Materiais Didáticos

Cadernos Pedagógicos

Trata-se de um caderno com relatos de experiências pedagógicas desenvolvidas em 2013 pelos bolsistas na escola Ernesto Dornelles. Para visualizar/fazer o download, clique aqui.
Projetos/2012-13

Projeto Argumentação e Epistemologia
Projeto Ética e Argumentação
Projeto Argumentação e Filosofia da Ciência

Oficinas e Seminários/2013

Oficina Caminhos Possíveis
Oficina de Redação EAD
Seminário Integrado
Seminário Integrado - Oficina Sherlock Holmes
Seminário Integrado - Oficina Cem Anos de Solidão


Ciclo de Oficinas sobre Relativismo/2010


Relativismo Epistêmico - é verdade que a verdade não existe?
A oficina visa promover uma discussão argumentada sobre o relativismo epistêmico, chamando a atenção para suas dificuldades teóricas e suas implicações práticas. Desse modo, a oficina pretende oferecer aos alunos um contato dinâmico e discursivo com um dos principais problemas da filosofia.


Relativismo Moral - Certo e Errado: quem decide?
Esclarecer os possíveis fundamentos da moralidade, explicitando suas implicações teóricas e práticas é um dos objetivos desta Oficina. Aliado a isto, desenvolver a criticidade do estudante através do desenvolvimento de competências filosóficas.


Relativismo Estético - Gosto não se discute. Será mesmo?
O principal objetivo da Oficina é promover o debate e a reflexão quanto às diferenças entre moda e padrão de gosto e sua relação com a sensibilidade, bem como o que é a estética, e as teses envolvidas a seu respeito. Além disso, objetiva-se enquadrar a oficina no dia-a-dia dos alunos, realizando a conexão entre o conceito de estética e as manifestações artísticas cotidianas, com as quais eles possuem contato.




Oficinas Decisão e Responsabilidade/2011

Decisão e Responsabilidade (I)
O objetivo desta oficina é o de discutir três posições teóricas, a saber, determinismo, libertarismo e compatibilismo, tendo em vista as consequências práticas que a aceitação de cada uma delas pode acarretar. Para tanto, a oficina visa levar o aluno a perceber alguns conceitos, como, por exemplo, liberdade, causalidade e responsabilidade. Desse modo, os alunos terão a oportunidade de discutir sobre o assunto de modo argumentativo, apresentando exemplos, contraexemplos, hipóteses, ideias próprias, questões relacionadas.


Decisão e Responsabilidade (II)
Esta Oficina objetiva discutir os problemas acerca das teorias do Libertarismo, Determinismo e Compatibilismo, aprimorando a capacidade de argumentação dos alunos no que diz respeito à temática liberdade e responsabilidade.



Demais Oficinas

Ceticismo e Mundo Exterior (2010)
Esta Oficina visa desenvolver a capacidade crítica e de compreensão de um típico problema filosófico.


Introdução à Lógica (2011)
O objetivo desta Oficina é desenvolver a capacidade argumentativa e o raciocínio lógico através de argumentos, diálogo textual e de enigmas.


Conhecimento, Ceticismo e Ciência (2011)
Nesta Oficina, primeiramente, busca-se a elucidação do que está envolvido nestes conceitos através de um trabalho baseado na argumentação que propicie o desenvolvimento da criticidade e autonomia do estudante. Em segundo lugar, procura-se articular a filosofia com outros conhecimentos e elementos sócioculturais.


O Argumento Ontológico e a Noção de Ciência (2011)
O objetivo desta Oficina é desenvolver no aluno a capacidade de compreender o problema envolvido na noção de existência, bem como a capacidade de analisar argumentos e saber posicionar-se de forma crítica diante desta questão.


O que é Arte? (2011)
Esta oficina visa o desenvolvimento da habilidade argumentativa e da capacidade de reconhecimento de elementos presentes nas teorias acerca da definição de arte.


Principal

Suplementos