Painel de Abertura da Feira de Oportunidades 2017

Por Paulo Fernando Zanardini Bueno

A cada ano um evento se repete na Escola de Engenharia e com uma característica relevante, é organizado por um grupo de estudantes, estou me referindo a Feira de Oportunidades da UFRGS que acontece na EE e em 2017 está na sua sétima edição. O painel de abertura aconteceu hoje, 12/09, no Salão de Atos da UFRGS. Quatro painelistas falaram por quinze minutos cada um, tempo que embora pareça curto foi possível ouvir relatos de experiência de pessoas que ao mesmo tempo em que se reinventaram como profissionais se adaptaram a mudanças no mundo do trabalho.

A primeira painalista a falar foi a psicóloga formada pela PUCRS com mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, Adriana Kersting, diretora de RH da empresa SAP. Adriana destacou da sua trajetória profissional as diferenças entre a formação na PUCRS e na UFRGS e destacou também como experiência de trabalho que “as pessoas são recrutadas por questões técnicas, mas são demitidas por questões comportamentais”.

O segundo painelista foi Rüdiger Leutz, alemão com boa fluência no português, CEO da Porsche Consulting Brasil. Leutz destacou que hoje o consumo dos bens de forma individual já não tem o mesmo sentido que na geração anterior, que os bens materiais são agora consumidos de forma compartilhada, que um celular de ponta é mais importante que um carro para as pessoas.

O terceiro a falar foi Pedro Guimarães, sócio da McKinsey & Company Brasil, que enfatizou que “mais importante que aprender um idioma é se sentir a vontade em meio a outra cultura”, e que devemos ter calma para definir a carreira.

Fábio Marras, CTO da IBM Brasil, fechou o painel afirmando que é importante termos uma rede de contatos de pessoas confiáveis para nos ampararem, mas que é difícil formar essa rede, e que devemos não nos sentir o centro no mundo do trabalho e acharmos que não precisamos de ninguém, pois o trabalho está cada vez mais colaborativo.

Fotos: Paulo Fernando/NTIC

A Feira de Oportunidades com as empresas acontece dias 13 e 14/9 nos sete andares do prédio da Engenharia Nova com outras palestras no auditório 200 do mesmo local.

21316547_1475193055902381_5880839630312766619_o