Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tem a satisfação de convidar a Comunidade Universitária para assistir à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro de Controle e Automação Gustavo Pedroso Cainelli, a realizar-se:

Data: 03/03/2020 – terça-feira
Horário: 09h
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, nº 103 – 1º andar – Campus Centro)
Banca examinadora:
Prof. Dr. Dennis Brandão –  Departamento de Engenharia Elétrica – Escola de Engenharia de São Carlos – USP

Prof. Dr. João César Netto – PPGC – UFRGS
Prof. Dr. Edison Pignaton de Freitas – PPGEE – UFRGS

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Pereira – PPGEE – UFRGS

Coorientador: Prof. Dr. Ivan Müller – PPGEE – UFRGS
Título da Dissertação: “ESTUDO DE ALGORITMOS DE ESCALONAMENTO DEMENSAGENS PARA REDES SEM FIO APLICADAS À AUTOMAÇÃO DE FÁBRICA”
Resumo:

“As redes sem fio industriais são uma alternativa às redes comfio para automação de fábrica. Nesse tipo de rede, geralmente um gerenciador central é responsável por criare manter a rede de forma segura e eficiente, garantindo confiabilidade e determinismo temporal. Uma das tarefas do gerenciador é propiciar o escalonamento de mensagens, que é reservar os recursos da rede para que os dispositivos possam acessar o meio físico e transmitir seus dados. Para que o gerenciador de rede atenda aos requisitos de automação de fábrica é necessário que o processo de escalonamento seja executado o mais rápido possível. Este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de escalonamento de enlaces em redes industriais sem fio, comparando diferentes técnicas e apresentando uma proposta de algoritmo de escalonamento que visa reduzir o tempo necessário para gerar o escalonamento. A técnica proposta realiza umprocesso de préescalonamento reservando recursos previamente. As informações geradas nesta etapa são utilizadas no escalonamento final, reduzindo o tempo de execução do processo. Além disso, é apresentada uma comparação entre a técnica proposta neste trabalho que utiliza múltiplos agrupamento de enlaces (superframes) com o obtido de um gateway que utiliza um único agrupamento de enlaces. Os resultados mostram que a utilização de uma etapa antecessora ao escalonamento reduz o tempo necessário para a execução do processo de escalonamento final, habilitando a rede a operar em aplicações de automação de fábrica. A utilização demúltiplos superframes apresenta vantagens ao método comumente empregado uma vez que propicia economia de recursos, aumentando a escalonabilidade da rede, além de reduzir o consumo de energia dos rádios”.

Palavras-chave: Escalonamento, Redes sem Fio Industriais, Automação de Fábrica, Tempo de Execução.