Mestrado Acadêmico

Programa de Mestrado Acadêmico

Objetivo e EstruturaProcesso SeletivoResultados Parciais do Processo Seletivo 2015Candidatos EstrangeirosObservações Gerais e Contato
O curso de Mestrado tem como objetivo desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, formando pessoal de alto nível para o exercício das atividades de ensino e pesquisa, assim como profissionais que, dada as características do currículo, desenvolvam habilidades para o exercício das funções executivas junto às organizações.

O currículo do Curso de Mestrado prevê a realização de disciplinas obrigatórias e eletivas (mínimo de 28 créditos), seminários, atividades de pesquisa e a elaboração de uma dissertação. As disciplinas, na sua maioria, são oferecidas em horário diurno e cursadas ao longo de três semestres.

No prazo máximo de 15 (quinze) meses, após o início do Curso de Mestrado, todo aluno deve apresentar e ter aprovada uma proposta de dissertação, a ser realizada com o apoio de um Professor Orientador. Antes da defesa da dissertação o aluno deverá comprovar proficiência em língua inglesa. O Curso de Mestrado Acadêmico deve ser concluído num prazo mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 27 (vinte e sete) meses após início do curso

Processo Seletivo Editais (ingresso em março/2015)

Formulários

O processo seletivo consiste de duas etapas, a saber: 

1ª etapa: Entrega do dossiê contendo a documentação do candidato solicitada no sítio do Programa na Internet e constante do item “Da Entrega da Documentação” deste edital. Somente será aceita a documentação do candidato que obteve no mínimo 300 (trezentos) pontos no Teste da ANPAD – Resultado Consolidado (informações sobre o Teste da ANPAD encontram-se no sitio da Internet http://www.anpad.org.br).

Observação: Serão considerados válidos neste processo seletivo os resultados dos testes da ANPAD prestados no período de fevereiro de 2013 a setembro de 2014 utilizando-se a nota calculada pelo método do resultado geral, derivado da padronização e reescalonamento da média aritmética simples das pontuações brutas.

2ª etapa: Chamada para a realização de redação e entrevista de até três (3) candidatos por vaga nas respectivas áreas de concentração, considerando, para fins de ordenamento, o resultado do teste da ANPAD.

Observação: O ordenamento pelo teste da ANPAD para definição dos candidatos chamados para realizar prova de redação e entrevista não implica em ordenamento para a realização da entrevista. As entrevistas serão agendadas conforme indicação das áreas.

1) Cronograma do Processo Seletivo ingresso em março de 2015

  • Período para solicitação da isenção de taxa de inscrição no processo seletivo: de 25 a 29/08/2014
  • Informações sobre recebimento de solicitação de isenção de taxa no site: até 05/09/2014
  • Resultado da avaliação das solicitações de isenção da taxa de inscrição: 12/09/2014
  • Período para solicitação de recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: de 15 a 19/09/2014
  • Resultado dos recursos referente às solicitações de isenção de Taxa de inscrição: 03/10/2014
  • Entrega dos dossiês contendo a documentação (1ª etapa): de 06 a 17/10/2014
  • Publicação da lista de candidatos habilitados para redação e entrevista: 31/10/2014
  • Chamada para redação e entrevista (2ª etapa): de 03 a 07/11/2014
  • Prova de Redação: 10/11/2014 às 09h
  • Período de realização das entrevistas: de 10 a 21/11/2014
  • Resultado inicial da classificação: 02/12/2014
  • Prazo para solicitação de recurso: de 03 a 05/12/2014
  • Resultado dos recursos: 19/12/2014
  • Resultado final da classificação: 19/12/2014
  • Confirmação de aceitação da vaga: até 09/02/2015

2) Pré-requisito para participação no processo seletivo

  • Realização prévia do Teste ANPAD com obtenção de, no mínimo, 300 pontos (Resultado Consolidado);
  • As inscrições para o Curso de Mestrado Acadêmico do PPGA/EA/UFRGS ocorrem após a última aplicação do Teste no ano.

