In Memoriam

Professor Titular Telmo Roberto Strohaecker (1955-2016): In memoriam ao saudoso colega de trabalho, ao pesquisador renomado, ao acadêmico e cientista de excelência e a uma das mais importantes lideranças acadêmicas e tecnológicas na área de Engenharia Metalúrgica e de Petróleo do país.

Natural de Estrela em 1955, obteve sua graduação em Engenharia Metalúrgica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), e fez seu mestrado no programa de pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPG3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), indo depois realizar doutorado no programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1990 e atualmente era professor titular do Departamento de Metalurgia (DEMET) e bolsista produtividade 1B do CNPq.

Era especialista na área de Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente no desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e inovação nos seguintes temas: fratura, engenharia de superfícies, efeitos de altas temperaturas e fadiga.

Fundou e era coordenador do Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF) do Departamento de Metalurgia da UFRGS, centro de referência de renome internacional, que conta atualmente com mais de duzentos colaboradores e captou dezenas de milhões de reais em verbas de pesquisa e investimentos de P&D&I.

Sempre teve uma forte atuação institucional, tendo representado a UFRGS ou atuado como consultor ad-hoc ou especialista convidado junto a diversos órgãos de Fomento, incluindo FAPERGS, CAPES, FINEP e CNPq.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e era o atual chefe do Departamento de Metalurgia da Escola de Engenharia, responsável por um dos cursos mais renomados no país.

 Atuou na formação de aproximadamente 40 doutores e de mais de 90 mestres, muitos dos quais hoje atuam em diferentes empresas de ponta, Universidades e Institutos Federais, no país e no exterior.

Foi agraciado pessoalmente ou liderou equipes reconhecidas com inúmeros prêmios e reconhecimentos, dentre os quais se destacam:

– OUTSTANDING AWARD EM RECONHECIMENTO PELAS VALOROSAS CONTRIBUIÇÕES A COMUNIDADE SUBSEA NA CATEGORIA ACADEMICA;

– Pesquisador Destaque FAPERGS, 2001

– Paulo Lobo Peçanha, ABM. 2005

– Prêmio Luiz Dumont Villares, ABM. 2007

– Recipiente da “Calgary Award 2015” na Rio Pipeline Conference & Exposition, 2015

– Prêmio Acesita – Avaliação da Resistência a Corrosão do Aço AISI 420 Nitretado a Plasma em Diferentes Misturas Gasosas e Baixas Temperaturas, ABM – Associação Brasileira de Metalúrgica. 2004

– PRÊMIO DE INOVAÇÃO COMO INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO SUL, FINEP 2014

– Vencedor da 17ª EDIÇÃO NACIONAL DO PRÊMIO FINEP na categoria ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia), 2015

– Prêmio de melhor trabalho técnico DA 13ª COTEQ – Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos 2015;

Um ativo líder, incansável batalhador pelo desenvolvimento institucional, foi uma das forças motrizes do desenvolvimento da área de óleo e gás no sul do país, e um dos responsáveis pela ilustre posição da UFRGS nesse campo. Sua perda gera uma lacuna profunda e irreparável na comunidade da Escola de Engenharia, mas seu legado e exemplo serão sempre lembrados.

Deixa esposa (Tânia), três filhos (Roberto, Adriana e Luciana) e uma neta (Laura) e uma chama viva e forte na numerosa comunidade de jovens dos quais foi mentor e que influenciou vivamente (os LAMEFianos).

Porto Alegre, 06 de Outubro de 2016