Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial Aula aberta debate a permanência do estudante-trabalhador na Universidade

Aula aberta debate a permanência do estudante-trabalhador na Universidade

Iniciativa visa dar visibilidade a problemática da retenção e evasão do estudante que trabalha, bem como o papel da Universidade no enfrentamento desses limites.
08/09/2017

Ocorre no dia 13 de setembro (quarta-feira), no Anfiteatro Alfredo Leal na Faculdade de Farmácia (Avenida Ipiranga, 2752), a Aula Aberta "A permanência do estudante-trabalhador na Universidade: desafios e perspectivas", como parte das atividades da disciplina de Políticas e Legislação em Arquivos, ministrada pela Professora Rita Portela. A atividade é uma ação de extensão coordenada pelo Setor Acadêmico da FABICO e está registrada como capacitação na Escola de Desenvolvimento da UFRGS.Pesquisas apontam a dificuldade de conciliação do trabalho com o estudo como uma das principais causas da retenção e evasão dos estudantes do ensino superior. . Com base nessa preocupação, o Setor Acadêmico da FABICO e a Comissão de Graduação do curso de Arquivologia da UFRGS, um dos poucos cursos noturnos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promoveu essa atividade, pretende reunir professores, estudantes e funcionários da Universidade, bem como estudantes pré-universitários, para se apropriarem dessa problemática e debater suas soluções.

A aula contará com a doutoranda em educação Juliana Souza Lamers, técnica em assuntos educacionais do curso de Odontologia da UFRGS. Ela fez um estudo sobre a evasão e retenção no curso noturno de Odontologia da UFRGS, que apontou forte relação da dificuldade de conciliação entre trabalho e estudo como um dos principais fatores para o atraso e o abandono do Curso. A atividade terá ainda a participação de representantes da juventude trabalhadora, do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS e do Cursinho popular de ingresso na UFRGS Resgate. A iniciativa visa dar visibilidade a problemática da retenção e evasão do estudante que trabalha, bem como o papel da Universidade no enfrentamento desses limites.

Formas de inscrição:

Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da UFRGS podem se inscrever gratuitamente pelo Portal ou no dia, na hora, a atividade terá certificados para os inscritos. Comunidade em geral pode se inscrever no local no dia.

Link para inscrição de estudantes:

https://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_inscricao.php

Link para a descrição do evento no site da EDUFRGS

http://www.ufrgs.br/edufrgs/dqa/acoes-de-aperfeicoamento/acoes-inscricoes-abertas/a-permanencia-do-estudante-trabalhador-na-universidade-desafios-e-perspectivas

Mediadora:

- Rita de Cassia Portela da Silva - Coordenadora substituta da COMGRAD AQL;

Ministrantes:

- Juliana Souza Lamers – Técnica em Assuntos Educacionais da Odontologia

- Rodrigo Callais - Secretário de juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/RS;

- Bernardo de Carli (coordenador do Resgate Alternativa Popular cursinho preparatório para ENEM e vestibular UFRGS)

- Gabriela Silveira (coordenadora geral do DCE da UFRGS)

Serviço:

Data: 13/09/2017

Horário(s): 18h30min às 22h

Local: Anfiteatro Alfredo Leal (Faculdade de Farmácia – Campus Saúde UFRGS) Av. Ipiranga, 2752

registrado em: