sala 212 do prédio sede da Escola de Enfermagem, conforme horários abaixo:

 

Dia 03/07, das 9h às 12h, das 14h às 15h30min e das 16h às 17h30min - sala 212 da Escola de Enfermagem.

 

Dia 04/07, das 9h às10h30min, das 14h às 15h30min e das 16h às 17 h - sala 212 da Escola de Enfermagem

 

Dia 05/07, das 9h às 10h30min e das 14h às 17 horas - sala a confirmar.

 

 

A responsável por essas atividades é a Profª. Drª. Maria Alice Dias da Silva Lima, docente do Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP/UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGENF UFRGS, membro da Comissão Científica da Escola de Altos Estudos (EAE) Determinantes Sociais e a Equidade no Cuidado em Enfermagem e em Saúde.

 

A programação completa do evento está disponível na página http://eventos.eerp.usp.br/escoladealtosestudos/programacao.php.

 

É importante salientar que a segunda fase deste evento vai acontecer de 19 a 23 de agosto de 2019, nos mesmos moldes da primeira etapa. Conheça a programação e reserve a data para participar!!!

 

Este evento conta com os seguintes apoios:

 

Semana de Avaliação da Escola de Enfermagem/UFRGS

 

 

 

Na manhã desta terça-feira (02/07/2019), foi realizada a SEMANA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM 2019, das 09 às 12 horas, no Anfiteatro da EEnf, com a participação de docentes, técnicos administrativos, membros da Comissão Própria de Avaliação desta Universidade (CPA/UFRGS) e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI/UFRGS).

 

Esta atividade integra a Semana de Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que teve inicio nas unidades acadêmicas a partir do dia 28/05,  com programação geral no dia 24 de junho último, na sala II do Salão de Atos da UFRGS, com o tema Escutar para Transformar.

 

O evento Semana de Avaliação da UFRGS foi instituído pela Comissão Própria de Avaliação da UFRGS (CPA) em 17 de março de 2015, através da Decisão nº 02/2015, e ocorre sempre na última semana do mês de junho de cada ano, tendo por objetivos: I) apresentar os resultados das avaliações da Universidade, encontrados pela CPA, referentes ao ano anterior, à Administração Central da Universidade (Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Secretários, Diretores, etc..); II) similarmente, apresentar os resultados das avaliações das Unidades Universitárias encontrados pelos NAUs, referentes ao ano anterior, aos gestores das Unidades (Direções, Chefes de Departamentos, Coordenadores de Comissões, Colegiados, etc..).

 

Programação na EEnf

 

As atividades na Escola de Enfermagem da UFRGS tiveram início às 09 horas do dia 02 de julho com as falas das integrantes da Mesa de Abertura, Professoras Drª. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues (Presidente da CPA/UFRGS e Secretária de Avaliação Institucional (SAI/UFRGS) , Drª. Gisela Maria Schebella Souto de Moura (Diretora da EEnf/UFRGS) e Drª. Maria Gabriela Curubeto Godoy (Coordenadora do Núcleo de Avaliação da EEnf/UFRGS).

 

 

 

Foi enfatizado que a importância desses encontros reside na visibilidade dada às análises, resultados e diagnósticos levantados pela CPA e NAU, a partir dos dados coletados no ano anterior pelos instrumentos de avaliação (Questionários). Isto estimula a cultura da avaliação, o quê possibilita, na fase seguinte do processo, que os gestores possam planejar e executar ações com vistas a sanar fragilidades, melhorando, assim, a qualidade da Universidade.


Com este intuito, foi feita ainda a apresentação da Profª. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues (Representando a CPA e SAI) a respeito do "Processo de Avaliação no Ensino Superior"; e também da Profª. Maria Gabriela Curubeto Godoy, que tratou da "Avaliação na Escola de Enfermagem da UFRGS".

 

Após, seguiram-se breves apresentações de comissões e núcleos da EEnf, abordando suas respectivas atividades, em dados quantitativos e qualitativos. Ouvimos a Coordenadora da COMGRAD COL, Profª. Marilise Oliveira Mesquita; a Coordenadora da COMGRAD ENF, Profª. Graziella Badin Aliti; a Coordenadora do NDE/ENF, Profª. Luiza Maria Gerhardt; a Coordenadora da COMEX EEnf, Profª. Ivana de Souza Karl; o Coordenador Substituto da COMPESQ EEnf, Profª. Dário Frederico Pasche; a Coordenadora do PPGENF, Profª. Miriam de Abreu Almeida; a Coordenadora da Comissão Lato Sensu EEnf, Profª. Eliane Norma Wagner Mendes; a representante da COSAT EEnf, Enf. Débora Schimitt Porto; e membro do NAU EEnf, representando a categoria técnico-administrativa em educação da EEnf, servidora Berenice Soleti.

