Gestão Pública

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A Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do MEC oferece o curso de Especialização Gestão Pública, na modalidade a distância, que integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). O PNAP utiliza ferramentas de educação a distância para qualificar servidores públicos no gerenciamento das máquinas administrativas federal, estadual e municipal. Os cursos oferecidos estão, portanto, alinhados à realidade existente e objetivam formar egressos aptos a enfrentar dilemas do presente, subsidiando a sociedade para os desafios do futuro.

Destina-se aos portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

Disciplinas do Módulo Básico Docentes
Introdução a Modalidade EaD Diogo Joel Demarco
Estado, Governo e mercado Ivan Antonio Pinheiro
O público e o privado na Gestão Pública Aragon Erico Dasso Júnior
Desenvolvimento e mudanças no estado Brasileiro Sueli Maria Goulart da Silva
Políticas Públicas Ana Mercedes Sarria Icaza
Planejamento Estratégico Governamental Fernando Dias Lopes
O Estado e os Problemas Contemporâneos Cristina Amélia Carvalho
Elaboração de Indicadores Rosimeri Carvalho Silva
Metodologia Científica Ariston Azevedo Mendes
Disciplinas do Módulo Específico Docentes
Cultura e mudança organizacional Silvia Generali da Costa
Comportamento Organizacional Elaine Di Diego Antunes
Redes Públicas de Cooperação em ambientes federativos Fábio Bittencourt Meira
Gestão Operacional Aurora Carneiro Zen
Gestão Logística Clezio Saldanha dos Santos
Plano Plurianual e Orçamento Público Roger dos Santos Rosa

O curso é gratuito e realizado na modalidade a distância (EAD).

  •  O programa do curso está distribuído em dois módulos – básico e específico. A carga horária será de 465 horas distribuídas em 20 meses.
  • A carga horária semanal inclui, no mínimo, um chat e uma atividade (fórum ou portfólio) em datas e horários definidos pela coordenação do curso.
  • As atividades que exigem presença on-line dos estudantes (por exemplo, chats e webconferências) ocorrem preferencialmente à noite. Estima-se que o aluno deva empenhar no mínimo 10 horas de estudo por semana (incluindo participação nas atividades e leituras dirigidas).
  • Para participar adequadamente das atividades do curso, o aluno deve dispor de computador com acesso à internet banda larga ou se deslocar a um dos polos presenciais, que possuem equipamentos à disposição.
  • O material didático impresso com a bibliografia mínima será fornecido gratuitamente aos alunos selecionados, sendo a bibliografia complementar disponibilizada em formato digital (arquivo texto, pdf, etc.).
  • Para a obtenção do título de especialista, o aluno, além de ser aprovado em todas as disciplinas, é obrigado a apresentar e defender, perante uma banca de professores, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente às temáticas trabalhadas ao longo do curso.
  • Podem se inscrever interessados de todo o estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, as atividades presenciais – ao menos seis encontros presenciais obrigatórios para a realização de atividades de avaliação – acontecerão nos polos da UAB, devidamente credenciados pela UFRGS.
  • As despesas referentes à participação nas atividades presenciais são de responsabilidade dos próprios alunos.

O número de vagas por polos está descrito no quadro que segue.

Polo Vagas
Jaguarão 30
Novo Hamburgo 50
Panambi 30
Quaraí 30
São Lourenço do Sul 30
São Sepé 30
Sapiranga 30
Serafina Correa 50
Três Passos 30
Total de Vagas 310

1. Quem participou da primeira edição do curso, foi aprovado em algumas disciplinas, mas não concluiu/reprovou em outras, poderá fazer matrícula e realizar apenas as que faltam?
Os alunos nesta situação devem se inscrever para nova seleção e, em caso de aprovação, solicitar aproveitamento das disciplinas concluídas.

 2.   Quem foi aprovado em todas as disciplinas, mas não elaborou o TCC, poderá fazer apenas o trabalho e concluir o curso após a banca?
Os alunos nesta situação devem se inscrever para nova seleção e, em caso de aprovação, solicitar aproveitamento das disciplinas concluídas.  Para esta edição foi inserida uma disciplina de Metodologia, que deverá necessariamente ser cursada.

3.   Aluno reprovado no TCC da edição anterior, ou que não apresentou para a banca, precisará refazer o curso?
Os alunos nesta situação devem se inscrever para nova seleção e, em caso de aprovação, solicitar aproveitamento das disciplinas concluídas.  Para esta edição foi inserida uma disciplina de Metodologia, que deverá necessariamente ser cursada.

 4   Existe a possibilidade de, tendo concluído outro curso do programa PNAP, entrar na seleção para um novo curso e aproveitar os créditos?
Os alunos nesta situação devem se inscrever para nova seleção e, em caso de aprovação, solicitar aproveitamento das disciplinas concluídas.  No caso, as disciplinas que se aplicariam conformam o módulo básico do curso.

