Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tem a satisfação de convidar a Comunidade Universitária para assistir à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro Eletricista ANTÔNIO ZANI, a realizar-se:

Data: 26/10/2018 – sexta-feira
Horário: 9h
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 103 – 1º andar – Campus Centro)Banca Examinadora:
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ubirajara Franco Moreno – DAS – UFSC
Prof. Dr. Alexandre Sanfelici Bazanella – PPGEE – UFRGS
Prof. Dr. Diego Eckhard – PPGEE – UFRGS
Prof. Dr. Jeferson Vieira Flores – PPGEE – UFRGS (Orientador)
Suplente:
Profa. Dra. Lucíola Campestrini – PPGEE – UFRGS
Título da Dissertação: “SINCRONIZAÇÃO DE SISTEMAS LUR’E COM CONTROLE AMOSTRADO”
 Resumo:

“Este trabalho apresenta soluções para o problema de sincronização de sistemas Lur’e mestre-escravo através de uma lei de controle. Inicialmente, o caso de sistemas em tempo discreto é formulado com um controle saturante. Em seguida, no caso de sistemas em tempo contínuo, considera-se um controle a partir de dados amostrados (sampled-data control). A sincronização é abordada como um problema de estabilização do erro entre os estados dos sistemas mestre e escravo, e o controle projetado através de um problema de otimização. No caso de sistemas em tempo discreto, a partir de uma função de Lyapunov quadrática e condições de setor, desigualdades matriciais lineares (LMI) são obtidas com o objetivo de garantir que a diferença entre os estados mestre e escravo convirja assintoticamente para zero na ocorrência da saturação do sinal de controle. Condições de estabilidade seguindo uma modelagem por funções zona-morta também são obtidas, no caso particular onde a não linearidade Lur’e é descrita por uma função linear por partes. Um problema de otimização para o projeto do controlador é proposto com o objetivo de maximizar um conjunto de erros iniciais admissíveis, para os quais a sincronização é garantida. Na abordagem via controle amostrado são considerados uma função de Lyapunov do tipo Lur’e e um funcional looped para a obtenção de condições LMI que garantam a sincronização de sistemas mestre-escravo sempre que o intervalo entre duas amostras respeitar um determinado limite. Um problema de otimização que visa maximizar o intervalo admissível entre duas amostras consecutivas é apresentado. Os resultados das metodologias propostas são avaliados através de exemplos numéricos”.

Palavras-chave: Sincronização, saturação do atuador, controle amostrado, amostragem aperiódica, sistemas Lur’e, funcional looped, LMI.