Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial

IX EBRALC e XIV ELC 2017

IX Escola Brasileira de Linguística Computacional (EBRALC 2017)
15 e 16 de agosto de 2017
XIV Encontro de Linguística de Corpus (ELC 2017)
17 e 18 de agosto de 2017
São Leopoldo - RS

Organização:

PPG Letras-UFRGS
PPGLA - Unisinos



Apoio:

O XIV Encontro de Linguística de Corpus (ELC) e a IX Escola Brasileira de Linguística Computacional (EBRALC), dois eventos associados, serão realizados do dia 15 ao dia 18 de agosto de 2017, em São Leopoldo (RS), nas dependências da UNISINOS, em São Leopoldo - RS. Nos dias 15 e 16 de agosto ocorre a EBRALC; nos dias 17 e 18 temos o ELC.

Ambos eventos são uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Participam da organização do evento pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da (Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Ao longo dos quatro dias da EBRALC e do ELC, participantes – ligados(as) às áreas de Linguística, Computação, Linguística Histórica, Linguística Aplicada, Ensino de Línguas, Tradução, Linguística Cognitiva, Ciências da Informação, dentre outras – terão oportunidades de dialogar, estabelecer contatos, trocar conhecimentos e divulgar seus trabalhos relacionados com técnicas ou princípios da Linguística de Corpus e do Processamento da Linguagem Natural.
Nesta edição de 2017, pretendemos provocar reflexões sobre as Contribuições da Linguística de Corpus para os Estudos sobre Gêneros Textuais e Discursivos.
Nas edições anteriores do evento, participantes discutiram temas como Contribuições da Linguística de Corpus para a pesquisa Linguística e para os Estudos da Tradução (2015), Corpus, tecnologia e cultura (2014) e Convergência tecnológica para o processamento e análise das línguas: (2012).
Seguindo a tendência dos eventos anteriores, serão realizadas, na EBRALC, oficinas e minicursos e mesas redondas associadas ao tema do Processamento da Linguagem Natural (PLN) em diálogo com experiências em Linguística de Corpus. Essas atividades serão desenvolvidas com pesquisadores renomados de Computação e dos Estudos da Linguagem. Há atividades para iniciantes e também para pesquisadores experientes.
No ELC, ocorrem mesas-redondas, sessões orais de comunicação, apresentações de pôsteres e a nossa plenária ‘Minuto de Loucura’, dedicada a uma apresentação inicial de trabalhos que serão expostos, na sequência do evento, por seus autores em slides, em um momento específico e individualizado para seus apresentadores e interessados.
Importante:
Não há sessões simultâneas no ELC, de modo que todos podem participar de todas as atividades e discussões propostas.
Atividades simultâneas (cursos/oficinas) ocorrem APENAS durante a EBRALC.
Confira, na seção Diretrizes e Datas Importantes, o funcionamento e as orientações relativas a cada uma dessas sessões de atividades programas para cursos/oficinas (EBRALC) e discussão de trabalhos de pesquisas (ELC).
Contamos com sua presença e esperamos que o evento garanta ampla e frutífera interação entre participantes.

NOVIDADE
Uma novidade, em 2017, será a entrega do PRÊMIO DESTAQUE EM PESQUISAS COM CORPUS nas categorias trabalho oral, pôster e trabalhos em andamento (“Um minuto de loucura”). O prêmio é distinção de mérito atribuída pela comissão científica do evento aos trabalhos submetidos e apresentados durante o ELC.
Para dúvidas e sugestões sobre aspectos não contemplados no site, entre em contato com a organização pelo endereço: elc.ebralc2017@gmail.com.