5.  Dos seis encontros presenciais, qual a frequência mínima?
Não há frequência mínima pela impossibilidade de ausência nestes encontros, que usualmente são avaliações presenciais. A ausência em uma avaliação remete o aluno diretamente para a realização da recuperação da mesma. A reprovação em qualquer uma das avaliações (com uma oportunidade de recuperação por avaliação) leva à exclusão do curso, com impossibilidade de seguir cursando as demais disciplinas.

 6.  A entrega em mãos dos documentos na EA-UFRGS deve ser pessoal, ou poderá ser entregue por outra pessoa?
Pode ser entregue por outra pessoa.

 7. Quem já concluiu a graduação, mas não recebeu o diploma, pode se inscrever?
Sim. Em sendo selecionado, deve apresentar no momento da matrícula o histórico e comprovante de conclusão de curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

8. Será fornecido atestado de participação nos encontros obrigatórios nos polos?
Sim, sob solicitação, o polo pode fornecer atestado de participação nos encontros presenciais.

9. Se o candidato não reside na região de algum polo, pode fazer a inscrição e cursar?
Sim, mas o critério de proximidade com o polo será considerado no processo seletivo.

10. O aluno é obrigado a frequentar o polo onde fez a seleção ou pode frequentar outro polo?
O aluno deve frequentar o polo onde está alocado.

11. Fiz minha inscrição e não imprimi uma cópia e/ou não recebi comprovante de inscrição, o que fazer?
Verifique seu e-mail e sua caixa de Spam. Uma cópia da inscrição é enviada para o endereço eletrônico informado. A confirmação em tela após a inscrição também é um sinal de que sua inscrição foi enviada com sucesso.

 12.  Esqueci de anexar os documentos ou anexei documentos errados ou errei dados na minha inscrição, como proceder?
Refaça a sua inscrição. A última inscrição recebida será a considerada para a seleção.

 13. O curso destina-se apenas para servidores públicos?
Não, conforme objetivos do PNAP os cursos destinam-se para gestores públicos, membros de organizações do terceiro setor e interessados em virem a ser gestores públicos. Todavia, no âmbito da UFRGS, os candidatos que possuem vínculo com o setor público são o público prioritário dos cursos de especialização ofertados.

14. Será emitido certificado parcial (extensão) referente à participação em disciplinas do curso?
Não, o curso é de especialização latu sensu, compreendido como curso único, somente serão certificados os alunos que concluírem todo o curso, ou seja, aprovação em todas as disciplinas e na apresentação e defesa do TCC.

15. Os servidores da UFRGS terão a cota de 10% de vagas ofertadas nos cursos de especialização latu sensu?
Não, dadas às características do PNAP, enquanto um programa de caráter nacional, gratuito, financiado com recursos do Orçamento da União, os servidores técnico-administrativos da UFRGS concorrem com as mesmas prerrogativas dos demais alunos.

16. Se sobrarem vagas em um polo de um dos cursos e faltar vagas em outro polo, poderá o candidato inscrito e não selecionado aproveitar a vaga do outro polo?Não, a equalização do número de candidatos selecionados por polo é atribuição da Comissão de seleção. Caso tal situação ocorra, os primeiros candidatos selecionados como suplentes do polo mais próximo ao que não completou o número de vagas serão consultados quanto à aceitação da alteração de polo.

17. Quais os documentos válidos para a comprovação de vínculo com órgão público?
Serão aceitos cópia recente do “contracheque” ou do “contrato de trabalho” (explicitando a data de validade do mesmo).  Além destes documentos, em caso excepcional, será aceita a “portaria de nomeação do servidor público”, desde que comprovando que a mesma ainda esteja vigente. O fundamental neste quesito é comprovar o vínculo com o setor público no momento da seleção.

18. Para quem não tem vínculo com o setor público, é necessário o preenchimento dessas informações no formulário de inscrição?
Mesmo que não tenha vínculo com o setor público é necessário o preenchimento do formulário, identificando a qual organização o candidato se vincula (por exemplo, um sindicato ou ONG), descrevendo quais  suas funções na mesma.

19. Sou de outro estado e gostaria de fazer o curso. É possível?
Não há nenhum impedimento à inscrição de candidatos de outros estados, entretanto, serão priorizados os candidatos que residam mais próximos ao polo, dado que é obrigatório ao mesmo participar de, ao menos, 6 (seis) encontros presenciais no decorrer do curso, cujas despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem são do próprio aluno. Ademais, cursos do PNAP são ofertados em todos os estados brasileiros por outras IFES.

 20. Quais serão os prováveis dias e horários das atividades que exigirão a presença on-line dos estudantes (chats, webconferências)?
O horário será o mesmo para os três cursos: das 20 horas até as 21 h 30 min. Os dias da semana serão distintos para cada curso, respeitando sempre o que segue: o de Gestão em Saúde ocorrerá nas terças-feiras; o de Gestão Municipal acontecerá nas quartas-feiras e o de Gestão Pública será nas quintas-feiras.

Gestão Pública
Telefone: 51 3308.3843
E-mail: gpublica2013@ufrgs.br

Horário de Atendimento do EAD: das 9h às 12h; das 14h às 18h

Endereço dos Polos: acesse aqui

Acesse todas as informações referentes ao processo seletivo de 2013 aqui.