Mestrado Acadêmico

Programa de Mestrado Acadêmico

Objetivo e EstruturaProcesso SeletivoResultados Parciais do Processo Seletivo 2015Candidatos EstrangeirosObservações Gerais e Contato
O curso de Mestrado tem como objetivo desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino e pesquisa, assim como profissionais que, dada as características do currículo, desenvolvam habilidades para o exercício das funções executivas junto às organizações.

O currículo do Curso de Mestrado prevê a realização de disciplinas obrigatórias e eletivas (mínimo de 28 créditos), seminários, atividades de pesquisa e a elaboração de uma dissertação. As disciplinas, na sua maioria, são oferecidas em horário diurno e cursadas ao longo de três semestres.

No prazo máximo de 15 (quinze) meses, após o início do Curso de Mestrado, todo aluno deve apresentar e ter aprovada uma proposta de dissertação, a ser realizada com o apoio de um Professor Orientador. Antes da defesa da dissertação o aluno deverá comprovar proficiência em língua inglesa. O Curso de Mestrado Acadêmico deve ser concluído num prazo mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 27 (vinte e sete) meses após início do curso

Processo Seletivo Editais (ingresso em março/2015)

Formulários

O processo seletivo consiste de duas etapas, a saber: 

1ª etapa: Entrega do dossiê contendo a documentação do candidato solicitada no sítio do Programa na Internet e constante do item “Da Entrega da Documentação” deste edital. Somente será aceita a documentação do candidato que obteve no mínimo 300 (trezentos) pontos no Teste da ANPAD – Resultado Consolidado (informações sobre o Teste da ANPAD encontram-se no sitio da Internet http://www.anpad.org.br).

Observação: Serão considerados válidos neste processo seletivo os resultados dos testes da ANPAD prestados no período de fevereiro de 2013 a setembro de 2014 utilizando-se a nota calculada pelo método do resultado geral, derivado da padronização e reescalonamento da média aritmética simples das pontuações brutas.

2ª etapa: Chamada para a realização de redação e entrevista de até três (3) candidatos por vaga nas respectivas áreas de concentração, considerando, para fins de ordenamento, o resultado do teste da ANPAD.

Observação: O ordenamento pelo teste da ANPAD para definição dos candidatos chamados para realizar prova de redação e entrevista não implica em ordenamento para a realização da entrevista. As entrevistas serão agendadas conforme indicação das áreas.

1) Cronograma do Processo Seletivo ingresso em março de 2015

  • Período para solicitação da isenção de taxa de inscrição no processo seletivo: de 25 a 29/08/2014
  • Informações sobre recebimento de solicitação de isenção de taxa no site: até 05/09/2014
  • Resultado da avaliação das solicitações de isenção da taxa de inscrição: 12/09/2014
  • Período para solicitação de recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: de 15 a 19/09/2014
  • Resultado dos recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: 03/10/2014
  • Entrega dos dossiês contendo a documentação (1ª etapa): de 06 a 17/10/2014
  • Publicação da lista de candidatos habilitados para redação e entrevista: 31/10/2014
  • Chamada para redação e entrevista (2ª etapa): de 03 a 07/11/2014
  • Prova de Redação: 10/11/2014 às 09h
  • Período de realização das entrevistas: de 10 a 21/11/2014
  • Resultado inicial da classificação: 02/12/2014
  • Prazo para solicitação de recurso: de 03 a 05/12/2014
  • Resultado dos recursos: 19/12/2014
  • Resultado final da classificação: 19/12/2014
  • Confirmação de aceitação da vaga: até 09/02/2015

2) Pré-requisito para participação no processo seletivo

  • Realização prévia do Teste ANPAD com obtenção de, no mínimo, 300 pontos (Resultado Consolidado);
  • As inscrições para o Curso de Mestrado Acadêmico do PPGA/EA/UFRGS ocorrem após a última aplicação do Teste no ano.

3) Inscrições no Teste da ANPAD

4) Documentação para inscrições no Curso de Mestrado do PPGA/EA/UFRGS

Os dossiês contendo a documentação dos candidatos deverão conter:

  • Fotocópias autenticadas do diploma de graduação e do histórico escolar detalhado. O candidato poderá, opcionalmente, anexar demais certificados e Diplomas de Pós-Graduação;
  • Ficha Cadastral Padrão;
  • Curriculum Vitae Padrão;
  • Uma fotografia 3×4 (recente – colada na ficha cadastral);
  • Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF ou outro Documento Nacional de Identificação, em caso de candidato estrangeiro;
  • Pagamento da Taxa de inscrição exclusivamente por DOC: R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais). O candidato poderá obter o DOC para pagamento da taxa de inscrição diretamente na página do PPGA (www.ufrgs.br/escoladeadministracao/curso-mestrado-academico/). Instruções para a emissão do DOC estarão disponíveis no sítio do PPGA durante o período de entrega da documentação. Fornecer junto à documentação fotocópia do DOC devidamente quitado. Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição.

