Formaturas 2016/2

Por Paulo Fernando Zanardini Bueno

No fim da tarde de ontem aconteceu a segunda cerimônia de colação de grau dos cursos de graduação da Escola de Engenharia. 43 novos engenheiros mecânicos receberam o título e o diploma na presença de familiares e amigos. O professor Ignacio Iturrioz foi escolhido como paraninfo. Os professores homenageados Fernando Marcelo Pereira e Rogério José Marczak. A funcionária homenageado foi a técnica-administrativa Melina Dick.

Três alunos receberam menções honrosas pelos trabalhos de diplomação. Na área de Energia e Fenômenos de Transporte: Engenheiro Mecânico Thiago Gardin Fernandes. Na área de Mecânica dos Sólidos: Engenheiro Mecânico Franco Zanól Vansêt. Na área de Projeto, Fabricação e Automação Industrial: Engenheiro Mecânico André Marubin Fíchi.

Os oradores da turma, Thiago Gardin Fernandes e Fernando Stein Brito, destacaram que na cerimônia de ontem encerrou uma das mais importantes etapas na vida de cada formando. Enfatizaram que o grupo de formandos é uma “tropa de elite”, não por se sentirem superiores, mas pela resistência em realizar o curso de engenharia e superar suas inúmeras dificuldades e por terem chegado até o fim, e a colação de grau, seria como que a condecoração por todo esse esforço.

O professor Ignacio, paraninfo, destacou que o encontro de ontem é um dos poucos que reúne as pessoas em alegria fazendo menção as dificuldades que o Brasil atravessa no momento.

O diretor da Escola de Engenharia, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, iniciou dizendo ser um grande prazer compartilhar da cerimônia com os presentes. Lembrou também da importância dos professores serem escolhidos pelos alunos para fazerem parte da colação de grau, como homenageados ou paraninfos. Outro ponto destacado por Luiz, foi que nas engenharias em geral e na UFRGS vencer o ciclo de formação universitária necessita um alto esforço, assim, a maior homenagem da cerimônia deve ser dedicada aos formandos.

A reitora em exercício, Jane Tutikian, destacou que a partir daquele momento começa o sonho da realização profissional para cada um dos formandos e os orientou a superarem todas as dificuldades que possam surgir nessa nova trajetória.

A próxima cerimônia acontece dia 19 de janeiro, às 18h, no Salão de Atos, reunindo as 3Ms, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais.

Fotos: Paulo Fernando/NTIC