Gimscop do Departamento de Engenharia Química

O Gmiscop (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos) do Departamento de Engenharia Química recebeu o prêmio ANP de Inocação Tecnológica 2017 na Categoria II com o projeto “Pilotos de Sistemas de Manutenção Preditiva do SSE”. O Grupo é formado pelos professores Jorge O. Trierweiler, Marcelo Farenzena, Pedro Fernandes e Luciane Trierweiler, além de alunos e outros pesquisadores integrantes do projeto BrToolKits. O professor Trierweiler representou a equipe de pesquisadores na cerimônia. Além do Gmiscop foram premiados a TriSolutionse a Petrobras com projeto desenvolvido na UFRGS.

A cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, edição 2017, foi realizada hoje (31/8), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Este ano, nas três categorias do Prêmio, concorreram 52 projetos, de universidades, de empresas petrolíferas e de fornecedoras de bens e serviços. A avaliação dos vencedores foi feita com base nos critérios de originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, contribuição científica e tecnológica.

Resumo do Trabalho Vencedor: Foi desenvolvida a Plataforma de Gerenciamento de Ativos (PGA), que possibilita o monitoramento histórico e em tempo real da eficiência e da condição dos ativos de um processo industrial. A PGA compreende todo um sistema flexível de aquisição, pré-tratamento, processamento e visualização de dados de processo e resultados de análises de produtos. Através deste software, equipes de produção e acompanhamento podem calcular a eficiência instantânea dos principais equipamentos e processos, realizando os ajustes necessários para otimizá-los. Para assistir a um vídeo sobre o PGA acesse: http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/controle_processos/PGA_Motion_HD.mp4

In memorian

O professor Telmo Roberto Strohaecker, criador e coordenador do LAMEF (Laboratório de Metalurgia Física) recebeu menção honrosa no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2017.

Fonte: anp.gov.br

certicado anp