Para se candidatar ao curso de mestrado acadêmico, o candidato estrangeiro deve realizar o envio dos documentos necessários e aguardar o recebimento da Carta de Aceitação, oficializando sua aceitação no curso (check here the step by step for the application in english).

Primeiros passos:

1) Informe-se sobre as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/EA/UFRGS disponível em http://www.ea.ufrgs.br/english/graduation/areas-of-study/

2)  Após a escolha da área de concentração, o candidato deve enviar a documentação abaixo e aguardar pelo recebimento de sua Carta de Aceitação que formaliza sua entrada no curso de mestrado.

3)  Proceda a juntada dos seguintes documentos:

4) Todos os documentos devem ser enviados para o seguinte endereço eletrônico secretariappga@ea.ufrgs.br até 31 de maio.

5) O candidato deve aguardar o contato da secretaria acadêmica, que divulgará a data em que o resultado será publicado e informado aos candidatos.

Importante:

I. Todos os documentos devem ser enviados até 31 de maio do respectivo ano, para os cursos que iniciarão no ano subsequente;
II. A Carta de Aceitação não garante direito a auxílio-financeiro (bolsa). Apenas indica que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver os estudos pretendidos no Brasil;
III. As cartas de solicitação de alunos estrangeiros serão avaliadas simultaneamente durante o mês de junho.

 

Para solicitação de auxílio-financeiro (bolsa):

Os candidatos oriundos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional, como o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação – PEC-PG, podem verificar a possibilidade de se candidatar para receber auxílio-financeiro. Este deve ser consultado diretamente no site da CAPES (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg) ou o site do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/cooperacao-internacional).

É necessário ter em mãos a carta de aceitação, comprovando seu futuro vínculo com o PPGA/EA/UFRGS para solicitação de auxílio-financeiro (bolsa). Os candidatos que irão aplicar para o auxílio-financeiro do PEC-PG deverão informar ao PPGA previamente para que a carta de aceitação seja feita no modelo exigido pela CAPES e CNPq.

Observações Gerais:
As informações constantes desta página podem ser alteradas a qualquer momento, sem prévio aviso. Pede-se que os candidatos certifiquem-se sobre possíveis alterações.

Informações de Contato
Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/EA/UFRGS
Rua Washington Luiz, 855 – Porto Alegre – RS – CEP 90.010-460
Telefone: 51 3308.3285
E-mail: secretariappga@ea.ufrgs.br

Horário de Atendimento
De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 14h às 18h

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Grupo de Pesquisa IITI

03/07/2015 11:23

Membros do Grupo de Pesquisa IITI – Informação, Inteligência e Tecnologia da Informação participaram do V Encontro Nacional em Administração da Informação (EnADI), promovido pela Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (ANPAD), na cidade de Brasília, DF, no mês de junho de 2015.

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O grupo IITI é coordenado pelos professores Antonio Maçada e Raquel Muniz. Os trabalhos aprovados foram desenvolvidos com professores e alunos de doutorado da UFRGS, UNISINOS, UNISC e IFES – Caxias.

Foram aceitos para publicação e para apresentação quatro artigos sendo que um foi indicado ao prêmio de melhor artigo do evento.

BRINKHUES, R. A ; MACADA, A. C. G. ; FREITAS JUNIOR, J. C. S. . Desenvolvendo Capacidade de Gestão da Informação para Obtenção de Vantagem Competitiva Sustentável. In: V Encontro de Administração da Informação, 2015, Brasília. Anais do V Encontro de Administração da Informação, 2015. (trabalho indicado ao prêmio de melhor artigo EnADI 2015)

FREITAS JUNIOR, J. C. S. ; MACADA, A. C. G. ; BRINKHUES, R. A ; DOLCI, P. C. . Dimensões de Big Data e o Processo Decisório: Estudos de Casos Múltiplos no Varejo. In: V Encontro de Administração da Informação – EnADI, 2015, Brasília. Anais do V Encontro de Administração da Informação, 2015.

Montesdioca, G. P. Z. ; MAÇADA, A. C. G. . Satisfação do Usuário com Sistemas de Informação: Uma Abordagem Utilizando Teorias Cognitivas-Comportamentais para Mensurar as Práticas de Segurança da Informação. In: V Encontro de Administração da Informação, 2015, Brasília. ENADI 2015. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação em Administração, 2015. v. 1. p. 1-16.

FRANCISCO, R.; JANISSEK-MUNIZ, R. FATORES SOCIOTÉCNICOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DOS TRABALHADORES MÓVEIS.  In: V Encontro de Administração da Informação, 2015, Brasília. ENADI 2015. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação em Administração, 2015. v. 1. p. 1-16.

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