 


 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Práticas Integradas em Saúde I documentada em foto

Aqueles que percorrem os corredores da Escola de Enfermagem da UFRGS estão tendo a oportunidade de conhecer, desde o dia 28 de junho último, a mostra fotográfica intitulada ‘Disciplina Integradora Práticas Integradas em Saúde I: recortes de uma experiência de integração intercurricular e interdisciplinar em ensino e serviço no SUS’ registro desta experiência interprofissional e interdisciplinar, que integra os diferentes cursos da saúde da UFRGS.

 

Esta exposição busca recuperar a memória das 15 edições da Disciplina Integradora que ocorre semestralmente desde 2012/1 e que retrata o cotidiano dos territórios de seis Unidades de Saúde do Distrito Docente Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal, que são acompanhados pela Disciplina Integradora.

 

Foto: Cláudia Parzianello

 

A mostra é composta de 15 fotos  impressas em folha A3, com quatro painéis A3 com textos explicativos sobre a disciplina. As peças foram produzidas pelos professores e alunos da disciplina e não receberam nenhum tratamento visual.

 

A promoção é da Coordenadoria de Saúde (Coorsaúde/UFRGS), com apoio da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS), que incentivou esta iniciativa e forneceu os recursos financeiros necessários através da Coordenadoria da Saúde. O evento contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Conselho Municipal de Saúde  e SUS.

 

A exposição vai estar na EEnf até o dia 05 de julho próximo, à rua São Manoel, 963 - Bairro Petropólis, nesta Capital. O horário de funcionamento é das 08 horas até às 21h30min. Após, segue de forma itinerante para as unidades acadêmicas e básicas de saúde envolvidas com a disciplina.

 

Prestigie e assine a lista de presença para deixar sua visita registrada!!

 

Foto: Prof. Carlos Aita

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profª. Miriam de Abreu Almeida é a mais nova TITULAR da EEnf

Neste dia 01 de julho, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Doutora Miriam de Abreu Almeida, professora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico – DEMC/UFRGS e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFRGS, foi promovida à Classe E da Carreira do Magistério Superior, tornando-se Professora Titular da UFRGS.

 

processo avaliativo de promoção foi realizado por esta Unidade Acadêmica e pelo departamento de origem da candidata, com edital específico baseado nas diretrizes estabelecidas pela Decisão Normativa 232/2014 do Conselho Universitário (CONSUN/UFRGS) e pela Lei Federal 12.772/12, que estrutura o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

 

Comissão Especial que avaliou a professora, presidida pela Profª. Dra. Maria da Graça Crossetti (EEnf/UFRGS), foi composta também pelos Professores Dra. Emilia Campos de Carvalho (USP/RP), Dra. Valéria Lamb Corbellini (PUCRS) e Dr. Ricardo Prates Macedo (ULBRA) – Titulares; e pelas Professoras Dra. Alba Lucia Bottura Leite de Barrros (UNIFESP) e Dra. Maria Henriqueta Luce Kruse (EEnf/UFRGS) – Suplentes.

 

Estiveram presentes, ao ato, familiares, colegas docentes, técnicos administrativos e alunos, os quais expressaram admiração e orgulho de ter presenciado o coroamento de sua trajetória acadêmica alcançando a denominação de Professora Titular, ápice da carreira do Magistério Superior.

 

A Profª. Gisela Maria Schebella de Moura, Diretora da EEnf/UFRGS, parabenizou a mais nova Titular da EEnf que fará parte de um grupo seleto com mais 06 docentes. “Novos desafios irão despontar  a partir desta conquista e a Profª. Miriam Almeida irá desempenhá-los com o mesmo compromisso e responsabilidade com que conduziu sua carreira até o momento".

 

Ao final do processo avaliativo, a candidata foi considerada APTA, atendidos os critérios na avaliação de desempenho e na defesa do memorial, assim como os demais requisitos previstos em lei.

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

XXI Seminário Científico da Enfermagem/UFRGS

A partir do dia 28/06, acontece o  "XXI Seminário Científico do Curso de Bacharelado em Enfermagem" da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso relativos ao primeiro semestre de 2019/1, numa realização da Comissão de Graduação em Enfermagem da UFRGS.

 

As atividades são abertas ao público, com entrada gratuita, e estarão ocorrendo no Anfiteatro e salas 211 e 212 da EEnf (à rua São Manoel, 963 - Campus Saúde - Porto Alegre/RS), com apresentações nos dias 28/06, 04/07, 08/07, 09/07/ 10/07 e 11/07.

