Mestrado Acadêmico

Programa de Mestrado Acadêmico

Objetivo e EstruturaProcesso SeletivoResultados Parciais do Processo SeletivoCandidatos EstrangeirosObservações GeraisContato
O curso de Mestrado tem como objetivo desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino e pesquisa, assim como profissionais que, dada as características do currículo, desenvolvam habilidades para o exercício das funções executivas junto às organizações.

O currículo do Curso de Mestrado prevê a realização de disciplinas obrigatórias e eletivas (mínimo de 28 créditos), seminários, atividades de pesquisa e a elaboração de uma dissertação. As disciplinas, na sua maioria, são oferecidas em horário diurno e cursadas ao longo de três semestres.

No prazo máximo de 15 (quinze) meses, após o início do Curso de Mestrado, todo aluno deve apresentar e ter aprovada uma proposta de dissertação, a ser realizada com o apoio de um Professor Orientador. Antes da defesa da dissertação o aluno deverá comprovar proficiência em língua inglesa. O Curso de Mestrado Acadêmico deve ser concluído num prazo mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 27 (vinte e sete) meses após início do curso

Processo Seletivo Editais (ingresso em março/2015)

Formulários

O processo seletivo consiste de duas etapas, a saber: 

1ª etapa: Entrega do dossiê contendo a documentação do candidato solicitada no sítio do Programa na Internet e constante do item “Da Entrega da Documentação” deste edital. Somente será aceita a documentação do candidato que obteve no mínimo 300 (trezentos) pontos no Teste da ANPAD – Resultado Consolidado (informações sobre o Teste da ANPAD encontram-se no sitio da Internet http://www.anpad.org.br).

Observação: Serão considerados válidos neste processo seletivo os resultados dos testes da ANPAD prestados no período de fevereiro de 2013 a setembro de 2014 utilizando-se a nota calculada pelo método do resultado geral, derivado da padronização e reescalonamento da média aritmética simples das pontuações brutas.

2ª etapa: Chamada para a realização de redação e entrevista de até três (3) candidatos por vaga nas respectivas áreas de concentração, considerando, para fins de ordenamento, o resultado do teste da ANPAD.

Observação: O ordenamento pelo teste da ANPAD para definição dos candidatos chamados para realizar prova de redação e entrevista não implica em ordenamento para a realização da entrevista. As entrevistas serão agendadas conforme indicação das áreas.

1) Cronograma do Processo Seletivo ingresso em março de 2015

  • Período para solicitação da isenção de taxa de inscrição no processo seletivo: de 25 a 29/08/2014
  • Informações sobre recebimento de solicitação de isenção de taxa no site: até 05/09/2014
  • Resultado da avaliação das solicitações de isenção da taxa de inscrição: 12/09/2014
  • Período para solicitação de recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: de 15 a 19/09/2014
  • Resultado dos recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: 03/10/2014
  • Entrega dos dossiês contendo a documentação (1ª etapa): de 06 a 17/10/2014
  • Publicação da lista de candidatos habilitados para redação e entrevista: 31/10/2014
  • Chamada para redação e entrevista (2ª etapa): de 03 a 07/11/2014
  • Prova de Redação: 10/11/2014 às 09h
  • Período de realização das entrevistas: de 10 a 21/11/2014
  • Resultado inicial da classificação: 02/12/2014
  • Prazo para solicitação de recurso: de 03 a 05/12/2014
  • Resultado dos recursos: 19/12/2014
  • Resultado final da classificação: 19/12/2014
  • Confirmação de aceitação da vaga: até 09/02/2015

2) Pré-requisito para participação no processo seletivo

  • Realização prévia do Teste ANPAD com obtenção de, no mínimo, 300 pontos (Resultado Consolidado);
  • As inscrições para o Curso de Mestrado Acadêmico do PPGA/EA/UFRGS ocorrem após a última aplicação do Teste no ano.

3) Inscrições no Teste da ANPAD

4) Documentação para inscrições no Curso de Mestrado do PPGA/EA/UFRGS

Os dossiês contendo a documentação dos candidatos deverão conter:

  • Fotocópias autenticadas do diploma de graduação e do histórico escolar detalhado. O candidato poderá, opcionalmente, anexar demais certificados e Diplomas de Pós-Graduação;
  • Ficha Cadastral Padrão;
  • Curriculum Vitae Padrão;
  • Uma fotografia 3×4 (recente – colada na ficha cadastral);
  • Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF ou outro Documento Nacional de Identificação, em caso de candidato estrangeiro;
  • Pagamento da Taxa de inscrição exclusivamente por DOC: R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais). O candidato poderá obter o DOC para pagamento da taxa de inscrição diretamente na página do PPGA (www.ufrgs.br/escoladeadministracao/curso-mestrado-academico/). Instruções para a emissão do DOC estarão disponíveis no sítio do PPGA durante o período de entrega da documentação. Fornecer junto à documentação fotocópia do DOC devidamente quitado. Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição.
Candidatos Estrangeiros (PEC-PG e outros) – Processo seletivo próprio
1) Instruções:
a) Candidatos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional (Programa de Estudantes Convênio de Pós-graduação – PEC-PG), devem:
- acessar o site da CAPES (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg) em Cooperação Internacional (PEC-PG) para obter informações sobre a candidatura a bolsa, ou o site do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/cooperacao-internacional)

- solicitar ao PPGA/EA/UFRGS carta de aceitação (anexar documentação complementar, conforme abaixo) até o final do mês de maio.
b) Candidatos de outros países devem:
- informar-se sobre a área de interesse, as possíveis linhas de pesquisa que o  PPGA/EA/UFRGS dispõe;
- Solicitar a concessão de carta de aceitação (anexar documentação complementar,  conforme abaixo) até o final do mês de maio.
c) Documentação Complementar:
- Carta solicitando aceitação para o Mestrado Acadêmico com a indicação da opção curricular desejada (enviada ao PPGA/EA/UFRGS até o final do mês de maio);
- Plano de estudos ou de trabalho a desenvolver;
- Cópia autenticada do diploma do Curso de Graduação;
- Cópia autenticada do histórico escolar do Curso de Graduação;
- Comprovante de proficiência no idioma Português (exame aplicado pela embaixada   do Brasil no país de origem do candidato);
- Duas cartas de recomendação de professores/pesquisadores ou de pessoas de   reconhecida competência;
- Curriculum Vitae detalhado com uma fotografia 3×4 recente;
- Pré-projeto.

Observações:
a) A Carta de Aceitação não dará direito à bolsa, pois apenas indica que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver os estudos pretendidos no Brasil;
b) Todas as solicitações de carta de aceitação para candidatos estrangeiros serão analisadas em conjunto, no início do mês de junho.

Observações Gerais:
As informações constantes desta página podem ser alteradas a qualquer momento, sem prévio aviso. Pede-se que os candidatos certifiquem-se sobre possíveis alterações.

INFORMAÇÕES E CONTATO
Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/EA/UFRGS
Rua Washington Luiz, 855 – Porto Alegre – RS – CEP 90.010-460
Fone: (51) 3308-3536 – Fax: (51) 3308-3991
e-mail: secretariappga@ea.ufrgs.br

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