Eleição para representante no Conselho da Unidade da EE

A eleição para representante docente e técnico-administrativo no Conselho da Unidade da EE acontece dia 17 de outubro, das 8h às 20h, por meio eletrônico. O candidatos escreveram mensagens e apresentaram as atividades que exercem.

CANDIDATOS INSCRITOS PARA REPRESENTANTE DOCENTE NO CONSELHO DA ESCOLA DE ENGENHARIA

CHAPA 1

Titular: Ligia Damasceno Ferreira Marczak Suplente: Francis Henrique Ramos França Ligia Damasceno Ferreira Marczak é professora titular do Departamento de Engenharia Química desde 1989. Já desempenhou diversas atividades administrativas entre elas a Coordenação da Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Química e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) por um mandato e a chefia do Departamento de Engenharia Química por quatro mandatos. Foi representante docente no Conselho Universitário na gestão 2006-2008. Participou, com outros três colegas docentes, na montagem, estruturação e implantação do PPGEQ (iniciado em 1995). É pesquisadora 1D do CNPq e coordena o Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos. É revisora de diversas revistas indexadas, tanto nacionais quanto internacionais, dentro de sua área de expertise. Foi agraciada com o Prêmio Docente Destaque da Escola de Engenharia em 2015. Atualmente, integra o Comitê de Assessoramento na área das Engenharias da FAPERGS.

Francis H. R. França – Professor Associado IV, lotado no Departamento de Engenharia Mecânica desde 2002. Foi Coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica em 2015-2016, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica em 2011-2012. Foi representante docente no Conselho da Escola de Engenharia em 2003-2004, e membro do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2005-2008. É Pesquisador 1D do CNPq, com atuação em comissões de avaliação da CAPES nas Áreas Interdisciplinar (2007-2015) e Engenharias III (atualmente). Desde 2015 serve como Editor Associado no Journal of The Brazilian Society of Mechanical Engineering. Recebeu o Prêmio Docente Destaque da Escola de Engenharia em 2015.

CHAPA 2

Titular: Inácio Benvegnu Morsch

Ano de ingresso na UFRGS : 1997; Professor Associado IV; Chefe do DECIV de 2007 a 2011; Coordenador COMGRAD Eng. Civil: 2014 a 2016; e Professor do PPGEC.

Suplente: Hamilton Klimach

CHAPA 3

Titular: Roberto Petry Homrich

Suplente: Flávio José Lorini<

Roberto Petry Homrich
Professor concursado (1988) no Departamento de Engenharia Elétrica; Professor Associado; Chefe do DELET 2003-2005 e 2012-2014; Atual vice Coordenador da ComgradEle; Atual Coordenador do NDE da Eng. Elétrica; Ministra dou ministrou as disciplinas de : ENG 04013 – Introdução à Engenharia Elétrica – A (graduação); ENG 04032 – Análise de Circuitos III (graduação); ENG 04408 – Conversão Eletromecânica de Energia II (graduação); ENG 04040 – Dinâmica de Dispositivos Eletromagnéticos (graduação); ELE408 – Tópicos Especiais em Dispositivos Eletromagnéticos (Pós-graduação); Conta com orientação de mestrado e doutorado. Atua junto ao Laboratório de Máquinas Elétricas, Acionamentos e Energia – LMEAE, no DELET. Linhas de pesquisa: Supercondutividade aplicada; Limitadores de corrente supercondutores de baixa e alta temperatura; Transdutores de corrente – Bobina de Rogowski; Conformação eletromagnética; Dispositivos eletromagnéticos.

CANDIDATOS INSCRITOS PARA REPRESENTANTE DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO NO CONSELHO DA ESCOLA DE ENGENHARIA

CHAPA 1

Titular: Dóris Andréa M. Borges Franz

Suplente: Jaqueline da Silva Oliveira

Doris Andréa Borges Franz – servidora desta Instituição há 25 anos. Possui graduação em Matemática, Especialização em Educação pela UnB, Especialização em Perícia e Auditoria pela UFRGS e Mestrado em Economia pela UFRGS. Já atuou junto ao Gabinete do Reitor, Procuradoria, Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Economia. Atualmente desempenha funções na Escola de Engenharia mais especificadamente, no Departamento de Engenharia Química como secretária. Acredito que participar do Conselho da Escola de Engenharia reflete muito o pensamento de Fernando Pessoa que diz: ” tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

CHAPA 2

Titular: Tatiana Calvete

Suplente: Eduardo F. Birnfeld

Como representantes dos técnicos administrativos em educação no Conselho da Escola de Engenharia, pretendemos divulgar previamente os assuntos que serão debatidos nas reuniões para ampliar a participação dos colegas, através de sugestões de posicionamento, de novos assuntos para discussão, etc. No conselho, defenderemos as pautas da categoria, o interesse social, a democracia interna, a universidade pública e gratuita. Sempre após as reuniões repassaremos aos colegas um resumo do que foi tratado e decidido nesse importante espaço deliberativo.
Tatiana Calvete (representante titular)

Ingressei como técnica de laboratório na UFRGS em 1993, tendo trabalhado por 16 anos no Instituto de Química. Nos últimos 8 anos faço parte da equipe técnica da Central Analítica do Departamento de Engenharia Química (DEQUI). Sou graduada em Química Industrial (UFRGS/2001), mestre em Química (UFRGS/2007) e doutora em Química (UFRGS/2011). Trabalhei como docente assistente da Universidade La Salle, atuando nos cursos de graduação em Biologia, Engenharia Ambiental e Química, e no Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais. Sou integrante do grupo de pesquisa Tratamento de Águas e Efluentes Líquidos Industriais do CNPQ e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologia Ambiental e Analítica (LATAMA) da UFRGS. Atuei como representante dos servidores técnicos administrativos no Conselho do Instituto de Química e no Plenário do DEQUI. Atualmente sou representante suplente dos técnicos administrativos da Escola de Engenharia (Campus Centro) na ASSUFRGS-SINDICATO.

Eduardo Fontoura Birnfeld (representante suplente)

Ingressei como engenheiro na UFRGS em 1993. Sempre estive lotado na Escola de Engenharia, trabalhando no Departamento de Engenharia Química. Atualmente faço parte da equipe técnica da Central Analítica do DEQUI. Anteriormente, trabalhei nos laboratórios de graduação e fui docente substituto das disciplinas Laboratório de Engenharia Química e Laboratório de Fenômenos de Transporte, durante 8 semestres. Sou graduado em Engenharia Química (UFRGS/1990) e especialista em Química (UFRGS/1997). Atuei como representante dos servidores técnicos administrativos no Plenário do DEQUI.

CHAPA 3

Titular: Flávio Luís Cesar de Lima

Suplente: Bruno Nervis

Caros colegas da Escola de Engenharia,
somos Flávio Luís César de Lima e Bruno Nervis e concorremos à vaga destinada aos Técnico-Administrativos no conselho da Escola de Engenharia como Chapa 3.  Flávio é Eng. Mecânico com especialização em Segurança do Trabalho e está na Escola de Engenharia desde 1979, iniciando na Eng. Mecânica e passando pelo LEME entre 1983-2008. Por cerca de 5 anos assumiu a Prefeitura do Campus do Vale e, após, o Departamento de Fiscalização de Obras da SUINFRA onde adquiriu amplo conhecimento sobre a Infraestrutura e construiu uma sólida rede de relacionamentos na Universidade. Retornou à Escola de Engenharia em 2016 no Setor de Infraestrutura (SINFRAEE) onde atua principalmente nas atividades de manutenção, conservação e logística.

Bruno é Engenheiro Eletricista formado pela UFRGS, mestrando da Engenharia Elétrica, e ingressou como técnico-administrativo em 2015 no setor que hoje é o SINFRAEE. Atua no desenvolvimento de projetos, acompanhamento e fiscalização de serviços de elétrica, redes de dados e sistemas de ar-condicionado, além de envolver-se ativamente com o gerenciamento das demandas do Setor, tendo ampla visão da infraestrutura da Escola e suas necessidades. Acreditamos que poderemos contribuir de maneira positiva e construtiva nas decisões do Conselho e na gestão da unidade, para um efetivo desenvolvimento da Escola de Engenharia.

CHAPA 4

Titular: Bruno Born Neto

BRUNO BORN NETO – Chapa 4 (Titular)

Ingressei na UFRGS em 01/01/1984 no CPD, em 1986 me formei em Análise de Sistemas na PUC. Em 2003 assumi a função de Pesquisador Institucional na ProPlan onde pude viajar pelo Brasil conhecendo outras universidades. Em 2009 assumi na Escola de Engenharia passando pelo LAMEF e depois na secretaria da EE iniciando a implantação da atual intranet e sites institucionais. Atualmente, depois de uma especialização em Gestão de TI, preferi migrar mais para uma área de gestão assumindo no Setor de Gestão e Análise de Informações. Considero esta função de representante dos técnicos no CONSUNI uma oportunidade de uma nova experiência que penso contribuir pelo longo tempo que tenho na UFRGS.

Suplente: José Giovani dos Santos Oliveira

Link para votação eletrônica

Votação