 

O TCC tem por objetivos:

 

a) desenvolver a capacidade do uso de metodologia científica, bem como estratégias metodológicas da elaboração de uma investigação;

b) possibilitar aos discentes o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre tema relevante na área de enfermagem e da saúde;

c) desenvolver nos discentes o espírito de iniciativa e criatividade;

d) desenvolver e/ou reforçar parcerias e/ou cooperações entre a UFRGS e as instituições de saúde ou comunitária que atuam na área ou em áreas afins, aprofundando conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso;

e) contribuir para o fortalecimento das linhas de pesquisa da Escola de Enfermagem.

 

Confira abaixo a relação de trabalhos e respectivo cronograma de atividades e prestigie.

 

 

 

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cuidado Integral Individuos com Sifilis e Teste Rápido para IST´s

 

 

 

A Liga Acadêmica de Enfermagem da UFRGS realiza dois eventos neste mês de junho, seguindo a temática do Cuidado Integral.

 

Dia 27/06/2019 - 18h30min

Sala 122 da Faculdade de Medicina da UFRGS

(Rua Ramiro Barcelos, 2400)

Atividade gratuita e aberta ao público

 

CUIDADO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS COM SIFILIS

Apesar da grande quantidade de informações que já temos hoje sobre todas essas infecções, ainda presenciamos estigma e preconceito relacionados a esse assunto! Como lutar contra isso? Com conhecimento! A palestrante será a Enfª Adriane Letícia Friedrich do Serviço de Atenção Especializada.

Vamos entender melhor juntos?

Dados do Boletim Epidemiológico da Sífilis 2018 apontam aumento de 20% na taxa de detecção da sífilis adquirida no estado, que passou de 112,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2016, para 134,9 casos para cada 100 mil habitantes em 2017. No mesmo período, a taxa de detecção da sífilis adquirida no Brasil aumentou em 31%, passando de 44,1/100 mil habitantes em 2016, para 58,1 casos para cada 100 mil habitantes em 2017.

Considerada uma epidemia no País, a doença tem o Rio Grande do Sul no topo do ranking de casos em que a transmissão ocorre de uma pessoa para a outra por meio de transfusão de sangue ou relação sexual (anal, vaginal ou oral) sem o uso do preservativo.

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/8JTt6oCY44Pw9AAFA

 

 

 

 

📌 Quando? Sábado, 29.06.2019
🕘 Que horas? 9h às 13h30min
📌 Onde? Na sala 211 da Escola de Enfermagem/UFRGS

(Rua São Manoel, 963 - Campus Saúde - POA/RS)


TESTE RÁPIDO PARA IST´s

 

Em meio a uma crescente nos casos de IST's e valorizando a importância de um diagnóstico precoce, a fim de iniciar o tratamento adequado o quanto antes, a Liga Acadêmica de Enfermagem (LAEnf), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA), convida a todos para um minicurso sobre Teste Rápido!

✉ As Inscrições são realizadas através do e-mail ligaenfermagemufrgs@gmail.com .


Lembramos que essa capacitação é válida em toda a rede de atenção básica de Porto Alegre! Não percam essa oportunidade!


📌 Pedimos que seja enviado no e-mail:
Aluno UFRGS: nome completo e número de matrícula.
Público Externo: nome completo, email, CPF, RG e data de nascimento.

Após, haverá o recebimento da conta para depósito. As inscrições estarão confirmadas apenas após o envio do comprovante de pagamento, até dois dias após o recebimento da conta!

Sejam conscientes e só efetuem o pagamento após o envio do email com os dados, para que possamos ter controle de uma possível lista de espera!

⚠ VAGAS LIMITADAS! ⚠

*O pagamento se deve aos gastos com coffee break! ☕

PARTICIPEM!!!!!

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diálogos Negros - 28 de junho

 

 

No dia 28 de junho próximo, teremos o fechamento do 1º Ciclo dos DIÁLOGOS NEGROS, abordando os Aspectos históricos e o protagonismo da população negra na construção da sociedade gaúcha e brasileira.

 

Debatedores:

David Santos, mestrando em história UFRGS/pesquisador das relações étnico/raciais.
Alessandra Santos da Silva, mestranda em história UFRGS/pesquisadora das relações étnico-raciais.

Evento gratuito, participantes recebem certificado de ouvinte.
Inscrições no local.

 

E ATENÇÃO!!!!!!  FIQUE LIGAD@!!!!!!

MUDANÇA DE LOCAL NESSA DATA!!!

O EVENTO VAI ACONTECER NO ANFITEATRO ALFREDO LEAL DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFRGS, NA AVENIDA IPIRANGA, 2752 - CAMPUS SAÚDE - POA/RS

 

Esperamos por vocês!!!!!!