Planejamento da Unidade

O Planejamento Institucional da UFRGS pode ser compreendido e organizado em 3 níveis de atuação, a saber:

Nível de atuação Tipo de Planejamento

Competência

Tempo de vigência

Documento vigente

Estratégico Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI UFRGS

UFRGS/PROPLAN

10 anos

 PDI UFRGS/2016-2026
Tático Plano de Gestão do Reitorado – PGR UFRGS

UFRGS/PROPLAN

4 anos

 PGR UFRGS 2016-2020
Tático Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Unidade

Unidade/Diretor

2 anos

PDI Engenharia 16/01/2018 – 15/01/2020
Operacional *Planejamento Anual da Unidade

Unidade/Equipes

1 ano

O *Planejamento Anual da Unidade desmembra, em nível mais operacional, os planejamentos estratégicos/táticos da UFRGS e da Unidade. Isso é feito através de projetos/ações de melhorias que são executados nas Unidades pelas Equipes de Trabalho (técnicos-administrativos e suas chefias imediatas).

Além do alinhamento estratégico, a execução do Planejamento Anual é um instrumento legal que integra o Programa de Avaliação de Desempenho dos técnicos-administrativos (lei 11.091/2005). Pois o cumprimento das metas presentes nesse planejamento tem peso de 40% na nota final do técnico avaliado. OBS: Os critérios/notas dessa avaliação estão na página Avaliação de Desempenho dos TAs.

Desse modo, a chefia imediata do técnico é obrigada a, anualmente, se reunir com esse servidor (ou equipe) para planejar/executar um projeto de melhoria. Ressalta-se que esses projetos/ações devem apresentar as seguintes características:

– Alinhamento estratégico com os planos hierarquicamente superiores;

– Os projetos não podem ser a rotina de trabalho dos técnicos. Mas sim, projetos técnicos ou de gestão que visem melhorias operacionais;

– Ações que possam ser facilmente medidas através de indicadores quantitativos;

– Metas plausíveis de serem cumpridas dentro do ano corrente.

Conheça os envolvidos nos 2 processos gerencias abaixo:

Processo gerencial:

1. Planejamento Anual da Unidade 

(Escola de Engenharia)

2. Avaliação de Desempenho dos Técnicos Administrativos
Orientação em nível de UFRGS: Divisão de Planejamento Institucional  – DPI/PROPLAN

Ramal: 3566

Núcleo de Planejamento e Gestão – NPG/PROGESP

Ramal: 4363/4753

Orientação em nível de Unidade:

Escola de Engenharia

2 técnicos-administrativos indicados pela Direção da Unidade

(Damian Steppacher e Doris Andrea Mesquita Borges Franz)

email: planejamento_ee@ufrgs.br

Núcleo de Gestão de Desempenho

(NGD/Engenharia)

 

email: ngdee@ufrgs.br

Quem elabora e executa? Equipes de trabalho

(técnicos administrativos e suas chefias)

Equipes de trabalho

(técnicos administrativos e suas chefias)

Quem certifica? Chefias imediatas  e Diretor da Unidade Chefias imediatas e Diretor da Unidade
Prazos legais: -Inserção das metas planejadas: abril e maio.

-Inserção das metas executadas: dezembro.

Período da avaliação: de janeiro a março.

 

Atualizado por sgai_ee@ufrgs.br em 29/05/2018.