Capacitação sobre incêndio na Escola de Engenharia

Uma ação do PDI (Projeto de Desenvolvimento Institucional) da Escola de Engenharia organizado pelos servidores Manoel Eduardo, Mariana Brandão, Maria de Lourdes, Jaqueline da Silva e Akie Yoshioka, em parceria com o projeto de extensão “Educar para Prevenir: segurança contra incêndio nas escolas”, coordenado pela professora Ângela Graeff, possibilitou uma capacitação para professores e servidores técnicos administrativos da Escola de Engenharia. O Educar para Prevenir completou um ano em agosto de 2019 e como comemoração, ofereceu esse evento na EE.

A professora Graeff, fez uma apresentação do projeto Educar para Prevenir, quando destacou várias situações de riscos de incêndio, das possibilidades de evitá-los, e a classificação dos modelos de extintores e as classes de incêndio.

Os bombeiros civis e instrutores, Ricardo Soares Garcia e Robson Kafski Silveira, fizeram demonstrações práticas de como reanimar pessoas (adultos, crianças, bebê e idosos) em uma situação de parada cardíaca. Após essa demonstração, uma simulação de evacuação ordenada do espaço da capacitação (do Auditório Poente) se seguiu para a melhor compreensão de como agir numa situação real de incêndio. No pátio do prédio Centenário, outra demonstração de como combater as chamas num botijão de gás doméstico finalizou a capacitação.

A ação do PDI compõe a meta 4 – Implementar uma política estratégica de bem-estar para comunidade da EE, incluindo a criação de eventos e espaços de interação e diálogo, ação 9, Elaborar e Implementar Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho.

No próximo dia 18/10, das 14h às 17h, acontece uma segunda edição dessa capacitação. É aberta para professores, técnicos administrativos e alunos.

Fotos: Paulo Fernando (Agência de Comunicação da EE)