Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools
Log in
Sections

GPEAMAB

Grupo de Pesquisa em Enfermagem Ambulatorial e Atenção Básica - GPEAMAB

 

O Grupo de Pesquisa em Enfermagem Ambulatorial e Atenção Básica - GPEAMAB pretende desenvolver pesquisas nas temáticas relativas ao cuidado em enfermagem para pacientes externos de um hospital universitário, direcionada para os níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde, integrado à referência e contra-referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações de enfermagem objeto de estudo do GPEAMAB são aquelas desenvolvidas através da consulta de enfermagem, dos grupos terapêuticos e educativos, das visitas domiciliares e de procedimentos específicos de enfermagem.

O campo de estudo para o desenvolvimento das pesquisas é o ambulatório e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do hospital universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Considerando que a temática de pesquisa do grupo é sobre o cuidado a pacientes ambulatoriais e na atenção básica nos diversos níveis de saúde e, levando em conta os constantes desafios para compatibilizar as atuais políticas de saúde pública, os preceitos éticos e legais da profissão com as demandas em saúde, o impacto dos resultados dos estudos desenvolvidos estarão diretamente vinculados na prática do cuidado prestado.

Visando ainda contemplar o ensino, pretende-se incluir estudantes em formação strictu sensu e da graduação de enfermagem.

 

Para mais informações: https://plone.ufrgs.br/eenf/pesquisa/grupos/arquivos/grupo-de-pesquisa-em-enfermagem-ambulatorial-e-atencao-basica-gpeamab/at_download/file