3) Inscrições no Teste da ANPAD

4) Documentação para inscrições no Curso de Mestrado do PPGA/EA/UFRGS

Os dossiês contendo a documentação dos candidatos deverão conter:

  • Fotocópias autenticadas do diploma de graduação e do histórico escolar detalhado. O candidato poderá, opcionalmente, anexar demais certificados e Diplomas de Pós-Graduação;
  • Ficha Cadastral Padrão;
  • Curriculum Vitae Padrão;
  • Uma fotografia 3×4 (recente – colada na ficha cadastral);
  • Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF ou outro Documento Nacional de Identificação, em caso de candidato estrangeiro;
  • Pagamento da Taxa de inscrição exclusivamente por DOC: R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais). O candidato poderá obter o DOC para pagamento da taxa de inscrição diretamente na página do PPGA (www.ufrgs.br/escoladeadministracao/curso-mestrado-academico/). Instruções para a emissão do DOC estarão disponíveis no sítio do PPGA durante o período de entrega da documentação. Fornecer junto à documentação fotocópia do DOC devidamente quitado. Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição.

Resultados parciais do processo seletivo 2014_2015:

Para se candidatar ao curso de mestrado acadêmico, o candidato estrangeiro deve realizar o envio dos documentos necessários e aguardar o recebimento da Carta de Aceitação oficializando sua aceitação no curso.

Primeiros passos:

1) Informe-se sobre as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/EA/UFRGS disponível em http://www.ea.ufrgs.br/english/graduation/areas-of-study/

2)  Após a escolha da área de concentração, o candidato deve enviar a documentação necessária e aguardar pelo recebimento de sua Carta de Aceitação que formaliza sua entrada no curso de mestrado. Caso o candidato não seja aceito, receberá uma Carta de Retorno.

3)  Proceda a juntada dos seguintes documentos:

4) Todos os documentos devem ser enviados exclusivamente por correio para o seguinte endereço até 31 de maio:

Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/EA/UFRGS
Rua Washington Luiz, 855 – Porto Alegre – RS – Brasil
CEP 90.010-460

5) O candidato deve aguardar o recebimento da Carta de Aceitação, comprovando sua participação no curso.

Importante:

I. Todos os documentos devem ser enviados até 31 de maio do respectivo ano, para os cursos que iniciarão no ano subsequente;
II. A Carta de Aceitação não garante direito a auxílio-financeiro (bolsa). Apenas indica que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver os estudos pretendidos no Brasil;
III. As cartas de solicitação de alunos estrangeiros serão avaliadas simultaneamente durante o mês de junho.

 

Para solicitação de auxílio-financeiro (bolsa):

Os candidatos oriundos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional, como o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação – PEC-PG, podem verificar a possibilidade de se candidatar para receber auxílio-financeiro. Este deve ser consultado diretamente no site da CAPES (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg) ou o site do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/cooperacao-internacional).

É necessário ter em mãos a carta de aceitação, comprovando seu futuro vínculo com o PPGA/EA/UFRGS para solicitação de auxílio-financeiro (bolsa). Os candidatos que irão aplicar para o auxílio-financeiro do PEC-PG deverão informar ao PPGA previamente para que a carta de aceitação seja feita no modelo exigido pela CAPES e CNPq.

Observações Gerais:
As informações constantes desta página podem ser alteradas a qualquer momento, sem prévio aviso. Pede-se que os candidatos certifiquem-se sobre possíveis alterações.

Informações de Contato
Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/EA/UFRGS
Rua Washington Luiz, 855 – Porto Alegre – RS – CEP 90.010-460
Telefone: 51 3308.3536
E-mail: secretariappga@ea.ufrgs.br

Posts Recentes

Mobilidade Internacional

II Rodada de Intercâmbios EA
Especial Nebraska

A Universidade de Nebraska-Lincoln estará na EA para mostrar como é a vida dos estudantes internacionais nos Estados Unidos.

Venha conhecer mais sobre mobilidade e todos os programas de intercâmbio da EA. Saiba como participar dos processos de seleção. Não deixe mais esta oportunidade passar!

Inscreva-se aqui!

Dia: 6 de outubro
Horário: 17h
Sala: 102

  1. Homologação Classe E Comentários desativados
  2. POSSE Comentários desativados
  3. Aposentadoria Docente Comentários desativados
  4. Business Intelligence Comentários desativados
  5. Lideranças Negras Femininas Comentários desativados
  6. LABORI Comentários desativados
  7. Conferência Estratégia Econômica Comentários desativados
  8. AMCHAM POA Comentários desativados
  9. Beijing Technology and Business Comentários desativados